Aleluia – conheça melhor a expressão de louvor a Deus
A palavra Aleluia vem do hebraico e significa basicamente “louvem a Deus”. A primeira parte da palavra, “Hallelu”, significa “Louvai! Adorai” e a segunda parte,”Yah” (Jah), é uma maneira de abreviar o nome de Deus. Ainda há outra teoria que diz que a palavra “Aleluia” não possui um significado especial e é apenas a transliteração do ulular – uma exaltação de alegria do povo de Israel. Atualmente, encontra-se tribos semitas e africanas com o costume de demonstrar felicidade através do ulular. Em contraposto a esta teoria, está o fato do nome de Deus aparecer truncado na palavra. O respeito que os hebreus tinham pelo nome de Deus não iria permitir uma irreverência como esta. Essa expressão de louvor a Deus é usada em orações e cultos da maior parte dos cristãos. A escrita latina da palavra Aleluia é utilizada em diversos idiomas, por protestantes e católicos, sendo mais recorrente do que a escrita HalleluJah.
Aleluia na Bíblia
Na Bíblia Sagrada, a palavra Aleluia aparece no princípio ou no fim das canções de louvor a Deus, especialmente nos Salmos. Esta é uma maneira de anunciar um momento de louvor e convidar a congregação a participar dos cânticos.
A expressão “aleluia” sugere o louvor em grupo. Quando utilizamos esta palavra, convidamos os outros a louvarem conosco. Inicialmente, o uso do termo para o louvor se tornou tradicional para os judeus e mais tarde, para os cristãos.
Clique aqui: Você sabe o que significa a palavra Aleluia? Descubra
Aleluia no Judaísmo
O termo HalleluJah é utilizado no Judaísmo como parte de orações de Hallel. A palavra “Aleluia” surge 24 vezes no Antigo Testamento da Bíblia cristã, que a grosso modo corresponde aos conjuntos de livros do Judaísmo: Tanach – Torah, Neviim e Kethuvim. A expressão é utilizada para iniciar ou concluir Salmos, exceto do Salmo 135:3. Aleluia está junto com a palavra amém no Salmo 106:48.
Clique aqui: Conheça o significado da expressão Rosa de Saron
Aleluia como expressão
Em nosso dia a dia, usamos a palavra “Aleluia” com nossos familiares e amigos no sentido de “finalmente”. Utilizamos com um caráter sarcástico, quando acontece alguma coisa fora do normal, caracterizada como um verdadeiro milagre. O termo também é muito utilizado em músicas, filmes, séries e novelas. A primeira parte da música “O Messias”, de Händel, composta por várias aleluias, é tocada em diversas manifestações artísticas.
Clique aqui: Cruz Credo – descubra o significado desta expressão
Aleluia na Quaresma e Páscoa
Durante o período de 40 dias da Quaresma, o termo “Aleluia” não aparece na liturgia. Após este tempo, durante a Vigia Pascal, o padre entoa com vibração “Aleluia” e a Igreja repete . Isso acontece porque a palavra está ligada a um sentimento de alegria, enquanto a Quaresma é um período de reflexão e atitude penitencial.
Saiba mais :