.
Oração de São Tomé – padroeiro dos arquitetos, construtores e geógrafos

Oração de São Tomé – padroeiro dos arquitetos, construtores e geógrafos

A incredulidade de Tomé, narrada no evangelho tornou-se um provérbio famoso: “Sou como São Tomé, só acredito vendo”. Você conhece esta história? Sabe por que São Tomé não acreditou no Senhor? Saiba mais sobre esta história e a oração de São Tomé.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Oração de São Tomé – 4 versões

Existem orações a São Tomé para diversos fins, veja as principais abaixo:

Oração de São Tomé para pedir perdão

“Ó Senhor, peço-Vos perdão por todas as vezes em que fui incrédulo e não permiti que Vossa mão poderosa conduzisse minha vida. Agora meu Jesus, pelo exemplo de São Tomé, coloco-me aos Vossos pés e clamo com todo o meu amor e devoção: “Meu Senhor e meu Deus!”

São Tomé, rogai por mim, agora e sempre.
Amém.”


Oração de São Tomé para esclarecer uma dúvida

Essa oração é indicada àqueles que precisam de um esclarecimento em algum negócio difícil ou duvidoso. Ore com muita fé e peça que São Tomé ajude você a ter maior compreensão e afastar a dúvida:

“Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

Glorioso Apóstolo São Tomé, que, depois de haverdes duvidado da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo, obtivestes a graça de tocar com as vossas mãos as chagas sacratíssimas do corpo de Nosso Senhor Jesus Cristos, que então vos disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram”, eu vos peço, humildemente, a graça de obterdes da misericórdia do Senhor as luzes para meu espírito.

Desejo e peço-vos, São Tomé, o auxílio de que necessito neste momento.

Protegei-me e inspirai-me, São Tomé, apóstolo mártir. (Fazer uma pausa aqui e meditar sobre o assunto a respeito do qual existem dúvidas).

Pelo sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo. Que assim seja.”


Leia também: Oração das horas – vésperas, laudes e completas


Oração de São Tomé para renovar a sua fé

“Ó glorioso São Tomé, sua tristeza e aflição pela ausência de Jesus era tão grande que você não acreditou que Ele tivesse se levantado dos mortos e você e só você de verdade foi o único que tocou seus ferimentos.

Mas seu amor por Jesus foi igualmente grande e fez com que você desse sua vida por ele. Ele o amava de modo especial, pois voltou para que você e só você o tocasse querido servo São Tomé.

Peça por nós a Ele por nossos temores e pelo perdão dos nossos pecados, os quais causam os sofrimentos de Cristo. Ajude-nos a usar nossas forças em Seu serviço de modo que o título de abençoado seja estendido a todos aqueles que acreditam nele sem tê-lo visto.

Amém.”


Oração de São Tomé a arquitetos, construtores e geógrafos

Oração de São Tomé: padroeiro dos arquitetos

“Caro São Tomé, você que uma vez não acreditou que nosso do Senhor tenha tido uma gloriosa ascensão, mas mais tarde O viu e O tocou e exclamou “Jesus Meu Senhor e Meu Deus”.

De acordo do com uma antiga história você rendeu a Ele a maior assistência em construir em Sua honra uma igreja no lugar de um templo pagão.

Por favor abençoe os arquitetos, os construtores e os carpinteiros que através de você honraram a Jesus nosso Senhor.

Amém”.


Leia também: Confira a oração da sorte para melhorar sua vida


A história de São Tomé

São Tomé foi um dos doze apóstolos de Jesus e ficou famoso por ter sido incrédulo, por não acreditar que Jesus ressuscitaria dos mortos. Ele é citado em 4 evangelhos, sendo que o Evangelho de São João dedica uma epístola especial a ele. Em João 11:16, Tomé proclama que está pronto a morrer por Cristo, mostrando a sua fé na palavra divina. Depois ele afirma ao próprio Jesus: “Mestre nós, não sabemos onde você está indo: como vamos saber o caminho?” E Jesus respondeu “Eu sou o caminho e a verdade e a vida. Ninguém chega ao Pai, exceto através de mim”.

O momento mais marcante é quando Tomé deixa-se levar pela dúvida quando os demais discípulos dizem ter visto Cristo ressuscitado. “Se eu não ver as marcas dos pregos nas suas mãos e não colocar o meu dedo nas chagas das mãos e minha mão em seu lado, eu não acreditarei (Lu 20:25)”. Oito dias após a ressurreição, quando os discípulos se encontravam reunidos, Jesus entrou, pôs se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!”. São Tomé cai de joelhos e diz: ““Meu Senhor e meu Deus!” (Jo 20,26-28).

Estudos bíblicos sugerem que esta dúvida foi plantada na mente de Tomé por Deus, para provocar a fé dos homens, para que alguém pudesse duvidar da palavra divina e quisesse ter certeza, ao tocar nas chagas, do poder de Deus. São Gregório, o magno em uma de suas homilias diz claramente: “O que vocês pensam, quando São Tomé não acreditou e Ele voltou para ser visto, ouvido, tocado e acreditado! Uma maravilhosa Providência Divina visto que Tomé era o único ausente e tudo foi arranjado por Ele para que Tomé fosse ser a maravilha da misericórdia Divina aos descrentes e Tomé ao tocar as feridas, curou a grande ferida da descrença”.

São Tomé é considerado o padroeiro dos geógrafos, geólogos, geometristas, construtores, arquitetos e atende a todos que, como ele teve, sofrem com a dúvida. A sua festa é celebrada em 3 de julho.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 
Artigos mais recentes

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!