.
Semana Santa – orações e a importância do Domingo de Páscoa

Semana Santa – orações e a importância do Domingo de Páscoa

Você conhece o significado da Páscoa? Descubra a importância deste importante dia da Semana Santa e veja como fazer uma oração para Domingo de Páscoa.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O significado da Páscoa na Semana Santa

A palavra Páscoa vem do hebreu “Peseach” que significa “passagem”. Nós naturalmente associamos a Páscoa à ressurreição de Cristo, mas esta data já era comemorada desde o Antigo Testamento pelos judeus. A passagem comemorada no Antigo Testameto, era do Mar Vermelho, quando Moisés conduziu o povo hebreu para fora do Egito, muitos anos antes de Cristo nascer. Os judeus eram perseguidos pelo faraó, que os escravizava, por isso Moisés foi guiado por Deus e levantou o seu bastão em frente ao mar. As ondas se abrira e formaram dois paredões de água com um corredor enxuto, e o povo hebreu fugiu por entre o mar. Jesus também celebrava a Páscoa Judaica junto dos seus discípulos. Como Jesus morreu e ressuscitou 3 dias depois, em um domingo, logo depois da Páscoa Judaica, a celebração dos Cristãos também tomou o nome de Páscoa na nossa Semana Santa Cristã.


O significado da Páscoa

A Páscoa para os cristãos é a prova de que a morte não é o fim e que Jesus é verdadeiramente o filho de Deus que veio à terra para nos salvar. O temor dos fiéis em razão da morte de Jesus, na Sexta Feira da Paixão, transforma-se em esperança de salvação e júbilo, é quando todos os cristãos renovam sua fé no Senhor, frequentando a Igreja que comemora a missa com Eucaristia.


Leia também: Orações Especiais para a Semana Santa


Os Símbolos da Páscoa

Existem diversos símbolos da Páscoa cristã que fazem parte das comemorações da Semana Santa, veja o significado dos principais:

  • Cordeiro: na Páscoa Judaica, o cordeiro era sacrificado no templo como memorial da libertação do Egito. Ele era sacrificado e sua carne servida na ceia pascal. O cordeiro foi considerado a prefiguração de Cristo. João Batista, quando está junto ao Rio Jordão em companhia de alguns discípulos e vê Jesus passando, aponta-o em dois dias consecutivos dizendo: “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. Isaías o tinha visto também como cordeiro sacrificado por nossos pecados.
  • Pão e vinho: na última ceia de Cristo, ele escolheu o pão e o vinho para representar o se corpo e o seu sangue, dando a seus discípulos para a celebração da vida eterna.
  • Cruz: a cruz mistifica todo o significado da páscoa na ressurreição e sofrimento de Cristo. Ela é o símbolo não só da Páscoa como também da fé católica.
  • Ciro Pascal: é uma longa vela acesa no Sábado de Aleluia, logo no início da Vigília Pascal. Ela simboliza que Cristo é a Luz, que afugenta toda a treva da morte, do pecado e dos nossos erros. O Ciro Pascal é o símbolo de Jesus ressuscitado, a luz dos povos.

Oração para Domingo de Páscoa

“Ó Cristo Ressuscitado, da morte vencedor,

por tua vida e teu amor,

mostraste a nós a face do Senhor.

Por tua Páscoa o céu à terra uniste

e o encontro com Deus a todos nós permitiste.

Por ti, Ressuscitado, os filhos da luz nascem

para a vida eterna e abrem-se para os que crêem

as portas do reino dos céus.

De ti recebemos a vida que possuis em plenitude

pois nossa morte foi redimida pela tua

e em tua ressurreição nossa vida ressurge e se ilumina.

Volta a nós, ó nossa Páscoa,

teu semblante redivivo e permita que,

sob teu constante olhar, sejamos renovados

por atitudes de ressurreição e alcancemos graça,

paz, saúde e felicidade para contigo nos revestir

de amor e imortalidade.

A ti, inefável doçura e nossa eterna vida,

o poder e a glória por todos os séculos.”


Leia também: Oração e Hino da Campanha da Fraternidade 2017


Oração da Ressurreição

“Deus, nosso Pai, cremos na ressurreição da carne, pois tudo caminha para a definitiva comunhão convosco. É para a vida, não para a morte, que fomos criados, pois como sementes que se guardam na palha, nós nos guardamos para a ressurreição. Temos certeza de que vós nos ressuscitareis no último dia, pois na vida dos vossos santos tais promessas se confirmaram. O vosso reino já está acontecendo no meio de nós, porque cada vez mais aumenta no homem a sede, a fome de justiça e de verdade e a indignação contra toda forma de mentiras. Temos certeza de que todos os nossos medos serão vencidos; toda dor e sofrimento serão mitigados, porque vosso Anjo, nosso Defensor, nos escudará contra todo mal. Cremos que vós sois o Deus vivo e verdadeiro, porque os tronos caem, os impérios se sucedem, os prepotentes se calam, os espertos e velhacos tropeçarão e ficarão mudos, mas vós permaneceis conosco para sempre.”


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: