.
Orixá Oxalá: o criador do mundo e dos seres humanos

Orixá Oxalá: o criador do mundo e dos seres humanos

O Orixá Oxalá detém o poder genitor masculino. Ele foi designado a criar o mundo, os seres humanos e as coisas que existiriam na terra. Todas as representações do Orixá Oxalá possuem o branco como cor principal. Ele pode ser incorporado de duas formas: Oxaguiã, um guerreiro jovem e Oxalufã, um velho apoiado em um bastão de prata . Descubra um pouco mais sobre o Oxalá Umbanda neste artigo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

  • oxalá umbanda

    Características de Oxalá Umbanda

    Os símbolos e cores das incorporações de Oxalá são diferentes. Os símbolos de Oxaguiã, o jovem guerreiro, são uma “mão de pilão”, uma idá (espada) e um escudo. Enquanto isso, o símbolo de Oxalufã é o cajado de metal, conhecido pelo nome Apaxoró. A cor de Oxalufã é o branco e as cores de Oxaguiã são branco com leve mescla de azul. Para saudar o Orixá Oxalá podem ser usados: “ÊPA BÀBÁ!” ou “OXALÁ BÀBÁ. O dia consagrado para Oxaguiã e Oxalufã é a sexta-feira. O Orixá Oxalá é cultuado como o maior e mais respeitado orixá pela Umbanda, Quimbanda, Omolokô, Candomblé, dentre outras religiões de matriz africana.

    O orixá Oxalá simboliza a paz, ele é calmo, sereno e muito respeitado por todos os orixás. As pessoas que possuem Oxalá como pai de cabeça costumam ser reservadas, tranquilas e confiantes. Elas carregam seus ideais e valores até o fim, mesmo que sejam contestadas ou descreditadas. Se preocupam com a ordem, organização e limpeza dos lugares.


Leia também: Passo a passo para fazer guia de proteção de Orixá e afastar inimigos


A sincretização de Oxalá com Jesus Cristo

O Orixá Oxalá tem sincretismo com Jesus Cristo ou, na Bahia, com o Senhor do Bonfim. Acredita-se que isso aconteceu devido à fatores históricos. Quando os africanos chegaram ao Brasil como escravos, foi imposto a eles se converter à religião católica. Como forma de resistência, os africanos associaram a imagem de Jesus Cristo ao Orixá Oxalá. As datas festivas de Oxalá e Jesus Cristo também se convergem em 25 de dezembro. Assim como Oxalá, diversos orixás eram representados por santos católicos para os africanos. Essa era uma maneira de manter o culto sem haver  repressão. Hoje, as imagens dos santos se confundem com as dos orixás.

O Orixá Oxalá pode ser encontrado nas seguintes forma no sincretismo religioso: Oxalá, como Jesus Cristo; Oxalufã, como Jesus no Monte das Oliveiras; Oxaguiã, como o Menino Jesus de Praga.

O Culto a Oxalá Umbanda

Aqueles que desejam cultuar o Orixá Oxalá devem separar as sextas-feiras. O ideal é que se vistam de branco e não comam carne, principalmente a vermelha. Na sexta feira, grande parte das pessoas ligadas à Umbanda ou Candomblé acendem uma vela branca para Oxalá. Este também é um dia muito propício para tomar um banho de alecrim da cabeça aos pés, para energizar. Podem ser utilizados como oferenda ao Orixá Oxalá o milho branco, pombo, vela branca e inhame pilado. Alecrim, boldo e manjericão são ervas sagradas de Oxalá.


Artigo Completo dos Orixás: Orixás da Umbanda: conheça as principais divindades da religião


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!