.
Santo do dia 04 de novembro: São Carlos Borromeu

Santo do dia 04 de novembro: São Carlos Borromeu

O Santo do Dia 04 de novembro é conhecido por ter sido um homem que buscava os pobres doentes que eram esquecidos pela sociedade. São Carlos Borromeu os consolava e lhes dava os santos sacramentos.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 04 de novembro

santo do dia 04 de novembro

Nascido no dia 02 de outubro de 1538, São Carlos Borromeu era o segundo filho de Gilberto. Ele era ainda criança quando revelou ser portador de um ótimo talento e de uma inteligência rara. Além disso, junto destas qualidades, o santo manifestou que tinha uma forte inclinação para a vida religiosa, tanto por sua piedade quanto por seu temor a Deus.

Quando pequeno, São Carlos Borromeu tinha prazer em construir altares minúsculos. Em frente a eles, na presença de seus irmãos e amigos de idade, ele repetia as funções sacerdotais, imitava o que havia observado na Igreja. Ele tinha amor à oração e se aborrecia com os divertimentos profanos, mostrando assim sinais positivos de sua vocação sacerdotal.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Aceito a ajuda! >

No ano de 1562, aos 24 anos de idade, Sao Carlos Borromeu entrou para a vida de sacerdócio. E foi no silêncio da meditação que o santo do dia lançou grandiosos planos para a reorganização da Igreja Católica. Suas ideias apontavam para a conclusão do Concílio de Trento, o que era de fato o que a Igreja mais precisava naquele momento, como base e fundamento de sua renovação e consolidação da vida religiosa.

São Carlos, de forma ininterrupta, chamava a atenção de seu tia, que era Cardeal e foi eleito Papa, como o nome de Pio IV, para a necessidade que ele via e que era reclamada por todos os amigos da Igreja. O Concílio de fato se realizou e o santo do dia de hoje quis ser o primeiro a executar as ordens daquela nova lei, mesmo que para isso precisasse deixar a posição que ocupava e passar para uma inferior.

O santo do dia tinha consciência de que a caridade era capaz de abrir os corações também para a religião e, por este motivo, doou grande parte de sua receita para os pobres, deixando para si somente aquilo que era indispensável. Ele distribuiu tanto heranças quanto os rendimentos que vinham dos bens de sua família entre os desvalidos.

Mesmo após a cidade ser atingida por uma peste e o povo ser abandonado pelos poderes públicas, o santo do dia seguia procurando os pobres doentes dos quais ninguém se lembrava. São Carlos lançou mão de tudo o que tinha para amenizar a vida dos doentes.

São Carlos Borromeu partiu para a glória eterna em 03 de novembro de 1584 e foi canonizado em 1610 e então se fixou o dia 04 de novembro como a data de sua festa.


Leia também: Santo do dia 05 de novembro: São Zacarias e Santa Isabel


Oração para o santo do dia

Com fé repita a oração para o santo do dia de hoje:

Ó Deus, que aos vossos pastores associastes São Carlos Borromeu, animado de ardente

caridade e da fé que vence o mundo, daí-nos, por sua intercessão, perseverar na caridade

e na fé, para participarmos de sua glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na

unidade do Espírito Santo. Amém. São Carlos, rogai por nós.


Leia também: Santo do dia 06 de novembro: São Nuno de Santa Maria


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!