.
Você sabe o que é sincretismo religioso? Descubra aqui

Você sabe o que é sincretismo religioso? Descubra aqui

O sincretismo religioso é uma junção de diversas religiões e doutrinas com suas características e costumes que procurar propagar uma formação humana diferente, mais atual e mais aberta a mudanças para a formação de uma nova doutrina.

Sincretismo Religioso: Igualdade e Respeito

sincretismo religioso

Esse processo está associado a pessoas com diferentes costumes e tradições que quando estão unidas, desenvolvem um contato e uma aproximação heterogenia, o que provoca esse sincretismo religioso e também a igualdade o respeito e a troca de valores e informações que só é alcançada através desse contato.

De acordo com a etimologia da palavra, o termo “sincretismo” vem do grego sygkretismós, que significa a “união das ilhas de Creta contra um adversário em comum”. Esse fato é o que dialoga com o sincretismo religioso, mas que diverge na ideia, pois o sincretismo religioso é uma união para o bem do próximo e de si mesmo. O termo foi traduzido do grego para o francês syncrètisme, que originou a palavra em português.


Clique aqui: Apometria Quântica: a técnica terapêutica entre os métodos religiosos


Sincretismo Religioso no Brasil

Desde a chegada dos portugueses colonizadores no Brasil é considerada a existência do sincretismo religioso, que foi intensificada com a presença de escravos africanos que, com seus costumes e ritos, difundiram sua cultura entre os brasileiros e disseminaram sua religião entre os povos.

O Brasil é um dos países mais religiosos do mundo, é aqui que está centralizado um número significativo de cristãos católicos da Igreja e também é no Brasil que existe uma das maiores variedades de cultos e religiões. Isso se deu por conta da junção de costumes de diversos imigrantes que encontram no país uma forma pacífica e feliz de se viver e o modelo de sincretismo religioso se dá a partir desse contato.

Um grande exemplo do sincretismo religioso são as religiões afro-brasileiras, muitos costumes são adotados de outras religiões, como por exemplo os orixás, que são representados por algum santo da igreja católica. Outro exemplo dessa junção de doutrinas é o Helenismo, que se caracteriza pela união dos Gregos com os Egípcios, que uniram seus deuses.

Não são todas as religiões que aceitam essa junção de costumes e essa nova formação de doutrinas, e esse fator é sempre respeitado quando não existe acordo ou vontade de se unir a esse pensamento mais aberto e diferenciado do que são os costumes e crenças.


Clique aqui: Erês e seu significado religioso na umbanda e no catolicismo


Conceito de Sincretismo Religioso

É possível aplicar a ideia de sincretismo em diversas vertentes, no âmbito cultural, por exemplo, onde a união de movimentos artísticos são considerados sincretistas. O ato de unir diferentes pontos de vista, diferentes crenças é considerado um sincretismo, fundamentado nessa ideia de junção e união.

Embora existam diferentes ideias do que é a junção dessas doutrinas, o ato de sincretizar algo é nada mais do que unir causas importantes, crenças e rituais sem perder a essência, mas acrescentando costumes a uma nova, esse é um princípio belo que vem sendo cultivado há anos e que está se difundindo cada dia mais.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.