.
Ogum na Umbanda – conheça as características do orixá e de seus filhos

Ogum na Umbanda – conheça as características do orixá e de seus filhos

Quem é Ogum na Umbanda?


Oxum é um dos principais Orixás adorados na Umbanda, estando presente em praticamente todas as vertentes da religião afro-brasileira. Ele é o Orixá guerreiro, que protege contra as guerras e as demandas espirituais negativas. Ele representa as demandas da vida, é um orixá muito forte, destemido e estratégico, conhecido por ser o responsável pela manutenção da lei e da ordem no terreiro.

Pelo sincretismo religioso, nos centros de umbanda das regiões sul e sudeste do Brasil é comum associar Ogum a São Jorge, o santo guerreiro da Igreja Católica.

Precisa de uma orientação espiritual?

Fale agora com a nossa Esotérica.
Saiba qual é o seu Arcano Regente e encontre a orientação espiritual que procura.

 

Ogum ao detalhe


  • Cor de Ogum: vermelho e branco
  • Ervas: Pata de Vaca, Aroeira, Carqueja, Comigo Ninguém Pode, Losna, Folhas de Romã, Macaé, Espada de S. Jorge, Flecha de Ogum, Cinco Folhas e Folhas de Jurubeba.
  • Data comemorativa: 23 de abril
  • Dia da semana: terça-feira
  • Número: 7
  • Correspondência com o signo: Áries
  • Cores da guia: contas vermelhas
  • Saudação: Ogunhê!

Leia Também: Conheça os principais Orixás de Umbanda

Características dos filhos de Ogum na Umbanda


Estudos sobre a Umbanda mostram que os filhos de Ogum herdam de seu Orixá um temperamento agitado, impaciente e afoito. Os filhos de Ogum adoram desafios e os enfrentam sem nem mesmo saber se é uma tarefa impossível ou não, nem quando poderá concluí-lo. Uma marca muito forte de sua personalidade é tornar-se violento repentinamente por ter um gênio muito forte, mas ao mesmo tempo são pessoas de virtudes únicas como serem muito leais e corretos e todas as suas ações. São pessoas que se adaptam bem em qualquer lugar, adoram viagens e não possuem um lugar fixo no mundo.  São muito francos, dizem tudo sem rodeios e esse excesso de sinceridade pode, por vezes, magoar. Não admite a fraqueza, falsidade e a falta de garra.

Características de acordo com o gênero:

  • Os homens filhos de Ogum costumam ser confiantes, entusiasmados, generosos e solidários. São pessoas enérgicas, ousadas e muito ativas podendo também ser intolerantes, violentos, impulsivos, obstinados e até egoístas. Por serem muito exigente consigo mesmo e com os outros, podem se tornar difíceis de conviver.
  • As mulheres filhas de Ogum costumam ser sinceras, vigorosas, entusiasmadas, encantadoras, corajosas e românticas. Já os defeitos são serem um bocado mandonas, irritadas e impulsivas.

Leia Também: Candomblé e Umbanda – conheça as diferenças entre as duas religiões

Ponto de Ogum

O Oxalá Ogum tem um ponto de Umbanda só para ele, entoado nos rituais e encontros do terreiro:  

Ponto de Ogum – Beira-Mar, auê Beira-Mar

“Beira-mar, auê, Beira-mar

Beira-mar, auê, Beira-mar

Beira-mar, auê, Beira-mar

Beira-mar, auê, Beira-mar

Ogum já jurou bandeira

nos campos do humaitá

Ogum já venceu demanda

Vamos todos saravá

Beira-mar, auê, Beira-mar

Beira-mar, auê, Beira-mar”


Descubra a sua orientação espiritual! Encontre-se!

Gostou? Compartilhe!