.
Saiba o que há dentro de um Terreiro de Umbanda

Saiba o que há dentro de um Terreiro de Umbanda

O que é o Terreiro de Umbanda?


O terreiro de Umbanda – também chamado de Templo de Umbanda, Centro de Umbanda ou ainda Casa de Umbanda – é o local onde ocorrem as reuniões, festas e rituais dos devotos dessa religião afro-brasileira. O terreiro de umbanda é um complexo formado por várias situações, desde as entidades que se manifestam até os médiuns que são os intérpretes dos espíritos.  Cada centro de umbanda varia de acordo com a sua ramificação e com o seu mestre ou pai-de-santo, os compartimentos e locais dos terreiros podem ter diferentes denominações e funções de acordo com cada vertente. Veja aqui o que é mais comum encontrar nos terreiros de Umbanda espalhados pelo país.

Com dúvidas e questões sobre esse amor?

Fale agora com a nossa Esotérica.
Saiba qual é o seu Arcano Regente e encontre a orientação espiritual que procura.
Consulta online personalizada e confidencial.

 

Do que é composto um terreiro de Umbanda?


São vários locais sagrados para os umbandistas, veja exemplos:

Tronqueira

É um compartimento fechado com uma pequena porta que fica localizado do lado externo do terreiro, à esquerda de quem entra. A tronqueira é destinada à segurança do terreiro e tem por finalidade o assentamento das forças dos Exus e é também onde é firmado o assentamento das entidades que protegem a casa e comandam as atividades espirituais. Ao passar em frente o visitante deve saudar com todo o respeito essa Tronqueira.


Firmeza ou Assentamento de Ogum

É o altar do Orixá Ogum, destinado a receber as oferendas. Pode ficar localizado do lado de fora ou de dentro do terreiro.


Canjira

É o altar de Exu e da Pombagira. É o local onde se realizam as obrigações e oferendas.


Pegi

É o altar sagrado do Terreiro de Umbanda onde são realizados os rituais.


Congá

É o local mais importante dentro de um terreiro de umbanda. É um espaço consagrado, onde as energias são permanentemente renovadas, através de preces e outros objetos que ali são dispostos, como velas, flores, copos com água, pontos riscados, pedras e imagens.


Roncó

O ronco é o altar particular do chefe do terreiro, somente ele e seus filhos podem ali estar. É onde é feito o ritual do batismo da umbanda.

Existem ainda vários outros locais característicos dos terreiros de umbanda, mas que não são encontrados em todas as vertentes, como a Casa das almas, o Quarto de camarinha, o Quarto de Santo, a Cozinha de Santo, entre outros. No entanto, todo terreiro de umbanda é um local de oração, de devoção e de respeito, onde se deve entrar de coração aberto, livre de preconceitos e abertos a vivenciar as experiências e rituais dessa religião.


Veja também:

Gostou? Compartilhe!