.
Afinal, o que é o purgatório? Saiba tudo

Afinal, o que é o purgatório? Saiba tudo

Muitos cristãos ouvem e leem sobre o purgatório na Bíblia mas têm dificuldade em entender o significado desta palavra. É um lugar? É um estado? Descubra abaixo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O conceito de purgatório

Segundo o dicionário, um purgatório é:

“ Lugar onde se purificam as almas que, não merecendo o Inferno, não podem, contudo, entrar no Céu sem expiarem a culpa. ”

Entretanto, essa é uma noção considerada limitada pela Igreja Católica. Segundo a religião, o purgatório é um estado ou condição de purificação das almas que morrem em estado de graça para a preparação da entrada no Reino dos Céus. Em algumas passagens, diz-se também de estado de castigo temporário para expiação dos pecados. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica: “O purgatório é o estado dos que morrem na amizade com Deus, mas embora certos de sua salvação eterna, têm ainda a necessidade de purificação para entrar na bem-aventurança celeste” (n. 210).

Segundo o Frei Josué, em entrevista ao portal Catequisar, o purgatório é uma das realidades que acontecem depois da morte. Depois da separação do corpo da alma, o nosso espírito é julgado por Deus e tem dois destinos: a felicidade eterna do Reino dos Céus ou eternidade infeliz no Inferno. Só entram direto no Reino dos Céus as almas puras, os puros de coração. Mas quem peca na terra tem uma segunda chance de merecer o reino de Deus na antessala do Céu chamada de purgatório. “O que as leva para lá é a culpa dos pecados, mas estes também têm as penas temporais”. No purgatório, a pessoa passa por um processo de punição ou purificação para ver a Deus.


Por quanto tempo as almas ficam no purgatório?

Essa é uma pergunta impossível de responder, pois o tempo de Deus é muito diferente do nosso. As almas pecadoras ficam no purgatório o tempo necessário para receber a misericórdia divina. Elas ficam neste estado até se verem livres dos pecados e culpas que cometeram na Terra e então poder se ver diante de Deus no céu. O tempo que fica nesse estado depende da gravidade dos pecados cometidos e das consequências que eles tiveram. Vários relatos de santos e mártires que passaram pelo purgatório estão na Bíblia, e todos eles são relatos muito dolorosos, de muito sofrimento. Entretanto, existe algo importante: a esperança de chegar no Reino dos Céus.


Clique Aqui: Oração Poderosa pelas almas que sofrem


Quem vai para o purgatório, pode ser encaminhado ao Inferno?

Segundo o Frei Josué: não. Quem é direcionado ao estado do Purgatório sabe que jamais irá para o inferno, essa é uma grande alegria, e por isso não se desesperam. Entretanto compreendem que para o alívio da totalidade seus pecados, precisaram pagar por eles e se arrepender no purgatório e não sabem quanto tempo essa punição irá levar. “Por isso, cada vez que formos pecar aqui na terra, devemos pensar, porque é desesperador saber que Deus está ali, atrás da porta, mas você não consegue vê-Lo.” – disse o Frei.


Todas as almas passam pelo Purgatório?

Nem todas, pois existe o arrependimento perfeito. Uma pessoa pura de coração e que tem o arrependimento perfeito pelas suas falhas e as consequências delas, pode ser diretamente encaminhada ao Reino dos Céus. Um exemplo disso foi Dimas, o bom ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus. Ele se arrependeu dos seus pecados de forma perfeito antes de falecer, e o Senhor o acalmou com suas palavras dizendo: “Ainda hoje estarás comigo no Paraíso”(Lc 23,43). Entretanto, o arrependimento perfeito e a passagem direta para o Céu é algo raro. Por mais que nos arrependamos, confessemos nossos pecados, a mente humana é perversa e o pecado nos ronda o tempo todo. Muitas vezes desencarnamos com o pensamento de culpa, do pecado, de ter ofendido a Deus e precisamos nos livrar desses sentimentos no purgatório.

O purgatório pode ser eterno para algumas almas?

Não, nenhuma alma fica eternamente no purgatório.


Clique Aqui: Oração das almas para pedidos desesperados


Como evitar ou encurtar o meu tempo no purgatório?

Existem diversa formas, como:

  • A caridade: quem é caridoso e ajuda aos outros sem esperar por recompensa faz isso por amor a Jesus e paga parte do seu tempo de expiação aqui na Terra.
  • Aceitar os sofrimentos com paciência: o exercício da paciência e humildade fazem parte da compreensão dos desígnios de Deus e por isso também perdoa parte dos pecados que seriam eximidos.
  • Quando se respeita as leis de Deus: viver sobre os mandamentos divinos “Amar a Deus sobre todas as coisas” e “Amar ao próximo como a si mesmo” reduz os seus sofrimentos na expiação de penas.

Devemos rezar pelas almas no purgatório?

Sim. A igreja acredita que ao orarmos pelas almas que estão pagando pelos seus pecados, podemos interceder e pedir a Deus por misericórdia de sua alma. É uma prática bíblica: rezar pelos mortos. Podemos aliviar o sofrimento e ajudar no pagamento de suas dívidas perante a Deus. Clique aqui e faça a oração pelas almas do Purgatório.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: