.
Santo do dia 09 de setembro: São Pedro Claver

Santo do dia 09 de setembro: São Pedro Claver

São Pedro Claver, Santo do Dia 09 de setembro, é lembrado por ter por mais de quarenta anos servido aos escravos, dedicando-se a cuidar deles, tanto do físico quanto do espiritual. O próprio papa Leão XIII, ao canonizar o santo homem declarou: “Pedro Claver é o santo que mais me impressionou depois da vida de Cristo”.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 09 de setembro

santo do dia 09 de setembro

Nascido no ano de 1580 em Verdú, na Catalunha, na Espanha, São Pedro Claver é o santo do dia de hoje. Seus pais tinham o grande desejo de que o filho se consagrasse a serviço do altar e por isso enviaram ele para Salsona, onde estudaria os primeiros elementos da gramática.

Quando o santo do dia 09 de setembro tinha 15 anos de idade, o então Bispo de Salsona lhe conferiu a primeira tonsura, lhe dando assim a coroa dos clérigos, corte redondo dos cabelos no topo da cabeça dos eclesiásticos. Já aos 21 anos de idade, São Pedro Claver entrou para a Companhia de Jesus, em Barcelona.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

São Pedro Claver, santo do dia de hoje, era um grande devoto da Virgem Maria, além de um profundo adorador de Jesus Eucarístico. Após seus estudos, ele foi ordenado a sacerdote e então enviada como missionário para a Cartagena, na Colômbia. Foi lá que o santo viveu seu apostolado entre os escravos e onde ficou por mais de quarenta anos de sua vida.

Na cidade de Cartagena, o santo do dia 09 de setembro em frente a um dos três portos negreiros da América Espanhola na época em que a cada ano lá chegavam 12 a 14 navios carregados de escravos. Estes homens e mulheres era trazidos ou “roubados” do continente africano e durante toda a viagem ficavam nos porões escuros dos navios que não tinham condições decentes de abrigo para um ser humano. Os escravos eram tratados com menos cuidado do que o dado aos animais selvagens, e assim muito morriam e os que restavam eram vendidos ao chegar.

Não há dúvidas de que o mercado de escravos foi uma das partes mais vergonhosas da história da colonização das Américas. Muitos missionários chegaram a levantar a voz contra a desumanidade que ocorria, mas acabavam sendo perseguidos e expulsos. Por muitas vezes o Papa chegou a repetir por muitas vezes que o comércio de escravos era proibido, mas a voz da Igreja não era capaz de comover a dureza dos comerciantes e tampouco das autoridades.

Durante mais de quarenta anos então o santo do dia de hoje se dedicou a evangelizar a aqueles escravos, de um por um. Assim, por ele passaram mais de trezentos mil escravos.

No ano de 1654, aos 74 anos de idade e 52 de vida religiosa, o santo partiu para a Glória Eterna. O Papa Pio X o declarou como especial patrono de todas as missões entre os negros.


Leia também: Santo do dia 10 de setembro: São Nicolau de Tolentino


Oração para o santo do dia

Com fé repetimos a oração para o santo do dia:

Ó Pai, pela vossa misericórdia, São Pedro Claver anunciou as insondáveis riquezas de Cristo. Concedei-nos, por sua intercessão, crescer no vosso conhecimento e viver na vossa presença segundo o Evangelho, frutificando em boas obras. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.


Leia também: Santo do dia 11 de setembro: São João Gabriel Perboyre


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: