.
Terapeuta Holístico precisa de registro para trabalhar? Descubra.

Terapeuta Holístico precisa de registro para trabalhar? Descubra.

A Terapia Holística leva em consideração o ser humano como um todo. Para entender algo tão complexo é importante que o Terapeuta Holístico seja um profissional bem treinado e estudado no assunto. O tratamento em todos os níveis físico, emocional, mental e espiritual é crucial.

E se você já procurou essa prática sabe o quanto é difícil entender como a profissão funciona e se ela é de fato regulamentada. Já para quem está se formando na área também existe uma dúvida de qual seria o próximo passo para se tornar um Terapeuta Holístico. Vamos entender como funciona a profissão.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira nossa loja virtual só com produtos que você gosta e afaste as más energias. Aproveite as últimas novidades enquanto durarem nossos estoques! ESPIAR LOJA >>

Ser Terapeuta Holístico é uma profissão reconhecida?

Sim. É importante saber disso, o Ministério do Trabalho reconhece a profissão de Terapeuta Holístico e ela é, inclusive, classificada dentro da CBO, a Classificação Brasileira de Ocupações junto com outras profissões como advogados e médicos.

É importante dizer também que um terapeuta holístico não é um médico. Ele é um profissional diferente e não pode tratar você, por exemplo, como paciente. Ele não pode nem prescrever receitas de remédio ou dar diagnósticos. Isso é importante para que você saiba quando alguém está tentando te vender mais do que de fato pode dar.

Portanto o tipo de tratamento dado pelo terapeuta holístico não substitui o tratamento médico. Os dois andam em conjunto, para haver uma melhora em todos os seus aspectos.


Clique Aqui: Você sabe o que é Terapia Holística? Descubra


Então o Terapeuta Holístico é regulamentado?

Aí está a diferença, a terapia holística não é uma profissão regulamentada. O que muda nesse caso? Vamos pegar o exemplo de um publicitário. Para exercer a profissão, o publicitário precisa ter uma formação acadêmica dentro de uma universidade e possui uma lei que regulamenta essa profissão.

Isso significa que para trabalhar com publicidade é preciso seguir uma série de regulamentos definidos por leis. Dessa forma, você sabe que é necessário uma formação específica, com diploma e tudo, para se tornar um profissional dessa área.

Este tipo de exigência não existe para Terapeutas Holísticos, portanto, não é necessário nem tirar um curso para exercer a profissão. Desde que tenha aprendido as técnicas de forma autodidata, é possível se denominar de Terapeuta Holístico.

Ainda assim, é definitivamente interessante que o terapeuta em questão esteja sempre atualizado. Como em qualquer profissão – e na vida no geral – conhecimento nunca é demais. Quanto melhor conhecer e trabalhar as terapias, além da prática, mais fácil será recomendar e entender as necessidades de quem procura a terapia em busca de uma vida melhor.


Clique Aqui: Como atrair mais saúde com técnicas do Feng Shui


Mas existem terapeutas holísticos que se dizem parte de um sindicato, como isso funciona?

Uma vez que a profissão não é regulamentada, não existe um conselho central que reúne e determina as regras que todos os Terapeutas Holísticos devem seguir. Voltando ao exemplo anterior do publicitário, para essa profissão existe o CONAR, que é um conselho que regula os profissionais dessa área.

Isso não significa, porém, que não existam associações e sindicatos que reúnam profissionais dessa área. Como dito antes, eles não são regulamentadores e por isso não é obrigatório que um terapeuta holístico esteja associado a um desses órgãos. Dessa forma, isso provavelmente não deve ser o fator decisivo ao escolher um profissional dessa área.


Clique Aqui: Sabia que compartilhar boas notícias faz bem para a saúde?


Sem regulamentação, é difícil encontrar alguém de confiança?

Depende do que estiver procurando fazer. Existem vários terapeutas holísticos que trabalham com diferentes tipos de terapia. Acupuntura, Yoga, Ta-Chi-Chuan, uso de Florais, a lista é grande. Por isso, escolha a especialização que deseja e procure dentro dela.

A melhor recomendação acaba sendo a indicação de um terapeuta por outra pessoa. Então procure saber a respeito dessa pessoa, quem já foi atendido por ela, quais foram as avaliações e opiniões de quem já fez uma visita. Se tiver alguém próximo e de confiança que possa fazer essa indicação, melhor ainda.

Nem tudo são flores e nem as recomendações podem acabar dando certo. O essencial é que continue procurando e fale com diversos especialistas. Assim como médicos, existe aquele que você vai se sentir mais confiante e seguro de fazer o tratamento. Veja se o local de atendimento é apropriado e pergunte como é a terapia, as sessões e tire todas as suas dúvidas.

É crucial que você esteja à vontade com o terapeuta holístico para que ele consiga fazer o seu trabalho de forma ideal. E não deixe de cuidar de você, a nível do corpo, da mente e do espírito. As terapias holísticas ajudam muitas pessoas em diversos aspectos e pode ajudar você também.

Elas são excelentes para alivar o estresse, dores, pode ajudar com TPM, insônia, entre tantos outros problemas de saúde. Pode parece que não no começo, mas todo o nosso estado de espírito e as energias e emoções negativas que vamos acumulando podem trazer vários desses problemas.

E cada técnica tem o seu valor e a sua especialidade. Dessa forma, mais uma vez, é recomendável que você veja diferentes opções e diferentes terapeutas holísticos. Você entenderá melhor o processo e saberá se é a melhor opção para o tipo de problema que você está tendo – ou para a prevenção que quer fazer.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.