.
Você sabe o que significa a palavra Aleluia? Descubra.

Você sabe o que significa a palavra Aleluia? Descubra.

É muito comum ouvirmos e dizermos a palavra Aleluia durante os rituais religiosos e até mesmo no nosso dia a dia. Mas você sabe qual o significado desta palavra? Sabe o poder que ela tem? Descubra abaixo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O poder da palavra Aleluia

A palavra em português Aleluia vem do latim halleluia e tem raízes hebraicas, significando “Louvai a Deus”. É uma palavra repetida inúmeras vezes nos fins dos Salmos e amplamente proferida na Bíblia. No Livro de Tobias, encontra-se também um hino de louvor que diz: “Suas praças serão pavimentadas de mosaicos e rubis, e em suas ruas cantarão: Aleluia!”(Tobias 13, 22).


A tradução de São Jerônimo

A tradução da palavra hebraica Halleluia para a via latina foi obra de São Jerônimo, e passou a ser utilizada na Liturgia Romana. A partir deste feito, a palavra passou a ser utilizada como uma expressão de louvor, como forma de glorificação de Deus pela sua infinita bondade. É uma expressão de alegria, de positividade, de glorificação e confiança no poder divino.


Leia também: Apometria Quântica: a técnica terapêutica entre os métodos religiosos


Aleluia na Páscoa

Você já deve ter reparado que durante a quaresma a palavra Aleluia não aparece em nenhum momento na liturgia. Somente depois, na Vigia Pascal, é que o padre a entoa  e os fiéis podem repetir essa poderosa palavra. Isso acontece porque esta é uma palavra de exaltação, de alegria, que não combina com o período penitencial de reflexão da Quaresma. Ao cantar a Halleluia depois da quaresma, a igreja se encaminha para o louvor a Cristo, com a ressurreição.


Aleluia  no Apocalipse

Esta palavra também tem grande poder no livro do Apocalipse. “Depois disso, ouvi no céu como que um imenso coro que cantava: Aleluia! A nosso Deus a salvação, a glória e o poder, porque os seus juízos são verdadeiros e justos. (…) Do trono saiu uma voz que dizia: Cantai ao nosso Deus, vós todos, seus servos que o temeis, pequenos e grandes. Nisto ouvi como que um imenso coro, sonoro como o ruído de grandes águas e como o ribombar de possantes trovões, que cantava: Aleluia! Eis que reina o Senhor, nosso Deus, o Dominador! Alegremo-nos, exultemos e demos-lhe glória, porque se aproximam as núpcias do Cordeiro.” (Apocalipse 19, 1-7). O louvor à Deus aparece como algo imprescindível no fim dos tempos.


Leia também: Rituais xamânicos: Conheça esta prática médico-religiosa


Agora que você já sabe o significado desta palavra, sempre que quiser fazer um louvor rapidinho em seu dia, basta abrir o seu coração, olhar para o céu e proclamar ALELUIA!


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: