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Técnicas de meditação para acalmar a mente

Técnicas de meditação para acalmar a mente

Como já comentamos aqui no WeMystic, a meditação é uma poderosa arma para você se livrar de problemas. Ela é capaz de ajudá-lo quando o assunto é depressão, ansiedade, estresse, entre outros transtornos.

O fato é que existem diversas técnicas para meditar e vamos falar sobre elas para ajudá-lo a escolher a que melhor se encaixa para você.

Técnicas meditação


É difícil listar todas as diversas técnicas de meditação que existem, assim como tradições e tecnologias para isso. Contudo, por essência, a meditação é singular. Seu objetivo é o cultivo da consciência ativa e expandida.

Quando começamos a meditar, nossa mente fica clara, relaxada e focada no interno. Quem pratica a meditação fica totalmente acordado e alerta, mas sua mente deixa de centrar o mundo exterior. O que acontece a seu redor deixa de ser importante. A mente fica em silêncio.

Meditação Diária


Para começar sua meditação diária, comece observando sua respiração. Se um pensamento vem, o atenda, o observe. Esteja aberto e deixe que ele vá embora. Em seguida, volte a prestar atenção na respiração.

Corpo são


Os apoios fisiológicos são usados para melhorar seu estado mensal. Esta é uma das mais comuns e simples técnicas de meditação. Mantenha sua concentração nas batidas de seu coração, em sua respiração ou na pulsação de seu corpo.

Fique sentado na posição de índio, também conhecida como posição de lótus, na qual sua coluna fica reta e as pernas cruzadas. Feche então seus olhos e foque no fluxo de ar que entra e que sai de seus pulmões.

Essa técnica é usada no budismo japonês.

Cristã e bhakti-ioga


Neste tipo de meditação, o foco são as orações, divindades ou textos sagrados. Para praticá-la, você deverá sentar-se com as costas retas, em um local tranquilo. Será necessário fazê-la duas vezes ao dia, pela manhã e à noite. Com os olhos fechados, repita o mantra Maranatha, que em aramaico significa “Venha, Senhor. Venha, Senhor Jesus”.

Meditação Zen-budista


Esta meditação é feita enquanto se anda. Ao caminhar, conte os passos e sincronize-os com sua respiração.

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Razões para começar sua meditação


Diversas são as razões que levam as pessoas a começarem a meditar. Há quem o faça por recomendação médica; há os que buscam benefícios para a saúde, redução do estresse ou mesmo um sono melhor; e existem os que estão atrás do alívio de pensamentos relacionados a medo, raiva ou mesmo recordações dolorosas que inundam sua mente. Não podemos esquecer também que a meditação é uma prática procurada pelas pessoas que querem se autocompreenderem mais, aumentar seus poderes intuitivos ou mesmo melhor sua capacidade de concentração.

Ainda que cada praticante de meditação possa ter um objetivo seu, único, quem medita com regularidade acaba percebendo os benefícios da prática em todos os níveis de sua vida: físico, emocional, mental e espiritual.

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Benefícios da meditação


Se você ainda está em dúvida se quer começar a usar uma técnica de meditação, confira alguns dos benefícios da prática

  • Controle de ansiedade

· Diminuição da pressão arterial (ideal para hipertensos)

  • Redução dos níveis de colesterol ruim

· Aumento da produção do hormônio DHEA, que previne o envelhecimento

  • Qualidade de sono
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