.
Santo do dia 04 de fevereiro: São João de Brito

Santo do dia 04 de fevereiro: São João de Brito

O Santo do Dia 04 de fevereiro nasceu na cidade de Lisboa, em Portugal, em 1647. Ele era filho de Salvador Pereira de Brito e D. Brites Pereira. Seu pai, em 1640 foi enviado pelo rei Dom João IV para o Brasil, onde seria governador, e aqui faleceu. São João de Brito, seus irmãos e sua mãe ficaram na corte.

Descubra o Santo e Oração para o Dia de Hoje!

Santo do dia 04 de fevereiro

São João de Brito tinha a saúde bastante fragilizada. Certa vez os médicos chegaram a dizer que não haveria mais esperanças para a criança. Sua mãe, no entanto, voltou seu coração para Deus e orou e intercedeu. Ela fez uma promessa para São Francisco Xavier e foi assim que João de Brito recuperou sua saúde de forma milagrosa. Para cumprir a promessa feita por sua mãe, São João passou um ano inteiro com uma batina. Além disso, Deus estava trabalhando a vocação do santo do dia 04 de fevereiro em seu coração e assim, aos 15 anos de idade, ele entrou para a Companhia de Jesus.

No ano de 1673 São João de Brito foi ordenado como sacerdote e acabou sendo enviado para a Índia, para que lá seguisse seu trabalho de evangelização. Viveu no estado de Goa inicialmente e depois foi para o sul do país. Por lá pode aprofundar seus estudos e toda a região conheceu o ardor daquele apóstolo. São João de Brito foi um homem que buscava comunicar o Evangelho com a vida, além de tentar sempre viver a inculturação, para que assim muitos acabassem se abrindo, se rendendo para o amor de Nosso Senhor, Deus. Ele tinha um diálogo constante com as culturas, mesmo que nem sempre tenha sido acolhido por todos.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Encontre já o seu Bem Estar Espiritual!

Aceito a ajuda! >

Ele evangelizou e levou ao batismo muitos que estavam junto aos povos de Maravá. Contudo, ao retornar desta missão, São João de Brito e outros catequistas foram presos por soldados pagãos e anticristãos. Estes fizeram de tudo para que João renunciasse sua fé, mas ele preferiu renunciar sua própria vida a isso. Estava aberto para sofrer o martírio que fosse preciso. O rei da época chegou a condenar João, contudo um dos príncipes quis ouvir a doutrinar que ele ensinava e que fazia muitos mudarem de vida e abondarem os deuses. Assim, o príncipe pagão percebeu e concluiu que a doutrina espalhada era justa e santa e ordenou que São João e os demais fossem libertados.

Ele voltou para Portugal, seguindo ordens, mas seu coração lhe dizia para retornar para a Índia e mesmo passar pelo martírio, e foi assim que aconteceu. Após um tempo, dando seu testemunho em muitos colegas jesuítas, ele retornou à Índia. Foi preso novamente. Em 1693 foi morto.


Leia também: Santo do dia 05 de fevereiro: Santa Águeda

Oração para o santo do dia

Faça sua oração para o santo do dia de hoje, com muita fé, repetindo:

Senhor, que fortaleceste com invencível constância o mártir São João de Brito para pregar a fé entre os povos da Índia, concedei-nos, por seus méritos e intercessão, que, celebrando a memória do seu triunfo, imitemos os exemplos da sua fé. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amém.


Leia também: Santo do dia 06 de fevereiro: São Paulo Míki
Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: