9 fatos da Psicologia que vão abrir seus olhos sobre você e os outros
O que temos como realidade, pode ser uma verdadeira ficção criada por nossas mentes. Ao examinar a psique humana, é possível perceber que não somos apenas influenciados por ela, mas literalmente criamos o mundo em que vivemos através dela. É como se fosse um programa, mais semelhante a um sistema operacional, que é individual para cada usuário. Porém, esse sistema operacional é guiado por algumas regras. Todos temos o mesmo modo subjacente. Neste artigo, vamos te mostrar 9 fatos da Psicologia que vão abrir seus olhos sobre você e os outros. Estes fatos da Psicologia vão te dar um vislumbre do que acontece por trás da sua realidade. Veja a seguir.
“Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo”
9 fatos da Psicologia que vão abrir seus olhos sobre você e os outros
-
Todos que estão em sua vida são um fragmento da sua psique
Este é um dos fatos da Psicologia que causam grande estranhamento. As pessoas que você conhece são apenas seres vivos e o que você percebe sobre elas são projeções da sua psique. Todos nós fazemos isso e por isso odiamos, amamos e entendemos as pessoas de formas diferentes. Os monstros criados em nossas mentes são projetados sobre os indivíduos que se encaixam na descrição dos mesmos. As pessoas que gostamos, se encaixam nas descrições dos ídolos que projetamos sobre elas. Mas, na realidade, todos somos pessoas com defeitos e qualidades.
-
Sua mente sempre vai buscar razões para reforçar as suas crenças
Por mais que seja contraditório algo que você acredita, sua mente vai filtrar tudo o que vai contra essa ideia e reafirmar as razões pelas quais sua crença pode ser verdadeira. Essa é uma reação biológica de nossas mentes, para pouparmos energia de sobrevivência. Ela preserva nossa estrutura de crenças estabelecida porque, para mudarmos apenas uma crença, precisamos reavaliar todas as outras e isso dispende muita energia.
Quando as pessoas assimilam as evidências que vão contra suas crenças fundamentais, terão um sentimento de extremo desconforto chamado de dissonância cognitiva. Por conta disso, tendemos a racionalizar, ignorar e até mesmo negar tudo que não se encaixa em nossa crença central. As pessoas se prendem em suas falsas crenças defendendo-as e ignorando a realidade, para economizar energia.
-
As pessoas que te fazem se apaixonar simbolizam qualidades ocultas em sua personalidade
Acredite se quiser, se apaixonar também faz parte dos fatos da Psicologia sobre nós. As coisas que admiramos em outras pessoas pelas quais somos atraídos, são buracos de nossa personalidade que tentamos preencher. Essas são as características que ainda não descobrimos em nós mesmos e estamos projetando em outras pessoas. Você reconhece esses fatores neles, aspectos que estão adormecidos em você. Você enxerga neles uma melhor versão de si mesmo e por isso se apaixona.
Então, depois de um término, a maior parte das pessoas sente mais falta do indivíduo em si do que falta de ter um parceiro. Porém, isso não significa que não nos amamos de verdade. O amor genuíno pelos outros é uma forma diferente de amor, mesmo depois de romper.
-
Nenhuma pessoa se considera má
Independentemente do que a pessoa faça, ninguém acorda pensando que é verdadeiramente mau. Ninguém consegue sobreviver ou ter motivação para fazer alguma coisa se acha que tudo o que faz é errado. As pessoas não são capazes de agir se em sua mente não acreditarem que estão fazendo algo certo. Além disso, somos realmente bons em justificar nossos erros. Portanto, sempre vamos achar uma forma de racionalizar nossos atos. Nos colocamos no papel de vítimas, salvador ou subordinados de algum poder superior.
-
Ao menos 1/3 de nossas memórias são falsas, editadas ou esquecidas
Imagine a sua última refeição, agora imagine seu melhor amigo, pense de novo na última refeição que teve. Na segunda vez que você pensou na última refeição, você não pensou no evento em si. O que você imaginou foi a lembrança da última vez que pensou neste evento. Nós não nos lembramos dos eventos em si, lembramos de padrões de pensamento que associam os eventos. Cada vez que resgatamos uma memória, mudamos o padrão de pensamento.
A memória é formada por uma rede de células cerebrais que alcança diversas regiões do cérebro e está sendo atualizada constantemente. Essa atualização constante é uma função primordial que permite que os humanos adquiram novos conhecimentos, resolvam problemas, entre outras habilidades. Mas, como resultado, muda um pouco cada vez que você pensa nisso. Talvez você esteja adicionando novos detalhes, tecendo informações que realmente ouviu de outra pessoa, ou forjando novas conexões, possivelmente imprecisas ou enganosas.
-
O que odiamos nos outros representa nossas próprias inseguranças que são reprimidas em uma personalidade sombria
Em um dos fatos da Psicologia junguiana, a “sombra” faz referência a um aspecto inconsciente de caráter que o ego consciente não reconhece em si mesmo, ou a inconsciência em geral. Um exemplo disso é que quando nos vemos com uma pessoa disciplinada, nossa parte preguiçosa se reprime e se esconde na sombra.
A parte regenerada influencia o nosso comportamento e assim, desafia a parte disciplinada que há dentro de nós. Por isso odiamos alguém, pois continua desafiando uma parte da nossa personalidade que nos esforçamos para manter e sentimos que uma parte de nós está sendo desmerecida.
-
A realidade inicialmente é representada em nosso subconsciente e depois projetada sobre o mundo
Existe um mundo interior e um mundo exterior. A realidade é gerada a partir dos estímulos do mundo exterior em seu mundo interior. Este é o universo no qual você vive. Tudo que vemos, ouvimos, tocamos, cheiramos e provamos primeiro é apresentado pelo cérebro e depois a nós mesmos. Todas as nossas percepções são filtradas.
Vivemos todos em um mundo diferente, pois temos filtros diferentes. Cada uma das mentes subconscientes filtra alguns elementos e enfatiza outros. Temos diferentes memórias, medos, modos de pensar e interesses. Essas coisas pintam nossa realidade de forma diferente para cada pessoa.
-
O humor afeta nossa percepção
A forma como nos sentimos determina os detalhes que iremos perceber. Por exemplo, quando estamos tristes, percebemos mais detalhes associados à tristeza. Se você pensa que este não é o seu dia, sua mente vai perceber detalhes que reforçam essa afirmação. Quando estamos de bom humor, tendemos a ignorar tais detalhes negativos, mesmo que ainda estejam à nossa volta.
-
Sua identidade não te define
Quem você é? Quando alguém nos faz essa pergunta, provavelmente pensamos na nossa própria história sob nosso ponto de vista. Tal história se torna a sua identidade e você sente repulsa por tudo que não se identifica com ela.
A maior parte das pessoas sente emoções muito negativas quando fazem alguma coisa que questiona sua identidade. Mas, essa história não define o que você é. Trata-se de apenas uma forma de nos definirmos. Nossa natureza tem um potencial infinito. A maioria não permite que coisas boas aconteçam, porque acham que não se encaixam em sua história. Você não se resume em uma história sobre si mesmo, essa é apenas uma identidade e uma identidade pode ser ajustada.
Estes são alguns fatos da Psicologia que ajudam a formar nossa realidade sobre o mundo, sobre as pessoas e sobre nós mesmos. Use esse conhecimento para avaliar seus julgamentos, seus conceitos e sua visão sobre o mundo.
Saiba mais :