.
Santo do dia 12 de novembro: São Josafá

Santo do dia 12 de novembro: São Josafá

São Josafá, o Santo do Dia 12 de novembro, é lembrado por ter dado seu próprio sangue em sinal de ano ao Supremo e Único Pastor das ovelhas, se tornando assim o precursor do ecumenismo. Hoje voltamos nossas atenções para sua história de testemunho de fé.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 12 de novembro

santo do dia 12 de novembro

Nascido no ano de 1580 em Wladimir, na Ucrânia, com o nome de João Kuncevicz, o santo do dia de hoje fazia parte de uma família ortodoxa, sendo assim muito ligada à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana.

Com as mudanças em sua vida também veio a mudança do nome do santo para Josafá. Ele era comerciante antes de ser tocado pelo Espírito Santo, e a partir dali abraçou a fé católica e passou a ser parte da Ordem de São Basílio, onde se tornou monge desde seus 24 anos de idade. Ali ele se tornou um apóstolo e sacerdote do Senhor.

O santo do dia 12 de novembro era um homem dotado de muitas virtudes e também de muitos dons. Ele foi superior de muitos conventos antes de se tornar Arcebispo de Polotsk no ano de 1618 e de lutar pela formação do Clero, o que fez pela catequese do povo e pela evangelização de todos.

Além de promover a caridade para com os pobres com seu testemunho, São Josafá se desgastou por inteiro para promover a união da Igreja Bizantina com a Romana. Assim ele conseguiu que muitos fossem viver unidos na Igreja de Cristo. Aqueles que entravam em comunhão com a Igreja Romana, assim como o santo do dia de hoje, passavam a ser chamados de ‘uniatas’, e assim eram excluídos e acusados de maus apóstolos e maus patriotas pelos ortodoxos.

Quando o santo de hoje tinha 43 de anos de idade e estava em uma viagem pastoral, ele foi atacado, maltratado e então martirizado. Além disso, após seu brutal assassinato, São Josafá foi preso a um cão morto e jogado em um rio. Foi assim que foi encerrada sua história de testemunho na Terra e começou sua história de exemplo no Céu, de onde ele ainda intercede pela unidade dos cristãos.


Leia também: Santo do dia 13 de novembro: Santo Estanislau Kostka


Oração para o santo do dia

Com fé hoje fazemos esta oração abaixo para o santo que se dedicou à união do Cristianismo durante toda sua vida:

Deus, nosso Pai, ouvindo o apelo de Jesus Cristo, São Josafá quis reconstruir a unidade da família dos filhos de Deus: Eu não te peço só por estes, mas também por aqueles que vão acreditar em mim por causa da palavra deles, para que todos sejam um, como tu, Pai, estás em mim e eu em ti. E como Jesus, São Josafá foi eliminado. E os que o mataram julgavam agradar a Deus.

Ainda hoje, Senhor, o vosso nome continua sendo usado em vão. Em vosso nome santo, cometemos as maiores atrocidades. Renegamos no íntimo de nós e mediante os nossos gestos a nossa verdadeira vocação cristã, que é criar a unidade e estabelecer a união e a comunhão entre os homens. Por isso, nós vos pedimos: dai-nos a graça de permanecermos unidos e presentes no meio da sociedade, para que aqueles que virem o nosso testemunho de unidade acreditem em vós, Deus de ternura e de bondade, Deus da comunhão, Pai, Filho e Espírito Santo.


Leia também: Santo do dia 14 de novembro: São José Pignatelli


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!