.
Santo do dia 18 de maio: São João I

Santo do dia 18 de maio: São João I

Eleito para ser o sucessor de Pedro, o Santo do Dia 18 de maio foi uma pessoa que viveu uma vida de oração, penitencial. Ele se oferecia a Deus para que sua vontade fosse feita e sempre buscava ser dócil aos desejos do Senhor.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 18 de maio

O santo do dia de hoje nasceu no ano de 470, na região da Toscana, Florência, na Itália. Ele viveu uma vida de oração e penitência e hoje celebramos a ele.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

De Florência ele partiu para Roma e lá se tornou um sacerdote, um presbítero cardeal. Quando o Papa da época morreu, em 523 d.C, São João I foi eleito sucessor de Pedro. Ele então governou a Igreja Católica por dois anos e meio de sua vida.

O santo do dia 18 de maio marcou a Igreja graças a seus muitos trabalhos pastorais. São João I foi o grande precursor do canto gregoriano e também da restauração de diversas igrejas. Contudo, seu objetivo ao viver o papado era de confirmar a fé dos irmãos. Seu serviço era a salvação das almas.

O tempo em que viveu São João I era de um contexto político-religioso considerado muito complexo. Naquela época quem reinava na Itália era Teodorico. Ele era um cristão ariano, o que significa que não era fiel à doutrina católica, mas dizia que era cristão.

Teodorico e Justino, outro imperador da época em que viveu o santo do dia de hoje, tinham um conflito que fazia com que se chocassem. E foi em meio a este contexto complexo que o Papa João I acabou sendo vítima.

O santo do dia 18 de maio foi forçado pelo imperador Teodorico a partir em uma missão. Antes disso, nunca um Papa havia saído da Itália, e São João I foi o primeiro a fazer isso.

O imperador queria que o Papa fosse um porta-voz da mensagem do arianismo, pois tinha nisso interesses políticos e econômicos. O santo então não se agradou com tal missão. Então, ele que era a autoridade máxima da Igreja de Cristo não perdeu a sua paz e também não abandonou sua obediência a Deus. Foi assim que se tornou santo em meio aos conflitos.

O santo Papa foi então aprisionado pelo imperador Teodorico, que passou a lhe ter ódio e quis que São João I morresse de fome e de sede. Assim, o santo homem foi mártir, indo para a glória de Deus em 18 de maio de 526, quando tinha 56 anos de idade.


Leia também: Santo do dia 19 de maio: Santo Ivo


Oração para o santo do dia

Com fé hoje fazemos nossas preces repetindo a seguinte oração:

Senhor de Eterna Glória, concedei-me pelos méritos do Santo Papa João I, a firmeza da fé, da perseverança na Vossa Doutrina. Dai-me o dom da Fortaleza para que eu possa com coragem enfrentar os problemas do dia-a-dia, sempre confiante na Vossa Divina Providência. Amém.


Leia também: Santo do dia 20 de maio: São Bernardino de Sena


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: