.
Oração São José de Cupertino: oração para ir bem na prova

Oração São José de Cupertino: oração para ir bem na prova

Pouco conhecido, São José de Cupertino foi homem de poucas habilidades intelectuais que se tornou sábio e padroeiro daqueles que estudam e prestam concursos. Conheça a sua história e uma oração para ir bem na prova deste Santo a ele para ajudar nas provas e exames da escola ou da faculdade.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

São José de Cupertino e a oração para ir bem na prova

oração para ir bem na prova

Apesar de não concordarmos com a alcunha de “Frei burro”, era assim que São José de Cupertino se intitulava. Mas provando o poder divino, ele se tornou um homem iluminado pelo conhecimento divino e convidado por Deus para ser o protetor dos estudantes que precisam vencer suas dificuldades com os estudos e aprender.


As origens de São José de Cupertino

José nasceu em 1603 em uma pequena aldeia italiana chamada Cupertino. Quando sua mãe estava grávida dele, seu pai faleceu, deixando a esposa com 6 filhos e um monte de dívidas. Os credores não tiveram piedade da pobre viúva e tiraram-lhe a casa, tendo José nascido em um estábulo, à semelhança do menino Jesus. Sua infância foi difícil, esteve muitas vezes entre a vida e a morte, e a sua infância deficiente atrapalhou os seus desenvolvimentos intelectuais. Aos 8 anos sua mãe o colocou em uma escola. O menino tinha olhar longe, vago e muitas vezes ficava olhando para o nada, o que lhe rendeu um apelido de “Boccaperta” (boca aberta). Na adolescência trabalhou como aprendiz de sapateiro, mas aos 17 anos já começou a sentir a vocação religiosa e tentou entrar para os Frades Menores conventuais, onde tinha dois tios. Mas não foi aceito. Ele não desistiu, e tentou entrar no Convento dos Capuchinhos. Foi negado devido à sua ignorância.


Leia também: Oração do estudante – preces para ajudar nos estudos


As desventuras de José até se tornar franciscano

O menino era persistente, então em 1620 conseguiu entrar no convento como irmão leigo para ofícios diversos, como lavar a louça. Mas José era desastrado, e acabava por quebrar muitas louças do convento, o que fez com que ele fosse negado no convento. Ao ter de se despir de seu hábito franciscano, José comentou que era como se lhe arrancassem a própria pele.

José procurou abrigo de trabalho a familiares ricos, mas foi logo descreditado por ter sido considerado como inútil a eles. Ele então volta à casa de sua mãe, desanimado. A mãe de José recorreu então a um parente franciscano, que acaba por conseguir que José fosse aceito no Convento de La Grotella, como ajudante leigo de estábulo. Apesar de desastrado e distraído, José cativou a todos com sua humildade e espírito de oração. Por isso, em 1625 ele foi definitivamente aceito como religioso franciscano. Ele foi aceito pela sua piedade, austeridade e obediência extrema.


O Frei José quis se tornar sacerdote

Apesar de sua dificuldade extrema em aprender, ele, que mal sabia ler e escrever, queria ser sacerdote. Esforçou-se muito para aprender, mas sempre que chegava às provas, não conseguia responder às questões. Mas José era persistente e sentia em seu coração o chamado de Deus a ser sacerdote. No dia do Exame, José pediu auxílio de Nossa Senhora de Grottella, para conseguir passar. O Bispo de Nardo então, seguiu o ritual de abrir o Livro dos Evangelhos em uma página aleatório e pedir ao estudante que explicasse o versículo apontado. A José, ele apontou: “Bendito é o fruto de teu ventre”. Era justamente este o único ponto que José sabia explicar muito bem. Respondeu de forma admirável.  No dia da prova oral que iria concluir os exames para o sacerdócio, o Bispo ia chamando um a um para o exame. Os 10 primeiros convocados estavam indo tão bem, que o Bispo considerou que a preparação de todos naquele ano era exímia e que nem precisava interrogar os próximos, seriam todos aceitos. O Frei José era o 11º, caso fosse interrogado, certamente não passaria, mas Deus iluminou o Bispo para que ele tomasse essa decisão que tornou São José sacerdote e o padroeiro dos estudantes, principalmente daqueles que têm dificuldades nos estudos.


