.
Os 4 temperamentos dos signos - reações, saúde e comportamento

Os 4 temperamentos dos signos - reações, saúde e comportamento

Muito além dos campos psicológicos, a astrologia também tem seus meios de relacionar elementos naturais a comportamentos e condições de saúde de seus pacientes. Além da determinação de signos solares, lunares e ascendentes, outros fatores são capazes de esmiuçar a personalidade de alguém, bastando que se forneçam dados como a hora e local exato de nascimento. Dentre as descobertas, o temperamento dos signos é informação que pode vir recheada de surpresas. Descubra mais sobre os temperamentos dos signos!

Quais são os tipos de temperamentos dos signos?

Para que se consiga analisar individualmente as características psicofísicas do indivíduo, é necessário consultar a posição de seu signo ascendente (aquele que brilhava nos céus no momento do seu nascimento). Após uma consulta astral sobre todas as influências da 1ª Casa, analisa-se também o Sol (seu regente) e a Lua (mais forte no caso das mulheres).

Apesar de parecerem informações simples, a definição dos temperamentos de forma precisa geralmente é feita por profissionais, qualificados para realizar cálculos de mapas astrais.

O temperamento dos signos consiste no tecido primordial de todo o comportamento do indivíduo, considerando as reações do corpo quando recebe situações boas ou ruins. Essa característica tende a ir esfriando com o passar do tempo.

Independentemente do cálculo, existem apenas 4 temperamentos possíveis: Bilioso, Melancólico, Sanguíneo e Linfático. Veja quais são as características de cada um deles a seguir.


Bilioso (corpo vital ou etérico/sangue)

Também chamado de colérico, esse temperamento depende dos signos do fogo (Áries, Leão e Sagitário), bem como do planeta Marte e do astro-rei Sol. Se vê presente em um sangue que pulsa com vigor, robusto e cheio de energia. Diante de situações complicadas, agem por impulso e em excesso.

Mesmo diante de um mundo aberto, se impõe sobre toda e qualquer circunstância. No entanto, pode se ver angustiado por muitas vezes, já que frequentemente não consegue se expressar direito, pois sua mente funciona em um ritmo acelerado ou até avesso ao comum. Essa dificuldade pode deixá-los melancólicos e deprimidos.

Gosta de desafios e se cansa de tudo o que é fácil demais – precisa domar, provocar. Eles resistem muito bem às provocações, desde que elas não se estendam por muito tempo. O pavio é curto eles podem explodir fazendo um grande estrago.

Suas características físicas costumam envolver pessoas de peito e abdômen largos, cabelos escuros, olhos grandes e brilhantes, pele morena ou oliva, fácil desenvolvimento muscular, membros compridos, rosto retangular, magros, bons de garfo e de metabolismo acelerado. Costumam gostar de praticar exercícios físicos e têm uma grande necessidade de ingerir açúcar.

Um temperamento de ação, que está predisposto a doenças inflamatórias e da bile. Pode se dar bem em profissões de cunho político ou militar.

Energia: quente e seca (expansão e individualização)


Clique Aqui: Moda e astrologia – peças coringas para cada signo


Melancólico (corpo físico)

Dependente dos signos da terra (Touro, Virgem e Capricórnio), o temperamento também chamado de Nervoso também precisa dos planetas Mercúrio, Urano e Saturno. As pessoas melancólicas têm muita energia, mas dificilmente ficam excitadas para realizar algo. Levam a vida de forma arrastada, sentem muita aflição interna e agem com pressa.

Para que reajam, precisam ser estimulados durante um longo período e com certa intensidade. Suas respostas a eles tendem a ser lenta e de raciocínio complexo. Por outro lado, os melancólicos têm o dom do pragmatismo e da persistência.

Seus corpos tendem a ser longilíneos, no entanto, andam de cabeça baixa e com fisionomista triste. Seus dentes são pequenos, de maxilar estreito. Costumam ser bem magros, e de pouco apetite – além de muito exigentes com a qualidade da comida. Desenvolvem músculos com dificuldade, possuem dedos finos e falam gesticulando.

É predisposto e ter doenças de ordem nervosa, além de frigidez, depressão, artrite e tendências crônicas. Positivamente, são muito inteligentes e têm facilidade em decodificar e interpretar linguagens não-verbais. Pode apresentar aptidão a profissões de ordem científica, intuitivas e comerciais. Este é um temperamento de pensamento.

Energia: frio e seco (contração e individualização)


Sanguíneo (corpo mental/sistema nervoso)

Depende dos signos do Ar (Gêmeos, Libra e Aquário), bem como do planeta Júpiter, particularmente. Diante de provocações ou argumentações, têm resposta rápida, mas fraca e de curto prazo. Apesar disso, esse temperamento possui uma enorme habilidade comunicativa. De interesse efêmero, dificilmente mantêm o foco em uma só coisa durante muito tempo.

Seu interior tende a ser exteriorizado, o que faz dessas pessoas muito belas. Têm pouca energia, mas são facilmente excitáveis. São altos, de estrutura larga e flexível e costumam ter cabelos na cor castanha. Apesar do físico, não gostam muito de atividades físicas, preferindo aquelas ao ar livre.

Comem muito e gostam de dormir. Seus corpos tendem a obesidade, com predisposição a doenças do fígado e AVCs. O Ar é elemento e alimento, proporcionando a esse temperamento uma ampla ventilação pulmonar. São profissionalmente aptos a atividades intelectuais e na indústria. Este é um temperamento de ação.

Energia: quente e úmido (expansão e união)


Clique Aqui: Pé na estrada: o viajante de cada signo do zodíaco


Linfático (corpo emocional/sistema glandular)

Também chamado de fleumático, ele depende dos signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes), bem como de nosso satélite natural, a Lua, além de Vênus e Netuno. Esse é um temperamento que demora muito a reagir diante de uma situação, mas quando reage é forte e seu efeito dura muito tempo.

Como benefícios desse temperamento temos muita prudência, a empatia e talento para as artes. Por outro lado, são muito dependentes emocionalmente, fazendo disso uma desvantagem.

Eles costumam passar a vida em busca de suas vidas interiores, externalizando um olhar apagado, quase incolor, onde sua fisionomia quase imóvel mostra frequente desinteresse. Com pouca energia ou excitabilidade, costumam ser caracterizados por pessoas de tipo físico curto, pele branca, lábios carnudos e pele fria e úmida, com tendência a flacidez.

Seus gestos são lentos, bem como seu andar. Gostam de se alimentar com comidas pesadas e indigestas para a maioria das pessoas. Como consequência, apresentam disfunções digestivas, náuseas, vômicos, eczemas e baixa imunidade. Problemas de ordem reprodutoras e genitais também podem ocorrer.

Para reverter os problemas, deve se forçar a ocupar-se com a maior quantidade possível de coisas que lhe sejam desinteressantes. Se não, o fleumático acaba por simplesmente viver conformado com seu destino.

Tendem a apresentar uma baixa taxa de glóbulos vermelhos no sangue, bem como tendência a acumular líquido no corpo. Em termos de carreira, pode se destacar em vertentes artísticas, sejam elas plásticas, contemplativas ou emocionais. Este é um temperamento de sentimentos e sensações.

Energia: frio e úmido (contração e união)


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar