.
Quer ter amigos? Seja uma pessoa ética

Quer ter amigos? Seja uma pessoa ética

“Só as pessoas éticas têm amigos”, disse Leandro Karnal, historiador e professor de História das Américas na Unicamp. Você acha que ele tem razão?

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

A ética e a amizade


Esse respeitado e experiente Professor e Doutor em história fala em uma palestra disponível integralmente no Youtube sobre como vale a pena ser uma pessoa ética do ponto de vista racional.

Karnal utilliza do discurso do filósofo Étienne de La Boétie para afirmar que a ética é essencial na amizade, pois uma pessoa não-ética não possui amigos, possui cúmplices, e uma vida sem amizades é uma vida vazia. Uma vida sem amizades verdadeiras é uma vida inteira desperdiçada, garante o historiador. Para Leandro Karnal, as pessoas sem ética não possuem amigos, pois ele se entretemem. Eles não conseguem se abrir, dividir momentos, se entregar pois têm medo de uma delação, de que contem o que eles têm de mais íntimo, e portanto, preferem não ter amigos. Eles sempre pensam que alguém que os procura têm um interesse por detrás, nunca enxergam a amizade como algo genuíno, enxergam a amizade como um contato, para quem mais tarde virá a cobrança, a delação, a busca da recompensa.

Leia Também: Amizade – a família que o nosso coração escolhe

Amigos são poucos e escassos ao longo da vida, e isso é algo difícil de aceitar, especialmente por quem tem muitos amigos. Nós temos centenas de conhecidos, mas os bons amigos são mesmo poucos. Karnal diz que já fez um teste eficaz e infalível para aplicar sobre a amizade: ao retornar à sua casa, reúna os amigos e falem sobre o seu sucesso. Não fale sobre o fracasso, pois o fracasso provoca solidariedade entre todas as pessoas, compaixão, não importa o quão próximo essa pessoa é de você, se ele tem o mínimo de afeto e respeito, ele irá se comover ou pelo menos oferecer apoio quando você conta a ele sobre o seu fracasso. O fracasso, a dor, a doença não é sinal de amizade.  O teste de Karnal é dizer: “eu estou bem, estou saudável, estou amando e sendo amado genuinamente, estou ganhando mais dinheiro do que sempre ganhei e as minhas perspectivas são de melhorar” e olhe para o rosto da pessoa. Só um amigo irá ficar feliz por você, se emocionar, te dar um abraço, te dar os parabéns e desejar que tudo continue indo bem. Os conhecidos (ou mesmo falsos amigos) irão dizer: “Nossa, quanta sorte!”, “Você está sendo exibido”, “Que inveja!”, “Aproveita porque isso passa, viu?!” eles vão se incomodar com a sua felicidade.

Leia Também: Quer ser feliz? Então pare de falar mal dos outros

Segundo Karnal, quem se incomoda com a sua felicidade não gosta de você, não tolera o seu sucesso, quem se incomoda concorre com você. Uma verdadeira amizade é ética, verdadeira e compartilha a felicidade dos seus verdadeiros amigos.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!