A vida de São José de Cupertino como sacerdote

Ele foi ordenado sacerdote em 1628 e sempre teve dificuldades para pregar e ensinar pelas suas deficiências intelectuais. Entretanto, sua dedicação fazia com que ele ganhasse as almas através da oração, da penitência e do bom exemplo como sacerdote.

Apesar de não ministrar missas pelas suas dificuldades, São José ganhou fama pelos seus milagres e provações. Ele tinha o dom de enxergar a alma das pessoas. Quando alguém em pecado se aproximava dele, ele via a pessoa em forma de animal e dizia: “Estás cheirando mal, vai te lavar” e encaminhava a pessoa à confissão. Após a confissão, ele sentia o aroma agradável a flores e assim via que a pessoa estava absolvida dos pecados.


Leia também: Feng Shui: como organizar o local de estudo para melhorar desempenho


São José e os animais

São José de Cupertino tinha uma aproximação muito grande dos animais, ele conseguia conversar com eles, sentia-se próximo a eles. Inúmeros relatos falam de sua convivência com os bichos. Ele via sempre um passarinho à sua janela, certa vez mando que este passarinho fosse até o mosteiro cantar o ofício às freiras. Dali à diante, o mesmo passarinho passou a ir todos os dias à mesma janela do mosteiro cantar o ofício, animando o cântico das religiosas. A história da lebre também é muito contada. Diz que São José avistou duas lebres no bosque de Grotella e as preveniu: “Não vos afasteis de Grottella, porque muitos caçadores vos perseguirão”. Uma das lebres não o ouviu, e foi perseguida por cães. Encontrou uma porta aberta e atirou-se ao colo de São José, que a repreendeu: “Eu não tinha te avisado?”, disse-lhe o santo. Os caçadores, donos dos cães, logo vieram reclamar pela lebre, e São José disse: “Esta lebre está sob a proteção de Nossa Senhora, portanto não a tereis”, respondeu ele. E, depois de abençoá-la, a pôs em liberdade. Os dons de São José de Cupertino atravessaram fronteiras, reis, príncipes, cardeais e até o papa o procuravam.


O fim da vida do santo

Todo este movimento em torno do humilde religioso incomodou a inquisição que decidiu isolá-lo no convento de Fossombrone, onde ele ficou isolado inclusive da comunidade. O papa interviu e ele acabou sendo enviado a Ósio, em 1657. Lá ele exclamou: “Aqui será o meu lugar de descanso”. São José de Cupertino viveu até 1663, sendo canonizado por Clemente XIII em 1767.


Oração a São José de Cupertino

“Ó Deus, que por disposição admirável de vossa sabedoria, quisestes atrair todas as coisas do vosso Filho exaltado da terra, fazei que, na vossa bondade, livres dos desejos terreno, pela intercessão e exemplo de São José de Copertino, possamos conformar-nos em tudo ao vosso Filho. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém! ”


Oração para ir bem na prova de São José de Cupertino

Esta oração para ir bem na prova é muito eficaz para ser bem-sucedido em provas e concursos. Ela deve ser realizada antes de começar a prova, com muita fé:

“Oh São José Cupertino que por vossa prece obtivestes de Deus ser arguido em vosso exame apenas sobre a matéria que sabíeis. Concedei-me obter o mesmo êxito que vós na prova de… (mencionar o nome ou tipo do exame ao qual se há de submeter, por exemplo, prova de história, etc.).

São José Cupertino, rogai por mim.

Espírito Santo, iluminai-me.

Nossa Senhora, Imaculada Esposa do Espírito Santo, rogai por mim.

Sagrado Coração de Jesus, sede da Divina Sabedoria, iluminai-me.

Amém. ”


Depois de fazer essa oração para ir bem na prova lembre-se sempre de agradecer a São José de Cupertino pela luz do conhecimento após a prova.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: