.
Classificação dos signos: elementos, qualidades e polaridades

Classificação dos signos: elementos, qualidades e polaridades

Não somente em Casas e Planetas um horóscopo se baseia. Para chegar a quem você é, ou ao menos até a essência astrológica que te guia, diversas foram as características que precisaram se fundir para chegar a formação dos 12 signos únicos do zodíaco. Conheça melhor a classificação e as qualidades dos signos.

A forma como você se comporta em sociedade, como reage diante dos problemas, como se relaciona com aqueles que ama, tudo é levado em consideração para estabelecer uma classificação dos signos. Diante dessa classificação, passamos a entender melhor quem somos, nossas verdadeiras vocações e até mesmo descobrir por que gostamos ou detestamos tanto alguém. Está pronto para conhecer mais sobre a construção de um horóscopo?

Classificação dos signos: a estrutura do zodíaco

Cada um dos doze signos do horóscopo ocidental pertence a um elemento natural, bem como a uma qualidade que, ao final, os torna únicos – assim como você. Geralmente, nas questões estruturais, somos apresentados somente aos elementos, de modo que você saberia dizer se o seu signo pertence ao fogo, a terra, ao ar ou a água, certo?

O que muitos desconhecem é que essa estrutura vai além dos quatro elementos básicos, e se estende também a qualidades (básica, firme ou adaptável) e polaridades (masculina e feminina) – as quais fazem toda a diferença na classificação dos signos.


Clique Aqui: Moda e astrologia – peças coringas para cada signo


Elementos

Como já citado, o zodíaco tem em sua estrutura uma base de quatro elementos fundamentais da natureza, sendo eles o fogo, a terra, a água e o ar. Apesar de todos nós termos um pouco desses quatro elementos dentro de nós, somente um ou dois deles são capazes de se manifestar de forma mais evidente em determinada personalidade – reprimindo os demais.

Imagine que os elementos funcionam como um direcionador de fluxo, transformando a energia de cada signo. Com isso em mente, veja como eles atuam em cada grupo zodiacal.

  • qualidades dos signos: astrologia e os 4 elementos da natureza

    Fogo


    Assim como se espera desse impetuoso elemento, as pessoas que nascem sob os signos de fogo são muito cheios de energia, capazes de motivar e liderar aqueles que estão ao redor. No entanto, toda essa energia também possui seu lado negativo, considerando que o fogo por si só queima e destrói – com uma imensa facilidade para sair do controle.

    Apaixonados e tomados pelo desejo da intensidade, os signos do fogo nunca dizem não a uma aventura. Com as suas relações, o calor continua. Signos geralmente bastante físicos, eles tendem a ser muito honestos, e não negam um sorriso ou um abraço àqueles que lhes são importantes.

    O fogo por sua essência tem natureza masculina, o que em nada limita as mulheres destes signos de serem fortes, intensas, corajosas e apaixonadas.

    – Compreende os signos: Áries, Leão e Sagitário
    – Virtudes: fortes, ativos, esforçados, honestos, determinados, corajosos e justos.
    – Defeitos: temperamento difícil, briguentos, ciumentos e com tendência a alguma compulsão alimentar.

  • qualidades dos signos astrologia e os 4 elementos da natureza

    Terra


    Assim como a terra que nos firma, os nascidos sob esse elemento tendem a ser muito estáveis, práticos e intelectuais. Com o perdão do trocadilho, pessoas de terra estão sempre com os pés no chão.

    Detalhistas, são muito perceptivos. Por vezes, todo esse comportamento metódico também os torna um tanto quanto conservadores e realistas até demais. Ótimos amigos, você poderá contar com eles sempre que precisar – principalmente se precisar dividir seus segredos com eles.

    Diante de todas essas características firmes, já se pode perceber que falta o dom da intuição e da fantasia para essas pessoas, que têm dificuldade em ir mais além. Geralmente, são tão presos ao material que podem se tornar muito apegados aos bens de valor, a carreira e ao dinheiro. No entanto, todo seu esforço costuma estar atrelado a uma cobrança para garantir o bem-estar do próximo.

