.
Santo do dia 04 de outubro: São Francisco de Assis

Santo do dia 04 de outubro: São Francisco de Assis

O Santo do Dia 04 de outubro ocupa um lugar especial na na história da Igreja. São Francisco de Assis, o mais santo dos italianos, é conhecido por sua renúncia a toda a riqueza que possuiu e por ter desposado a “Senhora Pobreza”. Ele é exemplo de testemunho de fé.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 04 de outubro

santo do dia 4 de outubro

Nascido na cidade de Assis, na Úmbria (Itália), no ano de 1182, São Francisco é o santo do dia de hoje. Ele foi um jovem rico, vaidoso e orgulhoso, mas que hoje é relembrado por ter se tornado o mais italiano dos santos e o mais santo dos italianos. Isso porque aos 24 anos de idade ele renunciou a toda sua riqueza e passou a partir dali a dar seu testemunho de fé.

São Francisco foi para a guerra como cavaleiro, mas ficando doente ele precisou ouvir e obedecer a voz do Patrão, que a ele dizia: “Francisco, a quem é melhor servir, ao amo ou ao criado?”. Ele então respondeu que ao amo. “Porque, então, transformas o amo em criado?”, replicou a voz.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

No início da conversão do santo, ele foi para Roma como peregrino; Lá viveu como um eremita solitário. Foi então que recebeu a ordem do Santo Cristo, na igrejinha de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”.

O santo do dia 04 de outubro então partiu em missão de paz e bem. Ele seguiu com alegria o Cristo pobre, casto e obediente.

No campo de Assis havia uma ermida de Nossa Senhora chamada Porciúncula. Ali era o local favorito do santo e também de seus companheiros, pois na Primavera de 1200 ele já não estava só. São Francisco havia atraído valentes que pediam também esmola, pregavam, trabalhavam no campo, visitavam e consolavam pessoas doentes. Foi a partir dali que o santo do dia de hoje começou a dedicar a fazer viagens missionárias. Ele foi para Roma, Egito, Cripre, Síria, entre outros locais, sempre peregrinando até aos Lugares Santos.

Quando retornou para a Itália, no ano de 1220, São Francisco entrou a Fraternidade dividida. Uma parte dos Frades não conseguia compreender a simplicidade do Evangelho.

No ano de 1223 ele foi para Roma, onde obteve a solene aprovação da Regra, como um ato culminante de sua vida. Já na última etapa de sua vida terrena, em 1224, São Francisco recebeu no Monte Alverne os estigmas de Cristo.

O santo já estava enfraquecido por muitas penitências e cego por chorar pelo amor que não é amado. Então ele encontrou-se rodeado pelos seus filhos espirituais e assim, recita ao mundo o cântico das criaturas.

São Francisco de Assis morreu em 3 de outubro de 1226 e foi canonizado em 16 de julho de 1228 por Gregório IX.


Leia também: Santo do dia 05 de outubro: Santa Maria Faustina Kowalska


Oração para o santo do dia

Hoje com fé repetimos a oração de São Francisco de Assis:

Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz.

Onde houver ódio, que eu leve o amor;

Onde houver ofensa, que eu leve o perdão;

Onde houver discórdia, que eu leve a união;

Onde houver dúvida, que eu leve a fé;

Onde houver erro, que eu leve a verdade;

Onde houver desespero, que eu leve a esperança;

Onde houver tristeza, que eu leve a alegria;

Onde houver trevas, que eu leve a luz.

Ó Mestre, Fazei que eu procure mais

Consolar, que ser consolado;

compreender, que ser compreendido;

amar, que ser amado.

Pois é dando que se recebe,

é perdoando que se é perdoado,

e é morrendo que se vive para a vida eterna.

– São Francisco de Assis


Leia também: Santo do dia 06 de outubro: São Bruno


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: