.
Orixás da Umbanda: conheça as principais divindades da religião

Orixás da Umbanda: conheça as principais divindades da religião

Na religião Umbanda, os Orixás representam a energia, sua força vem da natureza e auxilia os seres humanos em dificuldades durante a vida. Acredita-se que os Orixás da Umbanda não possuem vida na terra e, diferente do Candomblé, eles não incorporam. O que ocorre é a manifestação dos Falangeiros dos Orixás, eles são Entidades ou Guias que trabalharam para determinados Orixás Umbanda. Todas as pessoas possuem proteção e influência de um determinado Orixá.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O que são os Orixás de Umbanda?


Os orixás são os guias espirituais da religião brasileira, são entidades que representam as forças da natureza, eles são aliados das pessoas,  protegem e guiam aqueles que nascem como seus filhos. Os filhos do Orixá são aqueles que nasceram sob o manto da vibração do Orixá, e somente através dos ritos da religião pode-se saber de qual Orixá cada um é filho.

Eles seriam a expressão mais próxima dos santos na religião católica, mas com uma diferença essencial: os Orixás não são perfeitos, eles são imperfeitos como nós, possuem virtudes e defeitos humanos. Acredita-se, no entanto, que os Orixás não tiveram vida corpórea aqui na terra, eles simplesmente representam a energia oriunda da natureza e agem para nos auxiliar nas dificuldades do dia a dia. Os Orixás da Umbanda não incorporam (ao contrário do que acontece no Candomblé), eles se manifestam através dos Falangeiros de Orixá, que são guias que trabalham sob as suas ordens.

Vidente Leila
O seu Futuro será Revelado!

Vidência Personalizada Confidencial >> -
Quero saber meu Futuro!

Vidente Leila

Quantos e quais são os Orixás de Umbanda?

Essa é uma pergunta difícil de responder, pois há diversas correntes de Umbanda que utilizam diferentes Orixás. Muitas pessoas têm curiosidade sobre quais são os Orixás Umbanda. Existem 7 Orixás que estão presentes em todas as vertentes da Umbanda, eles são: Iemanjá, Ogum, Oxalá, Oxossi, Xangô, Iansã e Oxum. Saiba um pouco mais sobre cada um dos principais Orixás da Umbanda.

orixás umbanda

Orixás Umbanda – Oxalá

  • oxalá umbandaOxalá é o mais importante dos Orixás da Umbanda, fica abaixo apenas de Olorum, que é o Deus maior. Foi criado por Orolum, que usou o ar e a água dos primórdios da Terra. Oxalá é simbolizado pela estrela de cinco pontas e representante da fé e da paz. Para a religião da Umbanda, ele foi o criador dos seres humanos. O orixá ajuda na manutenção da fé individual e também na fé e religiosidade de cada pessoa. Ele determina o momento da morte de cada ser humano. O Orixá representa as energias positivas, o amor, a inocência e a bondade. A missão de Oxalá na terra foi a criação do ser humano e hoje é ele quem estimula a fé individual e o sentimento de religiosidade. Oxalá é símbolo de bondade, amor, pureza espiritual e tudo aquilo que é positividade. Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo e sua data comemorativa é junto com o aniversário de Jesus, 25 de dezembro.

Os filhos de Oxalá

Os filhos de Oxalá são pessoas do bem, responsáveis, tranquilas e calmas. São pessoas geralmente adoradas por todos, observadoras e espiritualizadas. Possuem uma presença marcante, pois carregam a autoridade e força de Oxalá.

  • Cores: branco e cristalino
  • Data comemorativa: 25 de dezembro
  • Dia da semana: sexta-feira
  • Ervas: Camomila, Cravo, Coentro, Arruda, Erva Cidreira, dentre outra
  • Signo: Aquário
  • Amalá: 14 velas brancas, água mineral, canjica branca dentro de alguidar de louça branca, fitas e flores brancas. O local de entrega deve ser muito bonito e cheio de paz, como uma colina limpa, ou junto de uma entrega para Iemanjá, na praia.

