.
Ossain: Orações e histórias desse misterioso orixá

Ossain: Orações e histórias desse misterioso orixá

Dia 5 de outubro é considerado o dia de Ossain na Umbanda, um orixá misterioso considerado o “Senhor do segredo das folhas”. Conheça um pouco sobre ele e uma poderosa oração para rezar em outubro.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Atraia bons fluidos! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor. Saber mais >>

Quem é o orixá Ossain?

Ossain – também chamado de Ossaim – é o orixá das plantas sagradas e milagrosas e através delas consegue realizar a cura de diversos males. É um orixá originário dos Iorubás que defende as curas naturais, a utilização da natureza para uma vida mais saudável.

Ossain é um orixá reservado, misterioso e pouco se sabe sobre a sua história. Acredita-se que ele já se envolveu com Yansã, mas a sua maior afinidade é com Oxóssi. Ambos têm gostos parecidos, muitas semelhanças e sintonia.  Ossain é o único orixá que possui o domínio total das plantas e é através dele que se pode encontrar o axé oculto, um dos mais poderosos axés, oriundo da vibração da terra, da natureza e da chuva.


A história de Ossain

Ossain já tinha desde sempre interesse e curiosidade pelas plantas e suas potencialidades, por isso, as estudava com afinco. Um dia, encontrou Orunmila que descia do céu carregando muitas folhas. Orunmila questionou:

– Onde vai, Ossain?

– Vou buscar folhas para fazer remédios para doentes aqui na Terra – respondeu Ossain.

Ao ver a dedicação de Ossain a conhecer o poder das plantas e sua vontade de ajudar os seres humanos com seus dons, Orunmila convidou Ossain a conhecer cada uma das plantas, ensinou o poder de cada uma delas, seus segredos, seus nomes, suas combinações.  Depois disso, os dois orixás desceram à terra e espalharam todas as folhas pelos planetas, para a disposição de todos os seres vivos.


Conflito com Xangô

Xangô, forte e guerreiro, queria tomar de Ossain o posto de maior conhecedor das folhas. Ele observou os passos deste orixá e viu que ele colocava em um cabaça todas as espécies de plantas e pendurava em um galho de Iroko. Sem ter alcance à cabaça, Xangô pediu à sua esposa, Yansã, que mandasse uma forte tempestade, com intenção de derrubar a cabaça e conhecer as folhas que lá estavam. Yansã mandou uma chuva fortíssima que derrubou árvores inteiras, e é claro, derrubou a cabaça de Ossain.

Os demais orixás viram o que aconteceu e cada um correu para pegar uma ou algumas folhas e por isso as ervas são divididas pelos orixás. Cada um se tornou um grande conhecedor de ervas específicas, mas apenas Ossain possui o domínio e o conhecimento de todas elas. Só ele é rei absoluto das folhas e consegue invocar os seus poderes.


Leia também: Espiritismo e Umbanda: será que existem diferenças entre elas?


Especificidades de Ossain

  • Dia da semana: Quinta-feira
  • Cores: Verde e Branco.
  • Símbolos: Haste ladeada por sete lanças com um pássaro no topo (árvore estilizada).
  • Elementos: Terra, Floresta e Plantas selvagens.
  • Fio-de-contas: verde, branco, verde rajado de branco ou branco rajado de verde.
  • Domínio: Liturgia através das folhas e da Medicina
  • Saudação: Ewé ó! (significa Salve as Folhas). Existem ainda outras variações dessa saudação como Ewê ewê asá, ou Asá ô, ou Eruejé.

Orações a Ossain

Veja essas belas orações para se orar no dia 5 de outubro ou em qualquer outro dia que precisar do acolhimento e da sabedoria deste orixá:

Oração poderosa ao orixá Ossain

“Ossain, senhor da cura e do axé das folhas!

Que os obstáculos e entraves sejam afastados dos meus caminhos;

Que as encruzilhadas da vida sejam livres e abençoadas;

Senhor das Folhas!

Que no outono as folhas protejam meus caminhos;

Que na primavera as folhas enfeitem meu destino;

Que no inverno as folhas aqueçam minha jornada;

Que no verão as folhas alegrem minha vida.

Amém!”


Oração a Ossain contra dores e encruzilhadas

“Meu pai, mestre! Meu Senhor, do Desconhecido! Que as encruzilhadas das dúvidas, sejam afastadas de minha vida. Que o seu pássaro voe, À chegada de meu espírito, Meu pai, mestre e senhor das Folhas! Que as folhas de Outono, possam alegrar a minha alma, que as folhas de primavera, possam enfeitar o meu destino, que as folhas do Inverno, me cubram com sua proteção, que as folhas de verão, me tragam sabedoria e conforto, meu pai, mestre e senhor das curas! Que seu pássaro cante 3 vezes, para levar minha saudade. Que seu pássaro cante 7 vezes, para levar minha dor. Que seu pássaro cante eternamente, para receber seu amor. Ewê ô!”


Leia também: Orações da Umbanda para rezar em Outubro


Os filhos de Ossain

É raro encontrar os filhos de Ossain, pois assim como o orixá eles são pessoas reservadas e misteriosas. Muito inteligentes, não julgam ninguém à primeira vista, são pacientes e analisam as características dos outros, calado. São muito curiosos e desde sempre querem saber o porquê de tudo, gostam de investigar possíveis caminhos, descobertas e são muito dados aos estudos. Detestam a pressa e pessoas ansiosas, fazem tudo com muita calma, analisando nos mínimos detalhes. Na maior parte das vezes, prefere trabalhar sozinho do que em grupo.

A sinceridade e o seu senso de justiça são notáveis, entretanto, têm dificuldades em relacionamentos sociais, não gostam de estar com muita gente  nem demonstram interesse pela vida alheia. Possuem uma grande energia interna e mesmo com sua aparência esguia são capazes de realizar muito mais coisas do que aparentam.

Muitos acham que eles são frios, que não dão carinho. Mas isso não é verdade, eles são muito carinhosos e amorosos, mas precisam de algum tempo para se afeiçoar às pessoas antes de demonstrar sentimentos e precisam também de tempos em solidão para se sentir equilibrado.


Sincretismo de Ossain com São Benedito – e a festa do dia 5 de outubro

Ossain tem sincretismo com São Benedito da Igreja Católica. Esse santo era afrodescendente e protetor dos escravos. Por isso, o dia de São Benedito é também o dia de Ossain.

Neste dia, é realizado o ritual chamado de Sasanha ou Sassayin, quando os umbandistas retiram a energia vital das plantas, o sumo das plantas que é considerado como o “sangue vegetal”. Através deste “sangue”, purifica-se objetos sagrados e o corpo dos iniciados para trazer mais equilíbrio e renovação às Casas de Umbanda. Durante o ritual. São entoadas cantigas para esse orixá, para as folhas e a floresta.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: