.
Você usa agenda? Este hábito ajuda a manter sua saúde mental

Você usa agenda? Este hábito ajuda a manter sua saúde mental

Você tem o hábito de utilizar uma agenda? Saiba que isto pode ser fundamental para manter a sua saúde mental sempre jovem, descubra o porquê.


O papel da agenda na manutenção da saúde mental

Desde que o mundo passou a se tornar mais tecnológico, nós utilizamos o papel e a caneta cada vez menos. O celular, o tablet, o computador e outros aparatos substituiriam o bom e velho papel, e com essa substituição, a agenda também perdeu o lugar na mesa de trabalho e estudo de muita gente.

Afinal, quem precisa de uma agenda quando se tem um celular ou tablet com calendário para anotar os dados importantes? Segundo a ciência, todos aqueles que desejam manter a sua saúde mental em dia.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Como a agenda pode nos ajudar

Quando mantemos uma agenda, anotamos nelas, entre outras coisas:

  •  As tarefas que temos que realizar naquele dia, naquele mês ou mesmo
    naquele ano
  •  Os sonhos que pretendemos alcançar
  •  Aquelas providências chatas que temos que tomar e ficamos adiando

Esses são os principais motivos de se ter uma agenda.


Leia também: 10 coisas que você deve fazer para ter boa saúde mental em 2017


Torna os objetivos e tarefas mais reais

Para os especialistas, o fato de escrevermos à mão tudo aquilo que precisamos fazer, faz com que aquilo se torne mais real em nossa cabeça, gera um sentido de responsabilidade, interiorizamos melhor a necessidade de cumprimento daquele objetivo. Quando voltamos à agenda e vemos que ainda não realizamos tal tarefa que nos determinamos a fazer, a responsabilidade vem à nossa cabeça e sentimos a necessidade de resolver logo, “para ficar livre”. A anotação torna as nossas tarefas mais reais e necessárias, e assim cumprimos com maior frequência aquilo que nos propusemos.


Não esquecer

O não esquecer também é importante. Quando anotamos algo em um aparelho, ele pode até nos avisar daquela tarefa, mas nós podemos visualizar aquilo e fechar e depois nunca mais nos lembrarmos que ele existiu: ou seja, tarefa esquecida. A agenda não esquece, sempre que você abri-la lá vai estar o lembrete de que você precisa cumprir aquela tarefa para se livrar dela.


Leia também: Onde a saúde de cada signo é mais frágil?


O prazer do concluído

Quando nós realizamos uma tarefa que está como “a fazer” ou “pendente” em nossa agenda, temos o prazer do concluído. O gostinho de olhar para isso e dizer: “está resolvido!” e riscar da nossa lista. O prazer associado ao concluído torna a resolução de tarefas mais prazerosa, e não um fardo.
Quando não anotamos as tarefas e as realizamos sem perceber, não temos o prazer do concluído, do “fiquei livre”, pois eles são tão reais e paupáveis quanto uma lembrança escrita que você pega uma caneta e risca por cima para eliminá-la.


A inevitável organização

A função principal de uma agenda é organizar-se, e quando somos organizados, precisamos nos penalizar menos. Por que? Porque não nos esquecemos de fazer as tarefas, e com isso podemos nos organizar com calma para realizá-las e não ficar chateado conosco por ter esquecido.


Leia também: Amuleto para ter boa saúde


Outras anotações que ajudam na nossa saúde mental

Além das nossas tarefas, anotações de sonhos e pendências, outro hábito que nos ajuda a manter a nossa saúde é deixar anotado informações de saúde física, como: o peso atual, última consulta ao médico, última consulta ao dentista, pressão arterial, frequência com que praticamos exercício físico, últimos exames realizados, etc. Assim podemos comparar mês a mês, ou em
outros anos, e ainda responder corretamente ao médico quando ele questionar sobre esses detalhes importantes da nossa saúde.

Uma agenda não é um objeto de uso apenas de estudantes ou profissionais multifuncionais, qualquer pessoa pode manter uma agenda, para uso no trabalho ou pessoal, para anotar aquilo que é importante resolver, seja a tarefa que for. Uma agenda é sempre bem vinda!


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!