.
Significado do Olho de Hórus: conheça o significado misterioso

Significado do Olho de Hórus: conheça o significado misterioso

Encontre resposta para os seus pedidos Quero a ajuda do meu Anjo! Belo, enigmático e milenar, o Olho de Hórus, também conhecido como udyat, vem sendo utilizado desde tempos remotos no Egito Antigo como um poderoso amuleto representante da força, vigor, saúde e segurança. Conheça neste artigo qual o significado do Olho de Hórus.

Atualmente, este é um símbolo ostentado como forma de inibir o mau-olhado e a inveja, além de se mostrar um poderoso amuleto protetor. Em âmbitos mais místicos, afirma-se ainda que o Olho de Hórus é representante da glândula pineal, localizada no cérebro e responsável pela produção de melatonina; sendo chamada de “terceiro olho” e, diante disso, proporcionando a ligação entre corpo e alma.

 

Significado do Olho de Hórus

significado do olho de hórus


De acordo com a lenda egípcia, o deus do sol nascente Hórus, possuía em seus olhos o simbolismo de Sol (olho direito) e Lua (olho esquerdo), sendo este representado como um falcão e considerado a personificação da luz. No entanto, durante uma batalha travada contra seu inimigo Seth – deus da desordem e violência – com a finalidade de vingar a morte de seu pai Osíris, este foi responsável por arrancar o olho esquerdo de Hórus, o qual teve de ser substituído pelo que conhecemos atualmente como o amuleto.

Com essa substituição, o deus não possuía visão total, tomando como medida paliativa a adição de uma serpente sobre sua cabeça e dedicou seu olho arrancado à memória de seu pai. Quando recuperado, Hórus organizou novos combates e assim venceu Seth definitivamente.

Leia Também: O que é preciso saber antes de tatuar um Olho de Hórus

Os lados direito e esquerdo


Ainda que a utilização popular do Olho de Hórus seja seu lado esquerdo, o olho direito do deus egípcio também possui seus significados místicos. De acordo com sua lenda, o olho direito representa a lógica e a informação concreta, sendo estas controladas pela parte esquerda do cérebro. Voltado ao universo de um modo masculino, esse lado ainda é responsável pela maior compreensão das letras, palavras e números.

Afaste as más energias!
Afaste as más energias da sua vida!
Confira na nossa loja virtual as ervas produtos naturais para afastar as más energias. Aproveite já pois nossos estoques são limitados!
ESPIAR LOJA >>

Por outro lado, o olho esquerdo – representante da Lua – tem sua conotação feminina, representando pensamentos, sentimentos, capacidade intuitiva e a visão de um lado espiritual não perceptível por muitos.

Atualmente, o simbolismo é utilizado como adorno em pingentes, em tatuagens e também pode-se observar a presença do Olho de Hórus na Maçonaria, na Medicina e entre os Illuminati, sendo o amuleto associado ao símbolo do “Olho que Tudo Vê”; como o estampado na nota de um dólar americano.

Leia Também: Os olhos místicos e o Feng-Shui: proteção e boas vibrações

Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Heloisa Von Ah Heloisa Von Ah

Designer e redatora, respira arte desde que se entende por gente. Apaixonada por gatos, literatura, cinema e músicas que já ninguém mais se lembra, vê na calmaria e na simplicidade o cenário ideal para se viver. Aprendeu de tudo um pouco, de instrumentos musicais a artes marciais; e não vê a hora de mais, já que a vida não pode parar