.
Xangô Umbanda:  conheça as características deste orixá

Xangô Umbanda: conheça as características deste orixá

Xangô é o orixá da Justiça. Ele rege tanto a justiça divina quanto a justiça dos homens, de forma imparcial, sem escolher lados. Conheça mais sobre este poderoso orixá da Umbanda. Conheça mais características sobre a Xangô Umbanda.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

Quem é Xangô Umbanda?

Ele é o orixá da sabedoria, da justiça, da política. Seu poder é representado pela balança, simbolizando o equilíbrio do julgamento. Ele é quem luta para manter o universo divino balanceado e consistente. A representação de Xangô muitas vezes é feita com um machado. É um machado de dois gumes, que representa a força da justiça que corta para os dois lados, representando a neutralidade do equilíbrio. Quem invoca a justiça de Xangô deve ter em mente que também será julgado, e se estiver devendo à justiça divina, também terá que pagar.


A história de Xangô Umbanda

  • Xango UmbandaXangô era um ser humano que se encantou e tornou-se um orixá. Ele nasceu em uma cidade chamada Oyó, que atualmente faz parte da região ocidental da Nigéria. Foi um homem sedutor e vaidoso, que descobriu ter o domínio do Fogo e do Trovão. Muitas são as lendas que envolvem este orixá. Na mitologia, muitas vezes ele aparece como filho de Bayani, como um orixá que nasceu para reinar, e como Ogum, conquistar e solidificar.

    Uma famosa lenda de Xangô retrata seu poder, sua fúria, mas acima de tudo seu senso de justiça. Ele, acompanhado de seu numeroso exército, viu-se à frente com um poderoso exército inimigo. Este tal exército era conhecido pois exterminar seus opositores, sem qualquer piedade. A batalha foi dura, o exército de Xangô perdia muitos homens. Ele via seus homens sendo derrotados, mutilados e jogados ao pé da montanha. Isso provocou a ira do orixá, que num movimento rápido chocou o seu martelo contra a pedra, provocando imensas faíscas. Quanto mais forte ele batia, mais inimigos eram atingidos pelas faíscas. Ele fez isso até derrotar boa parte do exército inimigo. A força de seu machado acovardou o inimigo. Alguns inimigos haviam sido feitos de prisioneiros, e os ministros de Xangô pediam a destruição total dos opositores. Ele negou. “Meu ódio não pode ultrapassar os limites da justiça. Os guerreiros cumpriam ordens, foram fiéis aos seus superiores e não merecem ser destruídos. Mas, os líderes sim, estes sofrerão a ira de Xangô.” Neste momento, ele ergueu seu machado ao céu e descarregou uma sequência de raios, que atingiram cada um dos chefes inimigos. Os guerreiros, poupados, passaram a servir Xangô com lealdade.

    Esta lenda mostra como para este orixá, a justiça está acima de tudo e que sem ela, nenhuma conquista vale a pena. Para Ele, o respeito é mais importante do que o medo.


Leia também: Descubra qual é o Orixá de cada signo


A atuação do orixá

Quando se pede a intervenção de Xangô pela justiça é preciso estar atento que antes de nos ajudar, ele irá analisar a nossa conduta. Ele verifica se temos sido justos em nossa vida com os nossos semelhantes. A balança deste orixá busca o equilíbrio, e tudo o que não está de acordo com a Justiça Divina é contado. Ele nos provém da justiça que buscamos de acordo com a nossa necessidade e merecimento.


Os filhos de Xangô

Os filhos de Xangô são descritos como tipos firmes, seguros, energéticos. São seres que inspiram a maturidade mesmo quando jovens, sem que isso lhes tire a beleza ou alegria. Têm comportamento comedido, prezam pela sua segurança e por isso nunca dão um passo maior que a perna. Suas medidas e decisões são tomadas com estabilidade. Assumem facilmente a liderança, são bons conselheiros e não gostam de ser contrariadores. São normalmente serenos, mas podem passar a atitudes austeras e até agressivas quando estão irados ou contrariados. São discretos, humildes e não guardam rancor de ninguém.

O medo de cometer injustiça, muitas vezes, retarda suas decisões. Contraditoriamente, o maior defeito dos filhos de Xangô é julgar os outros. Eles precisam aprender a domar essa caracerística para se tornarem verdadeiros representantes do Senhor da Justiça, do Rei das Pedreiras. É um erro pensar que os filhos de Xangô têm privilégio em seu julgamento. Ele atua sobre os seus filhos com o mesmo peso do machado, para educar e ensinar sobre a justiça. Este orixá é o pai que auxilia e educa o filho para o caminhar por toda a eternidade, para fazer dele o reflexo divino do equilíbrio, lealdade e justiça.


A simbologia do orixá

As pedras e rochas são símbolos de Xangô Umbanda, pois representam a estabilidade do mineral. Quando as pedras se chocam, saem faíscas que iniciam o fogo. Por isso, o elemento de Xangô é o fogo. E essa é uma analogia da chama purificadora e equilibradora de Xangô.


Leia também: Passo a passo para fazer guia de proteção de Orixá e afastar inimigos


Sincretismo de Xangô

Xangô Umbanda é sincretizado com santos cristãos, como São João Batista, São Pedro e São Jerônimo. Essa assimilação acontece porque estes santos (em especial São Jerônimo) são santos também ligados à justiça divina.


Atenção: lembramos os nossos leitores que este artigo possui a intenção apenas de trazer maiores conhecimentos sobre as características e poderes deste orixá. Não pretendemos instalar verdades absolutas pois muitas das informações sobre ele são baseadas em lendas e conhecimentos passados de forma oral, que podem sofrer alterações de acordo com a interpretação e a linha de Umbanda seguida.


Artigo Completo dos Orixás: Orixás da Umbanda: conheça as principais divindades da religião


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila. Entre em contato com a gente no FB Messenger m.me/wemysticbrasil