.
Santo do dia 12 de outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Santo do dia 12 de outubro: Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A Padroeira do Brasil é lembrada hoje ao falarmos do Santo do Dia 12 de outubro. Celebrada em todo o país, mas principalmente na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo, Nossa Senhora da Conceição Aparecida é a protetora das famílias brasileiras.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 12 de outubro

santo do dia 12 de outubro

A história da representante do santo do dia 12 de outubro começou em meados de 1717. Foi neste ano que chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pel Vila de Guaratinguetá a caminho de Vila Rica, local hoje conhecido como Ouro Preto (MG).

Então, convocados pela Câmara de Guaratinguetá, três pescadores, Domingos Garcia, João Alvez e Filipe Pedroso, saíram para procurar peixes no Rio Paraíba. Eles desceram o rio, mas não conseguiram nada.

Após muitas e muitas tentativas frustradas, os pescadores chegaram ao Porto Itaguaçu e ali lançaram as redes e apanharam uma imagem sem cabeça. Em seguida lançaram novamente suas redes e então apanharam a cabeça. Na terceira vez que lançaram as redes, a pesca foi abundante e pegaram muitos peixes.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

A imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida então ficou durante anos com Filipe, um dos pescadores. Ele então certo dia presenteou seu filho com a imagem, e este fez com amor à Virgem um oratório simples. Então familiares e vizinhos começaram a se reunir todos os sábados para receber as graças do Senhor por intercessão de Maria. Com isso, a fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foram se espalhando pelas regiões do Brasil.

Por volta do ano de 1734, foi construída pelo Vigário de Guaratinguetá uma Capela no alto do morro dos Coqueiros. Ela foi aberta para visitação em 26 de julho do ano de 1745. Contudo, o número de fiéis da Santa não paravam de aumentar, até que no ano de 1834 começou-se a construção de uma igreja maior, atualmente conhecida como Basílica Velha.

Sessenta anos depois, em 1894, um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas chegou à Aparecida. Eles foram para lá trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para poderem rezar com a Senhora “Aparecida” das águas.

No ano de 1904 o Papa Pio X deu a ordem para que a imagem fosse coroada de forma solene. Já no dia 29 de abril do ano de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor.

No ano de 1929, o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida como Padroeira do Brasil. Já em 1967, quando se comemorava 250 anos devoção, o Papa Paulo VI ofereceu para o Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, um reconhecimento da importância deste.

Com o passar dos anos e o aumento da devoção à santa, a primeira Basílica foi ficando pequena. Então percebeu-se a necessidade da construção de outro templo, bem maior, que fosse capaz de acomodar tantos romeiros. Assim, por iniciativa dos missionários Redentoristas e também dos Senhores Bispos, no dia 11 de novembro de 1955 a Basílica Nova começou a ser construída.

No ano de 1984 a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente que a Basílica de Aparecida Santuário Nacional seria o “maior Santuário Mariano do mundo”.


Leia também: Santo do dia 13 de outubro: Beata Alexandrina Maria da Costa


Oração para o santo do dia

Na oração para o santo do dia 12 de outubro fazemos nossas preces para Nossa Senhora Aparecida e com fé repetimos a prece poderosa:

“Querida Mãe Nossa Senhora Aparecida,

Vós que nos amais e nos guiais todos os dias,

vós que sois a mais bela das Mães,

a quem eu amo de todo o meu coração.

Eu vos peço mais uma vez que me ajudeis a alcançar uma graça.

(faça aqui o seu pedido)

Sei que me ajudareis e sei que me acompanhareis sempre,

até a hora da minha morte. Amém”


Leia também: Santo do dia 14 de outubro: São Calisto I



Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!