.
O significado do misterioso Olho de Hórus

O significado do misterioso Olho de Hórus

Belo, enigmático e milenar, o Olho de Hórus, também conhecido como udyat, vem sendo utilizado desde tempos remotos no Egito Antigo como um poderoso amuleto representante da força, vigor, saúde e segurança.

Atualmente, este é um símbolo ostentado como forma de inibir o mau-olhado e a inveja, além de se mostrar um poderoso amuleto protetor. Em âmbitos mais místicos, afirma-se ainda que o Olho de Hórus é representante da glândula pineal, localizada no cérebro e responsável pela produção de melatonina; sendo chamada de “terceiro olho” e, diante disso, proporcionando a ligação entre corpo e alma.

encontre resposta para os seus pedidos

Quero a ajuda do meu Anjo!

O significado do Olho de Hórus


De acordo com a lenda egípcia, o deus do sol nascente Hórus, possuía em seus olhos o simbolismo de Sol (olho direito) e Lua (olho esquerdo), sendo este representado como um falcão e considerado a personificação da luz. No entanto, durante uma batalha travada contra seu inimigo Seth – deus da desordem e violência - com a finalidade de vingar a morte de seu pai Osíris, este foi responsável por arrancar o olho esquerdo de Hórus, o qual teve de ser substituído pelo que conhecemos atualmente como o amuleto.

Com essa substituição, o deus não possuía visão total, tomando como medida paliativa a adição de uma serpente sobre sua cabeça e dedicou seu olho arrancado à memória de seu pai. Quando recuperado, Hórus organizou novos combates e assim venceu Seth definitivamente.

Leia Também: O que é preciso saber antes de tatuar um Olho de Hórus

Os lados direito e esquerdo


Ainda que a utilização popular do Olho de Hórus seja seu lado esquerdo, o olho direito do deus egípcio também possui seus significados místicos. De acordo com sua lenda, o olho direito representa a lógica e a informação concreta, sendo estas controladas pela parte esquerda do cérebro. Voltado ao universo de um modo masculino, esse lado ainda é responsável pela maior compreensão das letras, palavras e números.

Por outro lado, o olho esquerdo – representante da Lua – tem sua conotação feminina, representando pensamentos, sentimentos, capacidade intuitiva e a visão de um lado espiritual não perceptível por muitos.

Atualmente, o simbolismo é utilizado como adorno em pingentes, em tatuagens e também pode-se observar a presença do Olho de Hórus na Maçonaria, na Medicina e entre os Illuminati, sendo o amuleto associado ao símbolo do “Olho que Tudo Vê”; como o estampado na nota de um dólar americano.

Leia Também: Os olhos místicos e o Feng-Shui: proteção e boas vibrações

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Gostou? Compartilhe!