.
Pequenos gestos para promover seu próprio Efeito Borboleta

Pequenos gestos para promover seu próprio Efeito Borboleta

O Efeito Borboleta está inserido em muitos conceitos e aparece em diversas obras literárias, onde a frase mais célebre a sintetizar seu significado afirma que “o bater das asas de uma borboleta pode provocar um furacão do outro lado do mundo”. Conheça neste artigo o significado da Borboleta.

Por trás da metáfora, essa frase traduz que por mais insignificantes que pareçam, algumas pequenas ações podem desencadear reações em cadeia, capazes de mudar o mundo. Todas as atitudes tomadas hoje têm o poder de afetar diretamente o seu futuro.

Como promover o seu próprio Efeito Borboleta


Efeito Borboleta

Através do conceito de Efeito Borboleta expressamos o fato de que pequenos gestos são capazes de mudar a vida de todos nós, onde somos também os responsáveis pelo Efeito Borboleta individualmente provocado; mudamos constantemente pequenas coisas de não nos fazem mais felizes. No entanto, existem ainda alguns gestos e pensamentos muito simples que podem auxiliar a promover essa mudança.

  • Saiba comunicar-se diretamente com as pessoas: Não deixe que se criem ou procriem mal entendidos. Assuma o comando das comunicações e permita que suas palavras saiam sempre maneira muito clara.
  • Mostre sua presença e faça-se ser ouvido: Gradualmente, seja firme no que diz e no que pensa, esquivando-se para não ser diminuído. Pouco a pouco, esse comportamento mostrará sua personalidade forte o suficiente para ser notado, sem se sentir menosprezado ou excluído.

Leia Também: Os sinais de que o seu anjo da guarda está perto de você


  • Pense no hoje: É uma atitude simples, mas que exerce um poder surpreendente sobre você. Ao deixar de se preocupar tanto com o amanhã e viver o que está ao seu dispor no presente, como uma pequena viagem, um passeio só ou acompanhado, lhe permitirá desfrutar de pequenos gestos, mas eficientes para proporcionar montanhas de sorrisos e momentos únicos de felicidade.
  • Não haja sob a influência de sentimentos ruins: Sempre que se encontrar chateado ou irritado com algo, não faça nada. Pare e respire bem fundo, tirando um momento para refletir e se lembrar de todas as coisas boas que fazem parte de sua vida, bem como atividades que te fazem.

Essa atitude permite reduzir a ansiedade e te afastar de tais sentimentos negativos, agindo mais racionalmente, poupando um desgaste desnecessário e possíveis arrependimentos futuro.

Leia Também: Tolerância: como praticar essa virtude que pode nos livrar do ódio


  • Aja com boas ações sem esperar por recompensas: Agir de maneira altruísta, mesmo que com pequenos gestos, pode criar um Efeito Borboleta de bondade ao seu redor, elevando sua própria felicidade e contagiando a todos pouco a pouco para que um dia essa reação se torne um imenso furacão.

Podem ser pequenas atitudes, como ceder seu lugar no ônibus a um idoso, ajudar seu vizinho a colocar a caixa de correio ou participar de campanhas voluntárias; o importante é começar de algum lugar.

Leia Também: Amizade – a família que o nosso coração escolhe

  • Pequenos prazeres e grande momentos: Aproveitar os pequenos prazeres que a vida tem a oferecer talvez possa ser uma das melhores dicas a serem dadas. Aprecie aquela bela xícara de chá durante uma tarde chuvosa, pare alguns minutos para escutar somente o som que vem do mar e a brisa que também chega, enquanto repara na beleza e felicidade que cada um desses momentos possui.

Apreciar os pequenos prazeres da vida tem o poder de proporcionar um sentimento de paz e felicidade imediata, capazes de cruzar o tempo e renova-lo mesmo anos depois.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!