.
Pollyana, mais do que a filosofia da ingenuidade

Pollyana, mais do que a filosofia da ingenuidade

Todos já ouviram alguma vez na vida o termo Pollyana sendo usado para designar uma pessoa muito ingênua, que não captava certas nuances da realidade e vive num mundo cor de rosa, bem a origem desse termo vem de uma personagem infanto juvenil da escritora Eleanor H. Porter, a protagonistas de seus romances é a doce  Pollyana, que sempre observa o lado positivo de todas as coisas, virou sinônimo de pessoas fora da realidade, muitas vezes visto como um adjetivo pejorativo.

Claro que no mundo atual em que vivemos olhar apenas o lado positivo das coisas realmente soaria como algo ingênuo e mesmo fora da realidade, mesmo assim Pollyana ainda carrega algo que talvez falte à muitas pessoas: a perspectiva que de que nem tudo é apenas degradação e maldade.

Pollyana possui um olhar ainda imaculado pela inocência infantil, nesta fase da vida mesmo em situações muito ruins o ser humano possui grande capacidade de superação e transformação de fatos ruins em forças para lidar com a vida. No fundo a escritora quer nos mostrar uma outra perspectiva de olhar o mundo, não totalmente fora da realidade, seria incoerente para nós, ainda mais sendo adultos, mas talvez a principal lição dessa personagem seria “guardar um pedacinho de Pollyana dentro de nosso modo de ver a vida”.

O princípio de Pollyana

Aplicar essa pequena parcela de positivismo em nosso mundo tão conturbado pode ser transformador e ajudar muitas pessoas a lidar com problemas graves, tais como depressão e ansiedade, que são doenças graves que cada dia afeta mais pessoas no mundo todo, em função das circunstâncias incertas em que vivemos.

Durante a rotina comum do seu dia a dia procure ao menos uma vez enxergar algo de bom ou que possa ter feito bem para você nesse dia: uma pessoa que te fez sorrir, uma mensagem fofa do seu companheiro, um café numa tarde gostosa com amigos que você gosta, mesmo que no trabalho. Isso ajudará na redução de estresse, pode ajudar a diminuir ansiedade e combater a depressão; claro que apenas isso não irá curar ninguém, mas certamente será um pequeno passo em busca de uma vida mais equilibrada.

Cuide-se de você mesmo, tenha amor pela vida e logo a paz reinará sobre o seu caráter e você será cada vez mais feliz e importante para todos aqueles que te amarão!


Clique Aqui: O ritual para ter uma boa semana: saiba como ter uma semana positiva


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.