.
Símbolos católicos: conheça a principal simbologia do catolicismo

Símbolos católicos: conheça a principal simbologia do catolicismo

O catolicismo é uma das religiões mais antigas, principalmente no meio cristão, onde também podemos encontrar os evangélicos, luteranos, batistas, etc. Entretanto, mesmo no domínio católico, como as religiões mais ortodoxas, como o catolicismo russo e armênio, vários símbolos católicos se mantêm.

  • Símbolos católicos - a cruz

    Símbolos católicos: a cruz

    A cruz, para todo o cristianismo, é muito importante, mesmo que boa parte dos evangélicos não goste de expô-la em suas igrejas. Há quem se lembre dela como alusão ao sofrimento de cristo, outros como alusão à sua ressurreição, tudo depende do ponto de vista religioso. Mas, de todos os símbolos do cristianismo, este talvez seja o mais conhecido e essencial, representando a crucificação de Jesus Cristo.

  • Símbolos católicos - o lirio

    Símbolos católicos: lírio

    Muitas pessoas não sabem, mas o lírio é uma flor muito simbólica para os católicos, principalmente para aqueles mais tradicionais. Muitos ainda se presenteiam com lírios durante a páscoa para relembrar a pureza da ressurreição de Jesus Cristo. É a flor do catolicismo.

  • Símbolos católicos - o terço

    Símbolos católicos: o terço

    O terço é a terceira parte de um rosário, oriundo da rosa, a representação da pureza de Maria, mãe de Jesus. Assim, um terço geralmente possui várias contas, onde oramos ao total 150 Ave-Marias e intercalamos com 1 Pai Nosso, tudo depende do tipo de terço utilizado.

    Como uma prática muito comum, o terço é utilizado em todo o mundo e por muitos anos foi usado como instrumento de punição onde o próprio católico se flagelava para sentir dores referente aos chicotes usados em Cristo.

  • Símbolos católicos - Nossa Senhora

    Símbolos católicos: Nossa Senhora

    Este símbolo, tipicamente católico, é visto hoje em várias capelas e igrejas católicas ao redor do mundo, assim como em escolas e certos hospitais. A simbologia geralmente se dá pela representação física e visual de Nossa Senhora, a Mãe de Jesus. Ela aparece geralmente com um manto em volta de si, com traços de pureza e simplicidade. Várias pessoas fazem orações para ela e acreditam que ela pode ser uma intermediária entre os seres humanos e o Pai Criador.

  • Símbolos católicos - pelicano

    Símbolos católicos: o pelicano

    O pelicano é um símbolo muito pouco conhecido. Ele representa o amor maternal enquanto sacrifício, pois a fêmea do pelicano às vezes se corta no peito para alimentar os filhotes, quando não se há comida suficiente. Assim, foi feita uma referência com o sacrifício de Cristo que nos deu a vida.

Créditos das Imagens –Dicionário de Símbolos


Saiba mais :

 

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.