.
Santo do dia 14 de novembro: São José Pignatelli

Santo do dia 14 de novembro: São José Pignatelli

Ordenado sacerdote, o Santo do Dia 14 de novembro foi um homem que se dedicou a ensinar as letras e, com grande fruto, se dedicou aos ministérios apostólicos. Hoje conhecemos a história de São José Pignatelli.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 14 de novembro

santo do dia 14 de novembro

Nascido em Saragoça no ano de 1737, São José Pignatelli era do ramo espanhol de uma nobre família do reino de Nápoles. O santo do dia de hoje perdeu sua mãe quando tinha apenas cinco anos de idade e então foi a cidade italiana para viver. Lá ele recebeu, de uma irmã, uma excelente educação católica.

Aos quinze anos de idade, o santo de hoje voltou para a Espanha e lá entrou para a Companhia de Jesus. Após o Noviciado e a emissão de seus primeiros votos em Tarragona, o santo do dia se aplicou então aos estudos. Inicialmente fez isso em Manresa, e depois nos colégios de Bilbau e de Saragoça.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

Quando ordenado sacerdote, São José Pignatelli se dedicou ao ensino das letras e aos ministérios apostólicos. Ele, no entanto, viveu um período de grande perseguição contra a Companhia de Jesus e acabou estando entre os jesuítas que foram expulsos da Espanha para a Córsega.

Em frente às adversidades, o santo do dia 14 de novembro conheceu a grande fortaleza e a constância. Foi assim que foi nomeado o Provincial de todos aqueles exilados. E a ele foram recomendados cuidados especiais pelos mais jovens, o que o santo fez com muito zelo.

Depois da Córsega, o santo foi obrigado a se transferir, junto dos demais, para diversas regiões, vindo por fim se fixar em Ferrara, na Itália, onde fez a profissão solene de quatro votos.

Quando a Companhia de Jesus foi dissolvida por Clemente XIV no ano de 1773, o santo do dia de hoje deu exemplo de perfeita obediência À Sé Apostólica assim como de imenso amor pela Companhia de Jesus. Assim, São José Pignatelli foi para Bolinha e estava proibido de exercer os ministérios apostólicos com as almas durante um período de quase vinte e cinco anos. Foi aí que se entregou em totalidade aos estudos, reunindo assim uma grande biblioteca de valor, além de se doar em obras de caridade junto dos antigos membros da suprimida Companhia.

O Padre Pignatelli morreu no ano de 1811 aos setenta e quatro anos de idade. Foi beatificado pelo Papa Pio XI no ano de 1933 e canonizado por Pio XII em 1954.


Leia também: Santo do dia 15 de novembro: Santo Alberto Magno


Oração para o santo do dia

Conhecido como padroeiro dos órfãos, para São José Pignatelli voltamos nossas orações de hoje:

Deus, nosso Pai, dai-nos humildade para que possamos experimentar o dom de perdoar a quem nos ofendeu, a quem nos machucou e feriu por dentro, pois assim alcançaremos a remissão para nossos pecados. Ensinai-nos a perdoar, pois o perdão é a medicina que nos sara por dentro e nos previne contra atrozes sofrimentos. Perdoar é o refrigério que aplaca a ardência de mágoas e desejos de vingança. Perdoar o outro é alcançar de Deus o perdão de nossos pecados.

Lembremo-nos da parábola do servo cruel (Mt 18,23ss), quando o Senhor, cheio de compaixão, perdoou toda a dívida do servo, deixando-o ir em paz. Mas este, esquecido de que tinha sido perdoado, meteu na prisão o amigo que lhe devia apenas alguns vinténs: “Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. Não devias também tu compadecer-te de teu amigo, como eu tive piedade de ti?” Ensinai-nos a ultrapassar as coisas envelhecidas, as idéias preconceituosas, os condicionamentos que nos amarram, as tiranias que nos oprimem. Busquemos a verdade que nos liberta e tirai de nossos olhos as traves que nos cegam.


Leia também: Santo do dia 16 de novembro: Santa Margarida da Escócia


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!