    – Compreende os signos: Touro, Virgem e Capricórnio
    – Virtudes: sociáveis, confiáveis, práticos, inteligentes, detalhistas, tranquilos e discretos
    – Defeitos: materialistas, céticos, conservadores, dificuldade em falar com seus próprios pensamentos.

  • qualidades dos signos astrologia e os 4 elementos da natureza

    Ar


    Quando falamos em ar, possivelmente você já visualizou alguém de mente aberta, e que está sempre com a cabeça nas nuvens. Quase acertou! Os nascidos sob o elemento ar geralmente são muito ativos, inquietos e falam muito. No entanto, ao mesmo tempo conseguem ser pessoas introvertidas, pois têm medo de mostrar sua vulnerabilidade ao se expor demais.

    Pessoas de ar estão sempre interessadas em tudo o que é novo, mas geralmente perdem esse entusiasmo assim que a novidade passa. É comum ver esse elemento desmotivado no trabalho e, diante disso, pede a conta por não aguentar mais a mesmice. Reações imprudentes como essa costumam acontecer com frequência aos signos de ar.

    Toda essa aparente loucura esconde pessoas com dificuldades em expressar seus sentimentos. Eles são versáveis e se adaptam bem a qualquer ambiente, mas não peça para que eles fiquem falando sobre sua vida. Quando pressionados sobre esse tipo de conversa, costumam apresentar alguma insegurança e estourar com facilidade.

    – Compreende os signos: Gêmeos, Libra e Aquário
    – Virtudes: ativos, curiosos, comunicativos, entusiasmados, autênticos e versáteis
    – Defeitos: inquietos, instáveis, esquentados, inseguros e podem ainda mostrar uma certa impudência em suas atitudes.

  • qualidades dos signos astrologia e os 4 elementos da natureza

    Água


    Mesmo que tenhamos signos que mais pareçam ter saído do grupo do fogo, o elemento água reúne signos tímidos, introvertidos e que geralmente não gostam de arrumar briga. No entanto, aqui nós temos a particularidade-chave do elemento: emoções e sentimentos. Para os três signos aqui presentes, o coração é quem dita as regras.

    Eles são intensos, se entregam, sofrem, fantasiam, são profundos e isso pode ser emocionante para quem se envolve com eles. Porém, quando não correspondidos ou feridos, essa sensibilidade se transforma em uma enxurrada de sentimentos negativos – como a raiva, a mentira ou a vingança, por exemplo.

    Quando a sensibilidade está em sua fase positiva, eles são respeitosos, altruístas, bastante adaptáveis e excelentes amantes.

    – Compreende os signos: Câncer, Escorpião e Peixes
    – Virtudes: sensíveis, empáticos, pacíficos, passionais, confiantes, altruístas e respeitosos.
    – Defeitos: sensíveis (no sentido negativo), introvertidos, podem ser explosivos e tendem a mentir com frequência

Clique Aqui: Pé na estrada: o viajante de cada signo do zodíaco


Qualidades dos Signos

Além da estrutura com base nos elementos, outra forma de classificação dos signos está relacionada a três novos tópicos, dentro da categoria de qualidades. São elas: cardinal, fixo e mutável. Essas três qualidades dos signos são atribuídas sempre que for necessário entender o comportamento de cada signo de acordo com a forma como lidam com o poder, com a energia, e como isso é capaz de afetar o caráter dessas pessoas.

Curiosamente, cada um dos três grupos de qualidades dos signos contém quatro signos dentro deles, sendo um de cada elemento natural. Diante dessas informações, veja como cada signo se comporta quando está diante de conflitos ou situações extremas.


Qualidades dos Signos: Signos Cardinais

Grandes valorizadores do presente, os signos de qualidade cardinal se esforçam muito para conquistar o que querem hoje. O passado é passado, e não há nada que você possa fazer para mudar o que já se foi.

