.
Parábola do Fermento – o crescimento do Reino de Deus

Parábola do Fermento – o crescimento do Reino de Deus

A Parábola do Fermento é uma das mais breves contadas por Jesus. Ela está em dois evangelhos do Novo Testamento, Mateus 13:33 e Lucas 13:20-21. Em ambos os evangelhos, a parábola vem em seguida da Parábola do Grão de Mostarda, com a qual compartilha o mesmo tema – o Reino de Deus que cresce a partir de pequenos começos. A passagem também é chamada de Parábola da Levedura.  Conheça a Parábola do Fermento e sua interpretação.

Parábola do Fermento

Em Mateus:

“Ainda outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao fermento, que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar toda ela levedada. (Mateus 13:33)”

Em Lucas:

“Disse-lhes mais: A que compararei o reino de Deus? É semelhante ao fermento, que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar toda ela levedada. (Lucas 13:20-21)”

Contexto e resumo da Parábola do Fermento

Jesus contou a parábola para uma grande multidão, que se reuniu ao seu redor à beira-mar. Para ser visto e ouvido por todos, Ele subiu em um dos barcos que estava ancorado e a multidão se acomodou na praia para escutá-lo.

Jesus contou uma série de sete parábolas a respeito do Reino de Deus: O Semeador, O Joio, A Semente de Mostarda, O Fermento, O Tesouro Escondido, A Pérola de Grande Preço e A Rede. As quatro primeiras foram pronunciadas à multidão, enquanto as três últimas foram ditas particularmente aos discípulos.

Na Parábola do Fermento, O Senhor compara o Reino de Deus com o fermento que uma mulher misturou em uma grande quantidade de farinha. A mistura resultou na fermentação da massa. Como já é de conhecimento geral, a função do fermento é dar volume e qualidade a uma massa, o que torna necessário seu uso para fazer bolos, tortas ou pães. A história é uma metáfora para o crescimento interno do Reino de Deus no mundo. Da mesma forma que o fermento penetra e se espalha dentro da massa fazendo-a crescer, o Reino se alastra pelos quatro cantos da Terra.


Clique aqui: Você sabe o que é parábola? Descubra neste artigo!


A explicação da Parábola do Fermento

A Parábola do Fermento forma um par com a Parábola da Semente de Mostarda e seus ensinamentos se completam. A primeira fala sobre o poder interior do reino, que exerce influência sobre tudo. Enquanto a segunda, foca na expansão externa do reino.

Através do princípio invisível da vida eterna, que o Espírito Santo planta no coração dos cidadãos do reino, é exercida grande influência na vida na terra (Parábola do Fermento). Este reino também se expande visível e exteriormente e conquista cada vez mais território (Parábola da Semente de Mostarda).

Jesus usou uma mensagem simples e objetiva na parábola, algo que pode ser compreendido facilmente. Ele descreve uma situação rotineira na vida de qualquer dona de casa da época: o processo de fazer o pão. Para fazer receita, a mulher colocou uma pequena quantidade de fermento em uma grande quantidade de farinha. Após realizar a mistura, restava apenas deixar a massa descansar, esperando o fermento fazê-la crescer.

Mateus e Lucas deixam claro que a mulher da parábola usou três medidas de farinha. Essa medida equivale aproximadamente a 13 litros. Portanto, três medidas são algo em torno de 39 litros de farinha. Estudiosos da Bíblia contestam a grande quantidade de farinha, dizendo que nenhuma dona de casa faria uma massa tão grande. É fato que parece uma quantidade exagerada, mas não podemos afirmar que é algo tão incomum, pois Sara, a esposa de Abraão fez uma quantidade semelhante em Gênesis 18:6.


Clique aqui: Conheça o estudo da Parábola da dracma perdida


As diversas interpretações da Parábola do Fermento

Apesar da parábola ser breve e simples, existem diversas interpretações sobre ela. Algumas pessoas dizem que a mulher representa a Igreja. Outros, entendem que as três medidas se referiam ao corpo, alma e espírito, ou ao coração, mente e alma. Também existem os que argumentam que as três medidas simbolizam os judeus, samaritanos e gentios.

Outro tema bastante discutido é sobre a levedura. Existem aqueles que defendem que o fermento (ou levedura) representa algo ruim e corrupto, que prejudica a comunhão com Deus. Quem defende este argumento ressalta que em toda a Bíblia o levedo indica algo do mal. Mas, essa posição não pode ser sustentada, uma vez que vai contra todo o contexto da parábola.

As representações podem sofrer alterações em vários símbolos da Bíblia. Como a palavra “serpente”, associada ao mal em diversos textos bíblicos, mas que representa o Filho do homem em Números 21:8 e João 3:14. Outro exemplo está em Mateus 10:16, onde somos aconselhados a ser “prudentes como as serpentes”.

Uma dica para interpretar aos textos bíblicos é observar o contexto, pois ele que decide o sentido simbólico da história. No caso da Parábola do Fermento, o contexto demonstra que o fermento representa o Reino de Deus e nada se relaciona ao pecado ou ao mal.


Clique aqui: Resumo e reflexão sobre a Parábola do Filho Pródigo


As lições da Parábola do Fermento

Vamos citar aqui duas lições desta parábola:

  • O invisível pode mostrar resultados visíveis: O fermento é um ingrediente invisível na massa, porém o seu efeito é facilmente notado. Assim funciona com o Reino de Deus. Quando ele é conhecido no coração e vida das pessoas, ainda que seja invisível no mundo atual, está presente e trará resultados visíveis. Nós podemos notar seu poder e presença.
  • Cada parte da massa é alterada pelo fermento: No momento em que a massa está descansando em seu processo de levedura, cada partícula está sendo modificada para que cresça. Como seguidores de Cristo, é nosso dever fazer o reino de Deus atingir cada segmento de nossas vidas.  Os cidadãos precisam combater condições de miséria, estar atentos às necessidades dos pobres, se dedicar para a melhoria da educação, ser solidários para causas sociais, defender a justiça, exigir honestidade dos governantes etc. Concluindo, devemos agir com decência e integridade em todas as áreas para que, assim, as Escrituras estejam presentes em todos os lugares. A obediência à Cristo precisa refletir em todas as esferas da vida.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.