.
O que é um círculo mágico e como fazê-lo

O que é um círculo mágico e como fazê-lo

Entenda o que é um círculo mágico e como tirar potencializar os seus rituais mágicos.

O que é um Círculo Mágico?


É um círculo sagrado criado por magos e bruxos para a realização de rituais wiccanos e neo-pagãos. O círculo, que é criado energeticamente, existe para a proteção de quem realiza e participa do ritual. Ele age como um portal para o plano das divindades, afastando as forças maléficas e atraindo as divindades positivas como uma ferramenta psicológica para colocar o bruxo no estado mental correto para a realização do ritual.

Afaste as más energias da sua vida!

O Ano de 2016 pode ser o seu ano! Liberte-se das más energias e vibrações negativas que possam estar a perturbar você. Não temos a solução dos problemas, mas podemos ajudar na descoberta para o caminho melhor.

 

Como traçar o círculo mágico?


1º - Escolher o espaço


Escolha um lugar onde você se sinta seguro e que não seja interrompido durante o ritual. Pode ser ao ar livre ou num lugar fechado, desde que você se sinta seguro e confortável.  Dê preferência para lugares planos, para que você não tenha dificuldade de montar o seu altar.

2º - Purificar o espaço


Primeiro, purifique o lugar fisicamente. Um ambiente limpo e organizado tem energias mais fáceis de controlar. Se estiver em ambiente aberto, afaste pedras e galhos do local onde vai traçar seu círculo. Depois, é preciso purificar espiritualmente o local, para garantir que apenas as energias que convidamos entrem no nosso círculo. Você pode fazer isso com um incenso, levando a sua fumaça para todos os cantos do seu espaço e/ou borrifar água com sal ou água do mar em toda a extensão do espaço.

3º - Determinar a fronteira do seu círculo


Alguns bruxos mais experientes já nem precisam delimitar o seu círculo pois são capazes de fazer isso mentalmente. Se você é iniciante na prática, indicamos fazê-lo. Você pode traçá-lo de diversas maneiras, mas sempre no sentido horário. Escolha uma delas abaixo:

  • Jogando água salgada em formato de círculo no chão;
  • Com uma corda, faça o formato de um círculo (esteja certo de que as duas pontas da corda se encontram, amarrando-as);
  • Com um giz (para ambientes internos) ou graveto e varinha (para ambientes externos), faça um círculo no chão demarcando o espaço. Tenha certeza que fechou o seu círculo;
  • Em ambiente externo, você pode utilizar também elementos da natureza para criar o seu círculo, como pequenas pedras, mas sempre garantindo que elas fechem o círculo.

4º - Montar o altar


Normalmente o altar é montado no centro do círculo, mas isso não é uma regra. É indicado que exista um local elevado para montar o seu altar, como uma pequena mesa ou uma caixa, que pode estar coberta com um pano preto, mas isso também é opcional. Em cima do altar, coloque os itens utilizados para realizar o ritual. Cada ritual tem seus itens específicos, podendo incluir velas, totens, cristais, sinos, tigelas com água, tigelas com sal, facas, etc. Organize os elementos sobre o seu altar.

5º - Completar o círculo mágico


Os wiccanos colocam em cada ponto cardeal um item que representa um elemento: A terra no norte, ar no leste, fogo no sul e água no oeste. Mas esse sentido pode variar de acordo com o ritual ou a seita.

Para se ter uma ideia de qual objeto pode representar cada elemento:

  • Sal, uma pedra ou uma vela verde pode representar a Terra.
  • Incenso, vidro quebrado ou uma vela amarela pode representar o Ar.
  • Água em qualquer receptáculo ou uma vela azul pode representar a Água.
  • Uma vela vermelha ou um cigarro faz representa o fogo. Se você tiver, também pode usar os ases de um deck de tarô.

6º - Purificar quem vai estar dentro do círculo mágico


É preciso que a energia de quem vai estar dentro do círculo seja também purificada antes de começar o ritual. Seja ele composto por uma ou várias pessoas, todos precisam ser energizados e purificados. O sacerdote ou sacerdotisa que irá lançar o ritual deve fazer essa purificação com água com sal, incenso, vela ou qualquer outra representação dos Elementos que achar pertinente. 

Quando o seu ritual terminar é importante “destraçar” o círculo no sentido anti-horário recolhendo o feixe de energia.

Descubra o seu potencial com a ajuda de uma medium esotérica

Veja também:

Gostou? Compartilhe!