Conheça melhor o Orixá Oxalá


Orixás Umbanda – Iemanjá

  • Iemanjá Umbanda
    Iemanjá é o Orixá mais conhecido no Brasil, ela é a mãe dos Orixás, rainha do mar, protetora daqueles que moram no litoral, dos pescadores, dos viajantes do mar e de toda a vida marinha. Ela também é protetora das mães e da família como um todo.Rege de forma absoluta as famílias e os lares, sendo também muito influente na maternidade. É conhecida por devolver trabalhos e energias. Tudo que vai para o mar, vibrações ou trabalhos, é devolvido. O dia de Iemanjá é comemorado em 2 de fevereiro; suas cores são branco, azul claro e prata; ela vive nos rios, lagos e cachoeira; o signo ligado a ela é peixes e suas ervas são Pata de Vaca, Trevo e erva Quaresma.

Os filhos de Iemanjá

As pessoas que são filhas de Iemanjá costumam ser maternais, majestosas, dignas e fecundas. São rancorosas e sempre vão lembrar de fatos que as magoaram. Elas gostam de estar em lugares confortáveis e prezam por isso nos lugares onde moram. Mesmo aqueles que não tem dinheiro, tentam manter o mínimo de sofisticação em suas casas. São rigorosas como mãe e podem ser mal interpretadas como arrogantes. Têm dificuldade de perdoar, e quando perdoam nunca mais esquecem. Apreciam o conforto e o relaxamento, e buscam meios para consegui-los. Suas principais características são a amizade e o companheirismo. Conheça uma poderosa oração a Iemanjá ►

  • Cores: branco, azul claro e prata
  • Data comemorativa: 15 de agosto
  • Dia da semana: sexta-feira
  • Ervas: Pata de Vaca, Trevo e erva Quaresma
  • Signo: Peixes
  • Amalá: 7 velas brancas e 7 azuis, champanhe, manjar branco, e rosas brancas (outro tipo de flor branca).

Conheça melhor o Orixá Iemanjá

Orixás Umbanda – Ogum

  • Ogum Umbanda
    Ogum é o Orixá que representa as batalhas de nossas vidas, ele é conhecido como o Orixá guerreiro. É quem protege no plano espiritual e nas guerras terrestres. É o protetor contra guerras e demandas espirituais negativas, é também o senhor das estradas e o responsável pela manutenção da lei e da ordem. Como guerreiro, no sincretismo religioso ele é São Jorge. Ogum defende os seguidores da Umbanda das perseguições materiais e espirituais. Tem responsabilidade de manter a ordem e a lei. Protege as estradas e a jornada de cada um em sua rotina. As cores de Ogum são branco e vermelho; vive em matas fechadas; o signo ligado a ele é Áries; seu dia é comemorado em 23 de abril e suas ervas são aroeira, espada de São Jorge, comigo ninguém pode, dentre outras.

Os filhos de Ogum

Os filhos deste Orixá são inquietos, não param em um lugar, gostam de se mudar e de viajar. Eles se interessam por tecnologia, possuem muitas curiosidade e resistência. Muitas vezes, podem ser pessoas violentas. São francos, corajosos, com grande capacidade de se concentrar e sempre com respostas na ponta da língua. São responsáveis, dão respostas de prontidão e possuem grande capacidade de concentração e foco. Coragem e franqueza são suas principais características.

  • Cores: branco e vermelho
  • Data comemorativa: 23 de abril
  • Dia da semana: terça-feira
  • Ervas: aroeira, espada de São Jorge, comigo ninguém pode
  • Signo: Áries
  • Amalá: 14 velas branca e vermelha ou 7 brancas e 7 vermelhas, cerveja branca em coité, 7 charutos, peixe de escama e de água doce, ou camarão seco, amendoins e frutas, de preferência, dentre elas, manga (melhor a espada).

Conheça melhor o Orixá Ogum


Leia também: 7 Regras Básicas para quem nunca foi num terreiro de Umbanda


Orixás Umbanda – Oxossi

  • Oxóssi Umbanda
    O Orixá Oxossi representa as matas e os caboclos. Ele é conhecido por caçar as almas de homens.  Para aqueles que o seguem, proporciona coragem e segurança. Protege os animais e tem o bom senso alinhado à sua enorme força. Ele também é um Orixá protetor e Guerreiro, como Ogum. Defende àqueles que pedem sua guarda.Os filhos de OxossiOs filhos de Oxossi costumam ser pessoas mais fechadas e reservadas. São amigos verdadeiros e demoram a confiar nas pessoas. Gostam de estar próximos à natureza, são trabalhadores e dificilmente demonstram seus sentimentos. São pessoas que chamam atenção, mesmo não fazendo nenhum esforço para isso.
  • Cor: verde
  • Data comemorativa: 20 de janeiro
  • Dia da semana: quinta-feira
  • Ervas: Folhas de Abacateiro, Folhas de Laranjeira, Erva Cidreira, Folhas de Aroeira.
  • Signo: Touro
  • Amalá: 7 velas verdes e 7 brancas, cerveja branca em coité, 7 charutos, peixe com escama de água doce ou uma moganga bem assada com milho dentro coberto com mel.

Conheça melhor o Orixá Oxóssi


Leia também: O significado mágico das pedras para a umbanda


Orixás Umbanda – Xangô

  • Xango Umbanda
    Xangô, dentre os Orixás da Umbanda, representa a sabedoria e a justiça. Ele rege a lei do retorno, em que se castiga os malfeitores e exalta os injustiçados. Também é recorrido para das soluções à assuntos pendentes. As pessoas que seguem Xangô muitas vezes passam por problemas de perseguições no plano carnal ou espiritual. Xangô é protetor de todos aqueles que lidam com a lei. Sabedoria e autoridade são fortes características deste orixá.

Os filhos de Xangô

Os filhos de Xangô têm suas próprias leis e não aceitam ideias opostas às suas. Eles têm teimosia e impulsividade como fortes características em suas personalidades. Geralmente, são pessoas muito autoconfiantes e enérgicos.Voluntariosos, possuem uma alta estima elevada e têm certeza que suas opiniões são essenciais para qualquer discussão.

  • Cor: Marrom
  • Data comemorativa: 30 de setembro
  • Dia da semana: quarta-feira
  • Ervas: folhas de café, folhas de limoeiro, folha de mangueira, erva Lírio.
  • Signo: Leão
  • Amalá: 7 velas marrons e 7 velas brancas, cerveja preta (mesmo princípio explicado para Ogum e Oxóssi), camarão e  quiabo.

Conheça melhor o Orixá Xangô


Orixás Umbanda – Iansã

  • Iansã Umbanda
    Iansã é a Orixá dos ventos e das tempestades na natureza. Ela é a rainha dos raios, é responsável pelas transformações e pelo combate à feitiçarias que são realizadas contras os seus seguidores. A orixá Iansã é guerreira e também conhecida como guardiã dos mortos, pois exerce domínio sobre os eguns. A força de sua magia afasta as influências maléficas e negativas, pois tem o poder de anular os males e cargas de encantamentos e feitiços.

Os filhos de Iansã

Os filhos de Iansã têm uma personalidade indomável, são diretos naquilo que dizem aos outros e exageram nas coisas que são importantes. Também são competitivos, é difícil de lidar com eles e são bastante intensos nas suas paixões.

  • Cor: Amarelo Dourado
  • Data comemorativa: 4 de setembro
  • Dia da semana: quarta-feira
  • Ervas: erva de Santa Bárbara, Cordão de Frade, Açúcena, Folhas de Rosa Branca.
  • Signo: Sagitário
  • Amalá: 7 velas brancas e 7 amarelo escuro, água mineral, acarajé ou milho em espiga coberto com mel ou ainda canjica amarela e flores.

Conheça melhor o Orixá Iansã


Orixás Umbanda – Oxum

  • Oxum Umbanda
    Oxum é a Orixá que domina as mulheres, orixá da fertilidade, do amor e do ouro. Ela é a protetora das gestantes e da juventude, é a senhora das águas doces. Representa a beleza e a pureza, a moral e o modelo de mãe. Ela é evocada para a limpeza fluídica dos seguidores e do ambiente dos templos. Segundo a Umbanda, ela é o exemplo de mãe que nunca desampara seus filhos e ajuda a qualquer um que precise. Veja aqui uma poderosa oração a Oxum ►

Filhos de Oxum

Os filhos de Oxum amam espelhos (a figura de Oxum carrega um espelho na mão), jóias, ouro e se mostram sempre bem vestidos e preocupados com a sua aparência. Tratam as pessoas com um carinho maternal e são muito sentimentais e românticos. O ambiente preferido dos filhos de Oxum é a sua própria casa.

  • Cor: Azul ou Amarelo Dourado
  • Data comemorativa: 8 de dezembro
  • Dia da semana: sábado
  • Ervas: camomila, gengibre, erva cidreira.
  • Signo: Câncer
  • Amalá: 7 velas brancas e 7 amarelo claro, água mineral e canjica branca.

Conheça melhor o Orixá Oxum


Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao Conteúdo WeMystic.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!