.
Significado do bonsai e o que significa receber um

Significado do bonsai e o que significa receber um

O Bonsai é uma árvore em miniatura que é cultivada em um vaso ou em um pequeno recipiente. Ele é considerado uma expressão artística da natureza e seu grau de beleza depende do cuidado dado por seu cultivador.

A palavra japonesa Bonsai significa “plantado em uma bandeja”, o que é facilmente compreensível. As plantas de bonsai são árvores maduras, mas que foram miniaturizadas por meio de podas contínuas dos galhos e raízes, além do uso de amarrações com arame.

A evolução


O bonsai é uma planta que passa por três estágios de evolução: muda de formação, bonsai em formação (quando ainda não tem a forma pretendida) e bonsai formado.

Significado de receber um bonsai


Bonsai_significado

Quando alguém lhe oferece um bonsai está exprimindo um gesto de respeito e uma premonição de prosperidade. Eles são um símbolo de honra, paz, paciência, equilíbrio e harmonia. É também símbolo de felicidade.

Em síntese a definição do nome Bonsai pode ser explicada como: “Bon”: prato ou bacia rasa (“um vaso modificado que foi dividido ou cortado de uma forma mais funda”); e “Sai” árvore ou outra planta de cultivo que é plantada — “plantada”, como seria uma alabarda ou lança ou arpão preso no chão.

Se diz também que a poda das árvores para que deixem de ter o tamanho que teriam originalmente funcionam como um exercício de domesticação. É como se simbolizassem os traumas que vivemos, as situações que afetam nossa personalidade e destino.

Leia Também: Como tratar um bonsai para que sobreviva

Sonhar com bonsai


Sonhar que rega um bonsai significa que está aproveitando as experiências  e que não as entende como situações amargas ou coisas desagradáveis que teve que viver. Significa que entende as experiências, mesmo ruins, como parte de um aprendizado.

Ver uma árvore de bonsai em um sonho indica que as limitações de sua própria mente consciente. Você deve considerar o que seus instintos estão lhe dizendo para fazer.

Origem


Bonsai_Origens

O bonsai é uma forma de arte derivada de uma antiga prática chinesa de horticultura, para da qual foi reconstruída sob a influência do zen-budismo japonês. Ela começou a ser usada há pelo menos mais de mil anos e tinha por objetivo final a criação de uma representação miniaturizada, mas realista, da natureza, usando a forma de uma árvore.

Leia Também: Conheça a Filosofia do Bonsai

Curiosidades


  1. Os bonsais não são plantas geneticamente transformadas em anãs. Elas são podadas e moldadas desta forma. Isso significa que qualquer árvore pode ser cultivada para ser um bonsai.
  2. Os bonsais recebem classificações de acordo com seu tamanho. Cada classificação é nomeada conforme a tabela abaixo:
  • Keshitsubo: 3-8 cm
  • Shito: 5-10 cm
  • Mame: 5-15 cm
  • Shohin: 13-20 cm
  • Komono: 15-25 cm
  • Katade-mochi: 25-46 cm
  • Chumono / Chiu: 141-91 cm
  • Omono / Dai: 76-122 cm
  • Hachi-uye: 102-152 cm
  • Imperial: 152-203 cm
  1. Há também classificações de bonsais por estilo:
  • Chokan: Estilo de bonsai ereto formal. A árvore tem tronco reto, que vai diminuindo de espessura gradualmente, da base ao ápice. Neste estilo, os ramos devem ser simétricos e bem balanceados.
  • Moyogi: Estilo de bonsai ereto informal. O tronco é sinuoso, inclinando-se em mais de uma direção à medida que cresce para o ápice. Esta árvore de bonsai deve dar a impressão de um movimento gracioso.
  • Shakan: Estilo inclinado de bonsai. Seu tronco é reto ou ligeiramente sinuoso, inclinando-se mais em uma direção.
  • Kengai: Estilo cascata. Esta árvore de bonsai se dirige para fora da lateral do vaso e depois se movimenta para baixo, na direção da base do vaso. Com isso ela ultrapassa a borda do mesmo. Os vasos nesse estilo precisam ser estreitos e profundos.
  • Han-kengai: Estilo de semi-cascata. Semelhante ao estilo Kengai, com a árvore se dirigindo para fora da lateral do vaso, mas que não segue para a base do vaso.
  • Fukinagashi: Conhecido como “varrido pelo vento”. Está árvore tem ramo e tronco inclinados como se fossem moldados pela força do vento.
  1. O termo bonsai pode ser usado de forma genérica para formas de arte relacionadas em outros países.
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Veja também:

Gostou? Compartilhe!