.
Terapia de flutuação: saiba o que é, como funciona e onde fazer

Terapia de flutuação: saiba o que é, como funciona e onde fazer

Você já ouviu falar de terapia de flutuação? Criada na década de 50, ela é conhecida por oferecer diversos benefícios terapêuticos. Além disso, diz-se que ela suaviza a pele e nutre o organismo com magnésio e enxofre.

Como funciona a terapia de flutuação


O tanque de flutuação ou tanque de redução de estímulos sensoriais foi criado pelo neurocientista americano Dr. John Lilly. Pioneiro nas pesquisas do cérebro, ele tinha como objetivo inicial de sua pesquisa entender como nosso cérebro e sistema nervoso se comportariam na ausência de estímulos sensoriais externos, o que inclui a gravidade.

Para chegar a esta experiência, ele criou um tanque de proporções semelhantes a uma banheira. Ali a pessoa poderia deitar-se confortavelmente.

Na água era diluída uma grande quantidade de sais de Epsom (sulfato de magnésio). Isso altera a densidade da água ao ponto de ser possível que o corpo flutue sem peso na superfície. O fenômeno é parecido com o que acontece no Mar Morto, no Oriente Médio.

Além disso, a temperatura da água era regulada para que ficasse na mesma da pele, fazendo com que sensações de frio ou calor desaparecessem. Por fim, os estímulos sonoros e visuais eram retirados, dando ainda mais paz e tranquilidade para a experiência.

Leia Também: Vajikarana - a vital e afrodisíaca terapia da Ayurveda

Resultados


Descobriu-se que a terapia de flutuação proporcionava um profundo relaxamento de todo o organismo e que a carga de trabalho do cérebro e do sistema nervoso era reduzida em mais de 90%. Desta forma, o individuo conseguia relaxar seus músculos tensos por anos de ‘disputa’ com a gravidade.

Leia Também: Reiki: o que é e os benefícios dessa terapia vibracional

Onde fazer terapia de flutuação


Encontrar lugares no Brasil para fazer terapia de flutuação ainda é algo um pouco complicado. É preciso pesquisar muito até conseguir achá-los.

Em Brasília, no entanto, o Float Spa diz trazer a terapia de flutuação para seus clientes. Para saber mais ou agendar uma sessão de terapia de flutuação, é necessário ligar para o telefone (61) 3034-5044.

Em Campinas, cidade próxima de São Paulo, é possível encontrar o método no Spazziom Terapia.

Já na capital paulistana, é possível agendar a terapia no Instituto Vector Equilibrium, localizado na Vila Morse, na região do Morumbi. Por lá o valor da terapia de flutuação é de R$ 120. Para agendar é necessário ligar no telefone (11) 2594-3554.

A indicação é que a sessão seja feita com o paciente sem roupas, para minimizar os estímulos sensoriais, mas para que se sintam mais à vontade as clínicas e spas permitem o uso de roupas de banho.

Após a terapia é possível tomar um banho para tirar o sal do corpo, mas também pode-se optar por deixá-lo por um tempo para ativar a queratina.

Leia Também: Tenda de purificação – descubra os benefícios deste ritual

Terapia de flutuação na gravidez


Há quem recomende a terapia de flutuação para mulheres grávidas que estão entre o 2º e o 3º trimestre da gestação. É dito que a técnica pode oferecer um grande relaxamento a estas grávidas e o alívio de dores causadas por pesos adicionais.

A piscina atuaria como um ambiente para aliviar a tensão do corpo e da coluna vertebral. Contudo, lembre-se de falar com seu médico antes de usar a terapia.

Leia Também: Terapia da Gratidão – saiba como ela funciona

Recomendações antes da terapia de flutuação


Você passará por um banho antes e outro após a sessão da terapia de flutuação. Portanto, reserve também este tempo em sua agenda.

Até 3 horas antes da sessão, o paciente deve evitar o consumo de bebidas alcoólicas, café ou outros tipos de estimulante. Também não deverá fumar ou usar qualquer droga.

Barba e depilação não devem ser feitos no mínimo 4 horas antes da flutuação, devido à alta presença de sal na água.

Evite também refeições pesadas antes da terapia. Não faça uso também de maquiagem pesada ou cremes, pois será necessário tomar um banho antes de entrar no tanque de flutuação.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!