.
Santo do dia 22 de novembro: Santa Cecília

Santo do dia 22 de novembro: Santa Cecília

Conhecida como uma das mártires mais veneradas no período da Idade Média, tendo até mesmo uma basílica construída em sua honra no século V, Santa Cecília é quem representa o Santo do Dia 22 de novembro. Nesta data celebramos sua santidade e a ela voltamos nossas preces.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 22 de novembro

santo do dia 22 de novembro

A representante do santo do dia de hoje é exaltada como tendo sido um exemplo perfeito de mulher cristã, já que em tudo ela glorificou a Cristo. Contudo, existem duas santas Cecílias dentro de uma só pessoa: a da história e a da lenda.

Pela história conhecemos Santa Cecília como uma senhora romana que doou um imóvel e um terreno aos cristãos dos primeiros séculos. A casa dada pela santa teria se transformado em uma igreja que mais tarde ganhou o nome dela, sendo conhecida como Santa Cecília no Trastévere. Já o terreno passou a ser o cemitério de São Calisto e ali foi enterrado o corpo da santa do dia de hoje, perto da cripta fúnebre dos papas.

A Santa Cecília das lendas surgiu no século VI, quando peregrinos começaram a questionar quem seria aquela tal Cecília que tinha um túmulo com inscrição e localização tão honrosa. Para satisfazer a curiosidade daqueles homens, foi publicada uma Paixão, e assim surgiu a lendária Cecília. Esta então rapidamente se transformou em uma das mártires mais ilustres do período.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

De acordo com o relato de sua Paixão, Santa Cecília teria sido uma bela cristã nascida na mais alta nobreza romana. Por isso, conforme o costume da época, teria sido prometida pelos pais em casamento. Seu noivo era um nobre jovem chamado Valeriano.

Na noite de núpcias, após o casamento, aquela jovem bela noiva, em meio aos hinos de pureza que ressonavam no íntimo de seu coração, disse ao marido que teria ela consagrado sua virgindade a Jesus Cristo e que um anjo era quem guardava sua decisão.

O noivo da santa que representa o santo do dia era um homem pagão. Ainda assim, Valeriano a respeito, contudo disse que só acreditaria no que ela dizia se ele contemplasse o anjo. Foi desta forma que Santa Cecília acabou convertendo seu esposo. Ele foi apresentado ao Papa Urbano e depois disso preparado e batizado junto de seu irmão de sangue, Tibúrcio. Após o rito, o mais novo cristão pode então contemplar aquele anjo, que possuía duas coroas, que simbolizavam o martírio, em suas mãos. O ser celeste então pôs uma coroa sobre a cabeça de Santa Cecília e outra sobre a de Valeriano. Aquilo era um sinal, pois primeiro morreu Valeriano e seu irmão, por conta da fé que abraçaram, e depois Santa Cecília foi martirizada após ser presa ao sepultar o falecido marido e o cunhado em sua vila da Via Ápia.

Ela foi condenada inicialmente à morte por asfixia, após se negar a fazer sacrifícios aos deuses pagãos para não morrer. Como a santa acabou sobrevivendo, o prefeito Almáquio mandou que ela fosse decapitada.


Leia também: Santo do dia 23 de novembro: São Clemente I


Oração para o santo do dia

Com fé hoje repetimos a oração para o santo do dia representado por Santa Cecília:

Ó Gloriosa Santa Cecília,

apóstola de caridade,

espelho de pureza e modelo de esposa cristã!

Por aquela fé esclarecida,

com que afrontastes

os enganosos deleites do mundo pagão,

alcançai-nos o amoroso conhecimento

das verdades cristãs,

para que conformemos a nossa vida

com a santa lei de Deus e da sua Igreja.

Revesti-nos de inviolável confiança

na misericórdia de Deus,

pelos merecimentos infinitos

de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dilatai o nosso coração, para que,

abrasados do amor de Deus,

não nos desviemos jamais

da salvação eterna.

Gloriosa Padroeira nossa,

que os vossos exemplos de fé e de virtude

sejam para todos nós um brado de alerta,

para que estejamos sempre atentos à vontade de Deus,

na prosperidade como nas provações,

no caminho do céu e da salvação eterna.

Assim seja.


Leia também: Santo do dia 24 de novembro: Santo André Dung-Lac


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: