.
Santo do dia 15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora

Santo do dia 15 de agosto: Assunção de Nossa Senhora

Hoje, de forma solene, celebramos não o Santo do Dia 15 de agosto, mas o fato ocorrido na vida de Maria de Nazaré, mãe de Jesus Cristo, sua Assunção.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 15 de agosto

santo do dia 15 de agosto

Deus a ela concedeu como a Virgem antes do parto, no parto e após o parto, como a Mãe de Nosso Senhor. Nesta celebramos o fato proclamado como dogma da fé, como uma verdade doutrinal, pois em tudo tem semelhança com o mistério da salvação. Foi assim que definiu este fato o Papa Pio XII no ano de 1950 por meio da Constituição Apostólica Munificentissimus Deus: “A Imaculada Mãe de Deus, a sempre Virgem Maria, terminado o curso da vida terrestre foi assunta em corpo e alma à glória celestial.”

Antes, tanto para a Igreja do Oriente como para a do Ocidente, esta celebração levava o nome de “Dormição”, pois havia sido um sonho de amor. Só depois se chegou ao de “Assunção de Nossa Senhora ao Céu”, o que significa que Deus reconheceu e recompensou os méritos da Mãe por antecipada glorificação, principalmente pelos méritos alcançados em meio às aceitações de Nossa Senhora e dos oferecimentos das dores.

Maria alcançava os 50 anos de idade quando seu filho, o filho de Deus, Jesus Cristo, subiu ao Céu. Ela já havia sofrido muito nesta altura da vida: as dúvidas de seu esposo, José; o abandono e a pobreza vividos em Belém; o desterro do Egito; a perda prematura de Seu Filho; a separação no princípio do ministério público de Jesus; o ódio e perseguição das autoridades; a Paixão; o Calvário; a morte do Filho.

É muito comum encontrar a crença de que a Santíssima Virgem haveria morrido antes mesmo da dispersão dos Apóstolos e da perseguição de Herodes Agripo, no ano de 42 d.C ou 44 d.C. Neste tempo a Virgem Maria teria por volta de 60 anos de idade.

A tradição antiga, tanto a escrita como a arqueológica, diz que a localização da morte de Nossa Senhora se deu no Monte Sião, na mesma casa na qual seu Filho havia celebrado os mistérios da Eucaristia e onde em seguida havia descido o Espírito Santo sobre os Apóstolos.

A Virgem Maria, Nossa Senhora, ressuscitou assim como Jesus Cristo, pois a sua alma imortal se uniu ao corpo antes da corrupção tocar naquela carne virginal, de quem nunca havia experimentado o pecado.

Ela ressuscitou e sua assunção é hoje lembrada quando falamos do santo do dia, mas ela não ficou na terra. Maria foi imediatamente levantada e tomada pelos anjos que a colocaram no palácio real da glória.

A Virgem Maria não subiu ao Céu do mesmo modo que Jesus, com sua própria virtude e poder, mas ela foi erguida por graça e privilégio.


Leia também: Santo do dia 16 de agosto: Santo Estevão da Hungria


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia de hoje voltamos nossos corações para a celebração da Assunção de Nossa Senhora:

Ó dulcíssima soberana, rainha dos Anjos,

bem sabemos que, miseráveis pecadores,

não éramos dignos de vos possuir neste vale de lágrimas,

mas sabemos que a vossa grandeza

não vos faz esquecer a nossa miséria e,

no meio de tanta glória, a vossa compaixão, longe de diminuir,

aumenta cada vez mais para conosco.

Do alto desse trono em que reinais

sobre todos os anjos e santos,

volvei para nós os vossos olhos misericordiosos;

vede a quantas tempestades e mil perigos

estaremos, sem cessar,

expostos até o fim de nossa vida.

Pelos merecimentos de vossa bendita morte,

obtende-nos o aumento da fé,

da confiança e da santa perseverança

na amizade de Deus, para que possamos, um dia,

ir beijar os vossos pés e unir as nossas vozes

às dos espíritos celestes,

para louvar e cantar as vossas glórias eternamente no céu.

Assim seja!


Leia também: Santo do dia 17 de agosto: São Jacinto



Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!