.
Os padres usam a cor vermelha no domingo de Pentecostes – por quê?

Os padres usam a cor vermelha no domingo de Pentecostes – por quê?

Se você tem o hábito de frequentar a missa aos domingos já deve ter percebido que os padres usam a cor vermelha durante o dia de Pentecostes. Você sabe o porquê de utilizar essa cor? Veja abaixo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Vermelho em Pentecostes – tem relação com sacrifício?

Por muitos séculos, a Igreja Católica define cores específicas para as diferentes celebrações e comemoração dos ritos litúrgicos. As cores não são definidas aleatoriamente, cada uma delas tem um significado espiritual e uma razão de ser.

A cor vermelha – que normalmente é escolhida para o louvor dos mártires, incluindo a Paixão de Cristo na Sexta Feira Santa – é utilizada no Dia de Pentecostes, o Rito Romano. À primeira vista, pode parecer uma escolha pouco acertada pois o Dia de Pentecostes não tem relação com o sangue de sacrifício feito pelos mártires e por Jesus em nome da religião.


A cor das chamas

A Enciclopédia Católica explica este fato. Segundo ela, o vermelho não representa apenas o sangue derramado pelos mártires em nome dos Céus, o vermelho é a linguagem do fogo e do sangue. Ele indica a caridade e generosidade dos mártires em abrir mão da própria vida pela sua fé e devoção. Em Pentecostes, o vermelho faz referências às chamas que desceram sobre os Apóstolos, e também ao fogo da caridade que foi ateado a eles depois daquele dia.

Na arte cristã, o vermelho também se faz presente muito frequentemente associado ao Espírito Santo, que é a figura central do Pentecostes. É comum ver a pomba do Espírito Santo representada rodeada de fogo, bem como alguns santos serem retratados com o coração em chamas. Isso simboliza o fervor da sua fé e caridade.


Leia também: Cromoterapia Espiritual – espiritualidade na terapia das cores


Nem todas as Igrejas usam vermelho em Pentecostes

Os cristãos ortodoxos e os católicos orientais não têm o hábito de utilizar o vermelho no Dia de Pentecostes. Eles costumam utilizar o verde, para enfatizar a criação gerada pelo sopro de vida do Espírito Santo. Ambas as cores são indissociáveis do Espírito Santo, representando-o como Guia e Paráclito para guiar o mundo ao Reino de Deus.


O que é o Dia de Pentecostes?

Esta data  é uma importante celebração do Cristianismo que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e sobre a Virgem Maria. O Pentecostes é celebrado 50 dias após o domingo de páscoa. Essa data acontece 7 dias depois da Ascenção de Jesus Cristo. Esses 50 dias foram fixados pela Igreja Católica pois Jesus ficou 40 dias após a sua Ressurreição dando os últimos ensinamentos aos apóstolos antes de subir ao Reino dos Céus. A esses 40 dias, soma-se os 3 dias que ele permaneceu na sepultura mais 7 dias até sua Ascenção. Durante esses 50 dias, os discípulos de Cristo permaneceram no cenáculo até a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!