.
Santo do dia 16 de setembro: Santos Cornélio e Cipriano

Santo do dia 16 de setembro: Santos Cornélio e Cipriano

São Cornélio e São Cipriano representam o Santo do Dia 16 de setembro. Hoje relembramos suas histórias, que são exemplo tanto de amizade, quanto de santidade, sendo ambos testemunhas de Cristo.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 16 de setembro

santo do dia 16 de setembro

Os santos que são lembrados ao falarmos do santo do dia de hoje foram unidos pela fé e pelo sangue. Neles, testemunhas de Cristo, Nosso Senhor, encontramos um grande exemplo de amizade e de santidade.

São Cornélio e São Cipriano foram martirizados no mesmo dia, mas em anos diferentes. Cinco anos marcaram o martírio de um e o de outro.

São Cornélio

São Cornélio, santo do dia 16 de setembro, foi eleito Papa no ano de 251 d.C. Isso acontece após um grande período de ausência do pastor, decorrente da terrível perseguição realizada por Décio. A eleição de Cornélio foi, no entanto, contestada por Novaciano. Este acusava ao Papa de ser muito indulgente com aqueles que teriam renegado a fé (lapsos) e se separado da Igreja.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Devido aos êxitos que ele obteve por meio de sua pregação, acabou sendo processado e exilado para um local hoje conhecido como Civitavecchici. O santo do dia de hoje foi sepultado nas catacumbas de Calisto.

São Cipriano

Este outro santo do dia foi uma das grandes figuras do século III. Vindo de uma família rica de Cartago, capital romana na África do Norte, São Cipriano viveu parte de sua história como pagão.

Nesse período da vida o santo era um excelente advogado, além de mestre de retórica. Contudo, após ser provocado pela serenidade e constância dos mártires cristãos, São Cipriano acabou por se converter. Nesta época ele tinha entre 35 e 40 anos de idade.

Muitos foram os que ficaram espantados pela radical conversão do até então pagão que era bem popular em sua região. E não demorou muito tempo para que o santo do dia fosse ordenado sacerdote Bispo, em um período que era muito difícil para a Igreja africana.

Ocorreram duas perseguições contra os cristãos: a de Décio e a de Valeriano. Elas marcaram o começo e o fim do episcopado do santo. Além disso, na mesma época houve uma terrível peste que assolou o território norte africano, causando muitas mortes.

Havia também problemas doutrinários que agitavam a Igreja da região. E diante da perseguição de Décio, imperador em 249, o santo do dia optou por se esconder para que assim pudesse seguir sua prestação de serviços à Igreja.

No ano de 258 d.C, o Bispo foi então denunciado, preso e processado, sendo assim martirizado.


Leia também: Santo do dia 17 de setembro: São Roberto Belarmino


Oração para o santo do dia

Hoje temos duas orações, uma para cada santo do dia:

Oração a São Cornélio

Deus eterno e todo-poderoso, quiseste que São Cornélio governasse todo o vosso povo, servindo-o pela palavra e pelo exemplo. Guardai, por suas preces, os pastores de vossa Igreja e as ovelhas a eles confiadas, guiando-os no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Oração a São Cipriano

Deus eterno e todo-poderoso, que a vossos pastores associastes São Cipriano, a quem destes a graça de lutar pela justiça até a morte, concedei-

nos, por sua intercessão, suportar por vosso amor as adversidades, e correr ao encontro de vós que sois a nossa vida. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Leia também: Santo do dia 18 de setembro: São José de Cupertino


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!