.
O simbolismo e significado de Ganesh (ou Ganesha) – o deus hindu

O simbolismo e significado de Ganesh (ou Ganesha) – o deus hindu

Os deuses do hinduísmo ganharam destaque no Brasil a partir de uma telenovela, onde os personagens clamavam por “Lord Ganesha” o tempo todo. Ganesh – também chamado de Ganesha – é uma das mais importantes divindades do hinduísmo, entenda mais sobre ele.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

Quem é Lord Ganesh?

A popularidade de Ganesh já ultrapassou as fronteiras da Índia. Essa divindade é cultuada também na Tailândia, no Nepal, no Sri Lanka e muitos outros países onde o hinduísmo tem ganhado força. Facilmente reconhecido como o deus com cabeça de elefante, Ganesh é a divindade que remove obstáculos, o patrono da sabedoria, das artes e da ciência.

A etimologia do nome Ganesh já diz muito sobre a sua importância. Gana quer dizer multidão, grupo e isha quer dizer senhor ou mestre. Por isso, Ganesha é o Senhor das Multidões, também chamado de Senhor dos Exércitos.


A história do deus hindu

Existem diversas explicações diferentes para a razão de Ganesh possuir a cabeça de um elefante. Alguns escritos dizem que Ganesh já nasceu com a cabeça do animal, outros dizem que ele a adquiriu ao longo da vida. Ganesh é filho de Parvati e de Shiva, dois poderosos deuses hindus.  A história mais famosa diz que Parvati – a deusa do amor e da fertilidade hindu –  criou Ganesh a partir da argila para protegê-la. Quando Ganesh interviu entre Shiva e sua esposa, em um súbito ataque de fúria, Shiva decapitou-o. Então, para reparar seu erro, ele substituiu a cabeça de Ganesh pela de um elefante. Outra história igualmente recorrente diz que Ganesh foi criado diretamente do riso de Shiva. Mas seu pai considerou-o demasiado sedutor e por isso deu a ele a cabeça de elefante e sua grande barriga. Atualmente a cabeça de elefante de Ganesh é símbolo de sabedoria e conhecimento, e sua grande barriga representa generosidade e aceitação.


Leia também: Magias hindus para atrair dinheiro e trabalho


Ganesh como removedor de obstáculos

Ele é considerado um deus removedor de obstáculos, tanto de ordem material quanto espiritual. Mas na verdade é preciso entender melhor essa função da divindade hindu. Alguns estudiosos dizem que ele é o deus do obstáculo, pois é capaz de retirá-los do caminho dos justos e também de coloca-los nos caminhos daqueles que precisam ser testados. Ele tem múltiplos papéis, de aliviar os problemas daqueles que têm fé, são bem e precisam do bem. Mas também aqueles que precisam aprender com os próprios erros, os obstáculos são importantes na formação de seu caráter, e Ganesha age para isso.


Ele reside no primeiro chakra

Como um deus da sabedoria, das letras, da inteligência e do aprendizado, diz-se que Lord Ganesh reside no primeiro chakra, chamado Muladhara. É neste chakra que repousa a manifestação da força divina, por isso Ganesha existe em cada pessoa, tem “residência permanente” no plexo sacral de cada ser. Assim, ele governa as forças que impulsionam as rodas da nossa vida.


Leia também: Como usar a imagem de Ganesh como cura no Feng Shui


Adorações e festivais a Ganesha

Existem na Índia e em diversos outros países festa seculares religiosas para louvar este deus hindu. Ele é adorado também em eventos de inícios – ao comprar um veículo, uma casa ou iniciar um negócio, por exemplo, os hindus saúdam o deus Ganesha. Os devotos acreditam que se Ganesh se sente devidamente reverenciado, concede sucesso, prosperidade e proteção contra todas as adversidades. Eles oferecem a Ganesha muitos doces, especialmente um doce chamado laddus, pequenas bolinhas típicas da Índia. Pela sua identificação com a cor vermelha, seus rituais festivos são repletos de adereços e flores desta cor. Um dos mantras mais famosos associados a Ganesha e entoados em suas adorações é o Om Gaṃ Ganapataye Namah, que é a Saudação ao Senhor dos Exércitos.

Os festivais e adorações a Ganesh são realizados no quarto dia da lua crescente no mês de Bhadrapada (agosto / setembro). E também no aniversário de Ganesh, celebrado do quarto dia da lua crescente do mês de magha (janeiro / fevereiro).


O significado dos elementos da imagem de Ganesha

  • A grande cabeça de elefante: sabedoria e inteligência
  • A grande barriga: generosidade e aceitação
  • Grandes orelhas: para ouvir com atenção os devotos
  • Grandes olhos: para enxergar além do que se vê
  • Machado na mão: para cortar o apego aos bens materiais
  • As flores nos pés: simboliza o dom de compartilhar o que se tem
  • Os laddus: são os doces indianos doados a Ganesha, que simbolizam a recompensa do seu trabalho.
  • O rato: o rato é capaz de roer as cordas da ignorância, daquilo que nos afasta da sabedoria e do conhecimento.
  • O colmilho: representa os sacrifícios necessários para atingir a felicidade.

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!