.
Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja

Tudo que você deve saber sobre os 7 sacramentos da Igreja

Os 7 sacramentos da Igreja Católica simbolizam nossa comunhão com Deus através de Jesus Cristo e pela ação do Espírito Santo, assim como nossa relação íntima com a Igreja por meio da doutrina dos apóstolos. Diferente do que muitos pensam, os sete sacramentos não representam apenas rituais simbólicos com fins pedagógicos. Seu principal objetivo é infundir a graça santificante entre os homens. Conheça um pouco mais sobre estes rituais sagrados da Igreja Católica.

O papel dos sete sacramentos na fé Cristã

Na Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, o Papa Paulo VI nos ensina que os sacramentos “não só supõem a fé, mas também a alimentam, fortificam e exprimem por meio de palavras e coisas, razão pela qual se chamam sacramentos da fé”. Estes rituais contribuem para a construção do Reino de Cristo, prestando cultos a Deus. O Concílio de Trento definiu que os sacramentos da Nova Lei, instituídos por Cristo, correspondem às etapas e momentos importantes da vida do cristão, de forma semelhante às etapas da vida natural e da vida espiritual.

As fases da vida cristã são marcadas pela iniciação – Batismo, Crisma e Eucaristia –, a cura – Confissão e Unção dos Enfermos – o que está a serviço da comunhão e missão dos fiéis – Ordem Sacerdotal e Matrimônio. Cristo age em nós através destes rituais:  pelo Batismo, nos assume em seu próprio Corpo, comunicando ao Espírito a filiação divina; pela Crisma, fortalece o mesmo Espírito; pela Confissão, perdoa nossos pecados e inicia a  cura de nossas doenças espirituais; pela Unção dos Enfermos, conforta doentes e moribundos; pela Ordem, consagra alguns para que preguem, guiem e santifiquem o seu povo; pelo Matrimônio, purifica, eleva e fortalece o amor conjugal entre homens e mulheres, e todo o sistema Eucaristia, contém o próprio Cristo.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, mesmo que os ritos celebrados pelo sacramento já sejam significativos e realizem graças, seus frutos dependem das disposições de quem os recebe. As ações simbólicas representam uma linguagem, mas é preciso que a Palavra de Deus e a resposta de fé sejam vivenciadas. Os fiéis devem abrir suas portas para Deus, que sempre respeita sua liberdade. O abandono da prática sacramental é como fechar os sinais visíveis mais eficazes que Deus escolheu para nos alimentarmos Dele.

Os ritos sacramentais são importantes para a salvação, pois conferem graças como o perdão dos pecados, a conformação a Cristo e o pertencimentos à Igreja. O Espírito Santo transforma e cura aqueles que recebem os sacramentos. Cristo confiou os sinais à sua Igreja e age edificando estes ritos.  Existe uma forte ligação entre os sacramentos e a fé. Em suas celebrações a Igreja confessa a fé apostólica, ou seja, crê no que reza.


Um pouco mais sobre os sete sacramentos

Os rituais sacramentais foram instituídos por Jesus Cristo e confiados à Igreja. Vamos falar aqui brevemente sobre cada um com suas particularidades.


Clique aqui: Sacramento do Batismo: sabe para que ele existe? Descubra!


1 – Sacramento do Batismo

O Batismo é o sacramento de iniciação, que insere o fiel na vida cristã. Ele mostra o desejo de alcançar a salvação. Através dele, somos libertos do pecado, entregues à paternidade de Deus, unidos à Jesus Cristo e incorporados à Igreja Católica. As crianças que são batizadas devem ter seus pais e padrinhos cientes do significado do Batismo e das obrigações que assumem perante Deus e a Igreja de conduzir o indivíduo na vida cristã.


Clique aqui: Você sabe o que significa o Sacramento do Crisma? Entenda!


2 – Sacramento do Crisma

Na Crisma, é avançado o caminho da iniciação cristã. Os fiéis são enriquecidos com os dons de Espírito Santo e convidados a testemunhar Cristo por obras e palavras. É realizada a unção na fronte, por um óleo consagrado anteriormente pelo bispo e inserido na celebração da missa. Para receber a Crisma, o fiel deve ser batizado e estar instruído para renovar a promessa do batismo.


Clique aqui: Sacramento da Eucaristia – você sabe seu significado? Descubra!


3 – Sacramento da Eucaristia

Na Santíssima Eucaristia Cristo se mantém e se oferece. Através dela, continuamente vive e cresce a Igreja. O sacrifício eucarístico representa a memória da Morte e Ressureição de Jesus. Simboliza a fonte de todo o culto e vida cristã, pelo qual se vivencia a comunhão do povo de Deus e se completa a edificação do Corpo de Cristo. O Senhor está presente sob as espécies do pão e vinho, oferecendo-se como alimento espiritual aos fiéis. Recomenda-se que os fiéis recebam a sagrada comunhão na Missa.


Clique aqui: Sacramento da Confissão – entenda como funciona o ritual do perdão


4 – Sacramento da Confissão

No sacramento da Confissão os católicos confessam seus pecados ao sacerdote, devendo estar arrependidos e com intenção de se corrigir diante a absolvição que lhes é dada. Através da confissão individual e da absolvição, o fiel se reconcilia com Deus e a Igreja.


Clique aqui: Você sabe para que serve o Sacramento da Unção dos Enfermos? Descubra!


5 – Sacramento da Unção dos enfermos

Este sacramento é destinado para os fiéis gravemente doentes, para os aliviar e salvar, ungindo-os com óleo e proferindo palavras que estão escritas nos livros litúrgicos. A unção pode ser repetida se o fiel debilitado, depois de se recuperar, recair em uma doença grave ou se durante a mesma enfermidade a gravidade aumentar.


Clique aqui: Entenda o Sacramento da Ordem – a missão de propagar a palavra de Deus


6 – Sacramento da Ordem Sacerdotal

As ordens são definidas pelo episcopado (bispo), o presbiterado (padre) e o diaconato (diácono). Através do sacramento da Ordem e por vocação, alguns fiéis se comprometem como ministros sagrados, ou seja, são consagrados para que acalentem o povo de Deus. Desempenham na pessoa de Cristo as funções de ensinar, santificar e reger.


Clique aqui: Sacramento do Matrimônio- você sabe o real significado? Descubra!


7 – Sacramento do Matrimônio

A partir do Matrimônio homens e mulheres batizados se entregam e se recebem reciprocamente, pelo bem do casal e educação dos filhos. O valor essencial do matrimônio é a unidade, que na aliança conjugal o homem e a mulher “já não são dois, mas uma só carne” (Mt 19,6).

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.