.
Semana Santa – oração e o significado da Quinta feira Santa

Semana Santa – oração e o significado da Quinta feira Santa

É importante para todos os cristãos conhecer o significado dos principais dias que compõem a Semana Santa. Conheça no artigo abaixo o significado da Quinta Feira santa e uma oração para Quinta Feira santa.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Quinta Feira Santa – o dia da última ceia de Cristo

É o quinto dia da Semana Santa e o último dia da Quaresma, que antecede a Sexta feira da Paixão. É o dia da Última Ceia e dos Lava-pés, segundo o Evangelho. A última ceia, também chamada de Ceia do Senhor, (Lucas 22:19-20) mostra Jesus à mesa com seus apóstolos, quando ele dá a lição de que todos deveriam amar e servir uns aos outros. Jesus sabia que seria entregue nesta noite, por isso oferece a Deus Pai o Seu Corpo e Seu Sangue, sob a metáfora do Pão e do Vinho, entregando a seus discípulos e mandando que eles oferecessem a seus sucessores. O lava-pés aconteceu durante a Última Ceia, foi quando Jesus, em sinal de sua humildade e serviço, lavou os pés dos seus discípulos dando um exemplo de que devemos amar e servir aos nossos irmãos, sem orgulho. (João 13:3-17).


A Benção dos Óleos

Não é possível dizer exatamente quando teve início na Igreja a Benção dos Santos Óleos durante a Quinta Feira da Semana Santa. Esta benção já foi realizada em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia, mas atualmente as igrejas preferem celebrar a benção desses óleos durante a quinta feira santa pelo fato de ser o último dia em que se celebra uma missa antes da Vigília Pascal. Nessa cerimônia, abençoa-se o óleo do crisma, dos catecúmenos e dos enfermos.

Óleo do Crisma – que é usado no sacramento da confirmação, quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo para viver como adulto na fé.

Óleo dos Catecúmenos – os catecúmenos são aqueles que se preparam para receber o batismo, antes do ritual do banho de água. É o óleo da libertação do mal, que liberta e prepara para o nascimento no Espírito Santo.

Óleo dos Enfermos – é o óleo usado no sacramento dos infernos, que muita gente chama de “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para o fortalecimento da pessoa, para que ela enfrente a dor, e se for por vontade divina, a morte.


Leia também: Orações Especiais para a Semana Santa


oração para quinta feira santa

Oração para Quinta Feira Santa

Esta oração para quinta feira santa foi sugerida pelo Padre Alberto Gambarini, reze com muita fé:

“Ó Pai, estamos reunidos para a santa ceia, na qual o vosso filho único, ao entregar-se à morte, deu à sua Igreja um novo e eterno sacrifício, como banquete do seu amor. Concedei-nos, por mistério tão excelso, chegar à plenitude da caridade e da vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém. ”

Rezar 12 Pai-Nossos, 12 Ave-Marias e 12 Glória ao Pai – pelos 12 apóstolos que Jesus teve na terra.


Devemos celebrar a Quinta Feira Santa?

A Bíblia não comanda essa celebração, mas a Igreja a faz em sinal de louvor pelo sacrifício de Cristo e pela sua lição de humildade dada na última ceia. É um dia para preparar o seu coração para o Tríduo Pascal, quando se comemora a paixão, morte e ressurreição de Cristo.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: