.
Você sabe o que é um totem? Descubra seus significados

Você sabe o que é um totem? Descubra seus significados

O termo Totem é muito presente em nossa cultura e mesmo entre os que não saibam exatamente no que consiste, provavelmente já se depararam com palavras ou imagens associadas. Totem, em seu conceito geral tem significados atrelados à uma espécie de simbologia sagrada ou, segundo a derivação de “odoodem”, segue o os preceitos do termo usado pelos índios da América do Norte da tribo Ojibwe, significando “marca de família”.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

Qual o real significado de um totem?


Diante do significado embutido à palavra Totem, é fácil imaginar a forma como são utilizados, de maneira que podem ser representeados através de diversos símbolos, como animais, em geral. A maneira mais comum de serem encontrados está em entalhes feitos na madeira, sendo muito usados para representar um grupo de pessoas como o símbolo de uma família ou tribo. No entanto, o que mais atrai a atenção para eles é seu caráter místico sobrenatural e sagrado; muito mais que uma simples representação de um determinado grupo, eles são considerados objetos de proteção e portadores de grande poder.

Alguns totens já foram considerados tão poderosos que causavam verdadeiro temor em quem tentava se aproximar. Essas figuras estão rodeadas por lendas sobra magias e seres sobrenaturais, tanto que fizeram nascer uma crença religiosa própria, chamada totemismo e que possui uma relação muito próxima com o xamanismo. Os praticantes do totemismo, por sua vez, acreditam que exista uma relação muito íntima entre os seres humanos e os seres naturais, onde os totens seriam veículos dessa relação. Diante nessa condição, não é permitido a eles fazer mal alguma a nenhum animal que possua sua representação no totemismo.

Animais


Cada animal esculpido em um Totem possui uma característica mística e um significado próprio, que expressam características do grupo em questão ou ainda um poder de proteção concedido por eles. A seguir vamos conhecer alguns animais utilizados em totens e o que representam.

Pássaro trovão: Esse é um passar mitológico que teria o poder de provocar trovões com o bater de suas asas e disparar raios por seus olhos, ele é um símbolo de liderança e grande poder.

Águia: Sinônimo de coragem e prestigio diante dos demais, é capaz de enxergar além e pressentir o perigo;

Urso: O urso é usado como sinônimo de profundo aprendizado e senso de maternidade, é também um dos animais mais presentes entre os relatos xamanistas e transmorfos;

Coruja: A coruja representa a profunda sabedoria e a relação com aqueles que já partiram, apresentando uma profunda percepção do mundo;

Corvo: Um ser sobrenatural e possuidor de dons mágicos, vem ao homem para passar conhecimentos e inspiração;

Sapo: O sapo é sinônimo de um grande poder de comunicação e capacidade em acumular riquezas;

Lobo: O lobo é um animal dotado de muita inteligência, representando um forte espirito de liderança;

Tartaruga: A tartaruga é pedra que mantém os homens lúcidos e atentos a vida real, sempre com os “pés no chão”;

Podemos encontrar ainda outras imagens em um totem como:

Pilar: Serve para mostrar o responsável por passar a história de um grupo adiante e sustentar sua estrutura;

Brasão: É o registro e a representação de um grupo ou família;

Mortuário: Se trata de uma coluna onde são depositados os restos mortais de alguém que já se foi.

Cores


As cores também são importantes em um totem, sendo as mais presentes o azul (felicidade, sinceridade), o amarelo (luz e sol), o vermelho (o sangue derivado da guerra), o preto (liderança e poder), o branco (morte, paz, céu e pureza) e o verde (montanhas, árvores e natureza).

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!