Pessoas de qualidade cardinal são conhecidas por serem ambiciosas, fortes e de personalidade independente. Sempre procurando o que fazer, eles têm objetivos muito claros e podem ficar cegos diante da necessidade de atingi-los – o que pode resultar em atitudes imprudentes.

Eles agem, se afirmam e, mesmo precipitados em muitos casos, eles sabem a hora de ter iniciativa, e fazer dela algo construtivo.

São os signos: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio


Qualidades dos Signos: Signos Fixos

Justos e cheios de escrúpulos, os signos que pertencem a qualidade fixa prezam muito pelos seus valores e aquilo que julgam ser o certo. Por isso, é comum encontrarmos pessoas desse grupo com personalidades teimosas e que simplesmente não aceitam a submissão.

Obstinados e impulsivos, os signos fixos têm pressa para conseguirem o que desejam. Eles costumam obedecer às regras, e mesmo diante de influências negativas, se mantêm sobre o patamar da justiça. Se tentados, preferem recuar ou evitar situações que coloque seu bom senso em cheque.

Implacáveis e de forte poder interior, pode não ser muito fácil lidar com pessoas desses signos, principalmente se você precisar pedir perdão a eles.

São os signos: Touro, Leão, Escorpião e Aquário


Qualidades dos Signos: Signos Mutáveis

Como o próprio nome já sugere, os signos do grupo mutável são versáteis, flexíveis e definitivamente não encontram problemas em fazer mais de uma tarefa por vez. Por consequência, geralmente têm dificuldade de concentração ou de terminar aquilo que começaram.

Os mutáveis também se preocupam muito com a opinião alheia, e buscam sempre ser empáticos com a finalidade de se tornarem populares por essa característica tão expansiva. Tanto nas questões pessoais quanto profissionais, essas são pessoas muito boas na arte do improviso – nada vai pega-los desprevenidos.

Geralmente essas pessoas se dão muito bem nas artes cênicas, ou em setores profissionais onde é preciso tomar rápidas decisões o tempo todo.

São os signos: Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes


Clique Aqui: Signos e ervas – descubra essa poderosa combinação


Polaridade dos Signos

Por fim, a classificação dos signos acontece através da polaridade, que está dividida em apenas dois grupos – ou polos: feminino (negativo, escuro, Yin) ou masculino (positivo, claro, Yang). De um modo geral, todos os signos possuem ambas as polaridades dentro de si, mas um sempre será prevalecente. Nas questões sociais, polos opostos são energicamente bastante atraídos.


Masculino

Esse é o polo dos destemidos. Estão sempre em atividade, ousando, empreendendo ou apenas “inventando moda”. Pessoas de polaridade masculina confiam no próprio taco e, com extroversão, querem liderar sem medo de consequências ou responsabilidades que venha a ter.

As pessoas desse grupo geralmente se encontram em posições de destaque na sociedade, e acreditam na competência que têm para isso. O problema do grupo masculino está, no entanto, em meio às situações extremas, onde essa autoconfiança se transforma em um ego intragável, teimosia e egoísmo.

Abrange os signos: Áries, Gêmeos, Leão, Libra, Sagitário e Aquário


Feminino

Emoção é a palavra que define um signo de polaridade feminina. Considerado negativo e de preferência noturna, quem é regido por esse polo costuma ser mais introvertido, sensível e não externaliza tanto aquilo que sente.

Essas pessoas observam muito em meio a multidão, refletem e podem parecer solitárias, enquanto suas mentes vivem um turbilhão de emoções intensas. Quando vivem um relacionamento, se entregam e temem qualquer obstáculo para a felicidade.

Em alguns casos, são pessoas que procuram fugir de responsabilidades, principalmente por acharem que sua introspecção será um empecilho.

Abrange os signos: Touro, Câncer, Virgem, Escorpião, Capricórnio e Peixes


Saiba mais :

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar