.
O que é o I Ching - Oráculo ou Livro de Sabedoria?

O que é o I Ching - Oráculo ou Livro de Sabedoria?

O mundo oriental não atrai apenas a atenção do resto do mundo pelo seu poder econômico, mas também pelo seu poderia em termos de religiões. Por exemplo, o Taoísmo, surgido no século II, tem como base a busca pelo caminho e as diretrizes da vida pelo Yin e Yang e é muito procurada por várias pessoas, utilizando para tal o I Ching.

A origem do I Ching

O I Ching, também conhecido como “Livro das Mutações”, surgiu há mais de três mil anos, numa altura em que os estudos religiosos se baseavam muito em mitos. Como se sabe, os clássicos chineses são dos mais antigos do mundo e foram compostos, ao longo dos tempos, por diversas camadas — e daí terem ganho uma grande importância entre os estudiosos.

Algum tempo após sua criação, o I Ching passou a ser estudado por psicanalistas e filósofos e a partir daí começou a ser utilizado como uma poderosa ferramenta de adivinhação. Tendo por base o equilíbrio com a natureza e a mutação dirigida pelas forças do cosmos, o I Ching é um sistema de sabedoria que orienta as pessoas em suas tomadas de decisão.


Clique Aqui: Como interpretar seu oráculo de adivinhação com cristais


Como funciona o I Ching?

O oráculo I Ching tem como base a interpretação de 64 hexagramas, os quais são obtidos a partir das combinações entre 8 trigramas principais, que formam o Pa-Kua, conhecido no Ocidente como Ba-Gua.

Os trigramas são símbolos compostos por 3 linhas horizontais (contínuas e descontínuas), colocadas em coluna (uma sobre a outra); enquanto os hexagramas estão integrados por 6 traços, em uma mesma disposição.

O propósito de consulta-lo como sistema oracular é o de obter informações sobre determinada situação do consultante para então lhe oferecer conselhos que propiciem o desenrolar favorável dos acontecimentos.

A cultura oriental é uma grande fonte de sabedoria pelo que consultar o I Ching é uma forma de aprender a lidar com as situações. O I Ching pode ajudar você a tomar decisões em várias áreas de sua vida e, por isso mesmo, deve ser encarado com muito respeito.


Como os trigramas e hexagramas são obtidos?

Inicialmente, os adivinhos do I Ching utilizavam 50 talos de mil-folhas (espécie também chamada de milefólio) para obter os trigramas e hexagramas. Foi um sistema muito elaborado e lento, que implicada em operações matemáticas de certa complexidade.

Subsequentemente, o método foi simplificado, e os caules das plantas foram substituídos por 3 moedas chinesas; ou moedas convencionais e uso corrente (com a mesma denominação). Esse sistema é o mais utilizado no Ocidente, onde os praticantes do I Ching atribuem um número para cada lado da moeda: 3 para o rosto ou figura e 2 para o escudo, selo ou valor econômico.

O 3 é considerado um número associado a energia Yang e o 2 ao Yin. Além disso, o uso de figuras menores ajuda a facilitar as operações matemáticas, ligadas ao processo de obtenção dos símbolos. Uma vez definido o valor dos elementos, o intérprete toma as 3 moedas em suas mãos, visualiza a pergunta feita pelo consulente, e as joga sobre uma mesa ou superfície dura coberta por um pano ou tapete.

Você deve fazer uma pergunta prática sobre sua vida, mentalmente ou em voz alta. Para que o resultado seja melhor, você deve estar bem concentrado e ter pensamento positivo. Música suave, incenso e velas também ajudam a criar o clima certo. Se a soma do valor lançado pelas três moedas for um número ímpar, uma linha contínua (Yang) for desenhada, se for um número par, uma linha descontínua ou interrompida (Yin) será desenhada.

Trigramas e hexagramas devem ser criados de baixo para cima (a primeira linha é a inferior). As moedas têm que ser lançadas em 3 oportunidades para obter um trigrama, e 6 para o hexagrama (um hexagrama é composto de dois trigramas, colocados um acima do outro).


Clique Aqui: Benefícios da acupuntura com trigramas


As linhas mutáveis do I Ching

É importante enfatizar que, no estudo de trigramas e hexagramas, as linhas que são desenhadas, a partir de um 6 ou um 9 (como resultado do somatório), são chamadas de “linhas mutáveis”. O aparecimento de linhas mutáveis exige a criação de uma forma complementar, que será igual a primeira, com a exceção de que mudará a natureza das linhas que tenham os valores 6 e 9, que passarão de descontínua para contínua, e vice-versa.

Suponha que, em uma consulta, o intérprete obtenha no primeiro lançamento 7 (ímpar – linha contínua); segundo: 8 (par – linha tracejada); terceiro: 9 (ímpar – linha contínua); quarto: 6 (par – linha tracejada); quinto: 7; e sexto: 7.

O hexagrama resultante seria moldado (de baixo para cima) por uma linha contínua; uma linha quebrada; uma linha contínua; uma linha quebrada; e duas linhas contínuas no topo.

No entanto, como havia duas linhas mutáveis (6 e 9), desenhamos um segundo hexagrama próximo a ele, que seria (de baixo para cima): uma linha contínua; uma linha quebrada; uma linha quebrada; uma linha contínua; e duas linhas contínuas no topo. O segundo hexagrama, ou complementar, nos oferecerá informações adicionais sobre o problema levantado pelo consulente e sua evolução, conforme sugerido pelo primeiro símbolo.


Os Trigramas do I Ching

No Pa-Kua, os trigramas representam as forças da natureza e os oito estágios da transformação da energia e das almas. Como parte de sua associação com o I Ching, eles recebem significados e qualidades adicionais. Por exemplo, as linhas descontínuas do trigrama estão associadas à energia Yin (o feminino) e aos traços contínuos com o Yang (o masculino).

Os antigos estudiosos identificaram cada uma das 8 combinações, que compõem os 8 principais trigramas, com um nome, um elemento, uma qualidade e um representante no grupo familiar, que são descritos abaixo:

Trigrama KEN

Imagem: Uma linha contínua acima, com duas linhas descontínuas abaixo.
Elemento: Montanha
Qualidade: Equilíbrio/Quietude
Representação Familiar: Terceiro filho


Trigrama KAN

Imagem: Uma linha descontínua acima; um traço contínuo no centro; e uma linha descontínua abaixo.
Elementos: Água
Qualidade: Mudança/Transformação/Perigo
Representação Familiar: Segundo filho


Trigrama CHIEN

Imagem: Três linhas contínuas, uma sobre a outra.
Elementos: Céu
Qualidade: Criação/Criatividade/Força
Representação Familiar: Pai


Trigrama CHEN

Imagem: Uma linha descontínua acima, outra igual no centro e um traço contínuo abaixo.
Elementos: Trovão
Qualidade: Ação/Movimento
Representação Familiar: Primeiro filho


Trigrama TUI

Imagem: Uma linha descontínua acima, com suas linhas contínuas abaixo.
Elementos: Lago / Nevoeiro
Qualidade: Paz / Alegria
Representação Familiar: Terceira filha


Trigrama HSUN

Imagem: Uma linha contínua acima, outra igual no centro, e um traço descontínuo abaixo. Elementos: Vento / Madeira
Qualidade: Adaptação / Suavidade
Representação Familiar: Primeira filha


Trigrama LI

Imagem: Uma linha contínua acima, um traço descontínuo no centro, e uma linha contínua abaixo.
Elementos: Fogo
Qualidade: Iluminação
Representação Familiar: Segunda filha


Trigrama KUN

Imagem: Três linhas descontínuas colocadas horizontalmente, uma sobre a outra.
Elementos: Terra
Qualidade: Aceitação / Abnegação
Representação Familiar: Mãe


Clique Aqui: A respiração do pentagrama: o que é?


Os hexagramas do I Ching

Uma vez construído o hexagrama, você pode avançar para interpretá-lo de acordo com as disposições da compilação de dicas que compõem o Livro de I Ching, que dá a cada um dos 64 hexagramas um número e um caminho, brevemente descritos abaixo.

Hexagrama 1

Nome: Ch’ien
Conceito: O criativo / o poder
Trigrama Superior: CHIEN (Céu)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)
Confie nas possibilidades. Canalize a energia criativa para transformar as áreas da sua vida. Banir a negatividade.


Hexagrama 2

Nome: K’um
Conceito: O receptivo / a proteção
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: KUN (Terra)
Toma seu tempo. Reflita antes de agir. Evite o piloto automático e a impulsividade. Conecte-se com a intuição.


Hexagrama 3

Nome: Chun
Conceito: A dificuldade / começar algo novo
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)
Paciência e perseverança diante das dificuldades. Não se apegue ao passado. Cultive a consciência de merecer, orientada para o sucesso.


Hexagrama 4

Nome: Meng
Conceito: A imaturidade / o aprendiz
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: KAN (Água)
Defina seus objetivos. Mantenha uma atitude reflexiva. Não desperdice sua energia no que não vale a pena.


Hexagrama 5

Nome: Hsü
Conceito: A perseguição / a espera
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)
Prudência antes de situações imprevistas. Observe os fatos como eles são, sem frescuras desnecessárias. A paz interior será a chave quando tomar uma decisão.


Hexagrama 6

Nome: Sung
Conceito: Conflito / desacordo
Trigrama Superior: CHIEN (Céu)
Trigrama Inferior: KAN (Água)
Desentendimentos. Insegurança. Escolha o caminho da conciliação, em vez de confrontar diretamente. Cuidado com antigas crenças e preconceitos.


Hexagrama 7

Nome: Shih
Conceito: O exército / o líder / as massas
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: KAN (Água)

Prepare-se para construir seus sonhos. Adquira novas habilidades ou melhore as já existentes. Reconheça o valor da colaboração e do trabalho em equipe.


Hexagrama 8

Nome: Pi
Conceito: A solidariedade / a aliança
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: KUN (Terra)

Sucesso em projetos coletivos. Não tenha medo de pedir/receber ajuda ou apoio. Expansão pessoal, através da interação com grupos.


Hexagrama 9

Nome: Hsiao Ch’U
Conceito: O poder do pequeno / progresso suave
Trigrama Superior: HSUN (Vento/Madeira)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)

Retorne projetos antigos e pendentes. Frente a grandes contratempos, a solução mais simples se aplica. Confie no futuro.


Hexagrama 10

Nome:
Conceito: O passo / o comportamento
Trigrama Superior: CHIEN (Sky)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Evite sentimentos de infalibilidade, dadas as circunstâncias. Aprenda com os erros antigos, para ter sucesso no presente. Fidelidade à ética individual.


Hexagrama 11

Nome: T’Ai
Conceito: A paz / a prosperidade
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)

Harmonia. Prosperidade. Maturidade emocional. Aproveite o presente. Expulse o ressentimento e a culpa. Alinhe objetivos pessoais e desejos da alma.


Hexagrama 12

Nome: P’I
Conceito: Estagnação / Separação
Trigrama Superior: CHIEN (Céu)

Trigrama Inferior: KUN (Terra)

Introspecção. Mudança de estrutura mental e emocional. Evite se precipitar ou dar ouvidos a comentários de pessoas traiçoeiras.


Hexagrama 13

Nome: T’ung Yen
Conceito: A fraternidade universal / comunidade / amizade
Trigrama Superior: CHIEN (Céu)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Se suas decisões afetarem mais de um indivíduo, é conveniente levar em consideração a opinião dos envolvidos. Acrescente força à sua causa e não tenha medo de delegar tarefas quando chegar a hora.


Hexagrama 14

Nome: Ta Yu
Conceito: As grandes posses / domínio
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)

Cuidado com o autoritarismo e abuso de poder pessoal. Cultive a humildade e as práticas espirituais. O materialismo pode fazer você perder o seu caminho.


Hexagrama 15

Nome: Ch’ien
Conceito: Modéstia / respeito
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

Sensatez. Contemplação. A modéstia não é um sinal de submissão, mas a expressão de segurança interna, sem ostentação. Sucesso a longo prazo.


Hexagrama 16

Nome:
Conceito: Entusiasmo / Felicidade
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: KUN (Terra)

Felicidade. Determinação. Hora de colocar os planos em movimento, confiando em resultados positivos. Lei da Atração.


Hexagrama 17

Nome: Sui
Conceito: se deixar levar / acompanhar
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)

Confiança. Entrega. Assumir o papel de discípulo não significa renunciar aos seus princípios, mas explorar novos pontos de vista e áreas de conhecimento. Evite o isolamento, orgulho e timidez.


Hexagrama 18

Nome: Ku
Conceito: Decadência / Restauração
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

Transformação. Reconsiderar uma decisão que orientou as ações na direção errada. Não espere obter resultados diferentes, escolhendo sempre as mesmas estratégias.


Hexagrama 19

Nome: Lin
Conceito: A abordagem / incentivo
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Vontade. Supere o medo que impede o progresso. Entregue o melhor de você.


Hexagrama 20

Nome: Kuan
Conceito: Contemplação / análise
Trigrama Superior: HSUN (Vento / Madeira)
Trigrama Inferior: KUN (Terra)

Atenção ao seu redor, que lhe permitirá detectar pequenos desafios com antecedência. É necessário observar os fatos objetivamente. Supere as limitações.


Hexagrama 21

Nome: Shih Ho
Conceito: A mordida / eliminar obstáculos
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)

Evitando ou reprimindo uma situação, você está invocando seu retorno no futuro. É essencial enfrentar os fatos com determinação.


Hexagrama 22

Nome: Pi
Conceito: Elegância / Aparência
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Autodescoberta. Expressão dos talentos naturais do indivíduo, para benefício próprio. Cuidado com as aparências e superficialidade.


Hexagrama 23

Nome: Po
Conceito: Desintegração / Opressão
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: KUN (Terra)

Desequilíbrio. A queda de antigos padrões e estruturas força a construção de um novo sistema de crenças e valores, de acordo com a realidade do sujeito. A fé precede o milagre.


Hexagrama 24

Nome: Fu
Conceito: O retorno
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)

Fim de ciclos. Redescubra a própria essência. Reflita sobre as decisões tomadas, considerando se elas estão alinhadas com o seu propósito ou se respondem às pressões e interesses sociais de terceiros.


Hexagrama 25

Nome: Wu Wang
Conceito: O inesperado / inocência
Trigrama Superior: CHIEN (Céu)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)

Aproveite as bênçãos inesperadas. Entre em contato com a fonte da sabedoria interior. Não ofereça ajuda no interesse de obter benefícios.


Hexagrama 26

Nome: Ta Ch’u
Conceito: A grande força domesticadora / energia potencial
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)

Aplique o pensamento flexível. Quando os recursos antigos não funcionam, outras alternativas devem ser exploradas. Evite atender aos assuntos de terceiros, se você não tiver organizado o seu próprio.


Hexagrama 27

Nome: I
Conceito: Nutrição / atitudes moderadas
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)

Oportunidade de treinamento ou aprendizado que deve ser aproveitada ao máximo, uma vez que estabelecerá as bases para o futuro.


Hexagrama 28

Nome: Ta Kuo
Conceito: Excesso / sobrecarga
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

A autossuficiência pode trabalhar contra você. Identifique suas prioridades e o que está alinhado com sua essência, porque há um risco de tomar a direção errada.


Hexagrama 29

Nome: K’Na
Conceito: O insondável / o precipício
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: KAN (Água)

Uma verdade que dói. É necessário explorar o mundo interior, eliminar os blocos ocultos que impedem o desenvolvimento do indivíduo. O que acontece no interior pode ser tão caótico quanto sua manifestação externa.


Hexagrama 30

Nome: Li
Conceito: Beleza luminosa / aderência
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Prosperidade. Expansão pessoal. Criatividade. Não tenha medo de expor suas ideias, porque o sucesso estará do seu lado.


Hexagrama 31

Nome: Hsien
Conceito: A influência / atração mútua
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

Harmonia. Fertilidade. Equilíbrio de opostos. Dar e receber. Crescer através do relacionamento com o outro e a compreensão das diferenças.


Hexagrama 32

Nome: Heng
Conceito: Longa resistência / constância / estabilidade
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

Perseverança vai levar você ao sucesso. A vontade deve prevalecer diante das dificuldades.


Hexagrama 33

Nome: Tun
Conceito: a retirada
Trigrama Superior: CHIEN (Céu)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

Medite sobre suas ações. Às vezes, é necessário dar um passo para trás (ou para o lado) para observar a situação com uma perspectiva diferente, em vez de se apegar a uma ideia, que pode não ser a mais precisa. Não se trata de fugir, mas de trabalhar com sabedoria.


Hexagrama 34

Nome: Ta Chuang
Conceito: O poder do grande / a iniciativa
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)

Canalize seu poder de maneira positiva e você criará possibilidades; mas se você abusar dela, causará danos àqueles que estão perto de você e de si mesmo. Não coloque sua felicidade nos ombros de outra pessoa.


Hexagrama 35

Nome: Chin

Conceito: Progresso / avanço
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: KUN (Terra)

Crescimento. Desenvolvimento pessoal. A vitória é uma consequência do esforço (não um evento inesperado). O sucesso não é um motivo de arrogância.


Hexagrama 36

Nome: Ming I
Conceito: Escurecimento da luz / prejuízo
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Pessimismo. Conflitos. Gestão emocional, valores e espiritualidade serão os principais aliados para superar a contingência.


Hexagrama 37

Nome: Chia Jen
Conceito: a família / o lar
Trigrama Superior: HSUN (Vento / Madeira)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Consciência da responsabilidade individual, dentro dos grupos. Não assuma as obrigações de terceiros. Separe os objetivos pessoais dos coletivos.


Hexagrama 38

Nome: K’uei
Conceito: Os opostos antagônicos / desenraizamento
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Ruptura. A falta de objetivos comuns. Diferenças no nível de vibração. Não confunda inveja com críticas construtivas.


Hexagrama 39

Nome: Chien
Conceito: O impedimento / obstrução
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

Obstáculos que requerem análise para serem superados. Evite impulsividade, frustração, excesso de otimismo ou preguiça (os problemas não se resolverão).


Hexagrama 40

Nome: Hsieh
Conceito: Libertação / alívio
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: KAN (Água)

Evolução. Mudanças necessárias. Corte os sentimentos negativos e padrões antigos, para alcançar a realização.


Hexagrama 41

Nome: Sun
Conceito: Perda / limitação
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Introspecção. Quietude. Exaustão. Busca espiritual, que dá uma pausa em projetos e atividades físicas excessivas. As lacunas emocionais não são preenchidas, pela atenção a terceiros. Cuide-se.


Hexagrama 42

Nome: Yi
Conceito: Lucro / acumulação
Trigrama Superior: HSUN (Vento / Madeira)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)

Prosperidade material. Reconhecimento do esforço sustentado. Escolha seus amigos e parceiros com sabedoria. Em momentos de felicidade todos vão querer estar ao seu lado, o que não significa que será o mesmo em tempos difíceis.


Hexagrama 43

Nome: Kuai
Conceito: A resolução / revolução
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: CHIEN (Céu)

Ponto final. Termina um período perturbador. Consciência dos próprios objetivos e capacidades, promove uma melhor gestão dos recursos disponíveis. Não tenha medo de delegar ou entregar uma tarefa que não satisfaça mais você.


Hexagrama 44

Nome: Kou
Conceito: Chance / complacência
Trigrama Superior: CHIEN (Céu)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

Oportunidade inesperada. Coincidência favorável. Não desperdice os presentes da fortuna.


Hexagrama 45

Nome: Ts ui
Conceito: a reunião / unidade
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: KUN (Terra)

Para que uma união seja lucrativa, deve haver objetivos e uma ética comum, bem como sinceridade e vontade de trabalhar juntos.


Hexagrama 46

Nome: Sheng
Conceito: O impulso em direção ao alto / ascensão
Trigrama Superior: KUN (Terra)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

Disciplina. Paciência diante da incerteza. “As gotas de água são capazes de perfurar a pedra, não pela sua força, mas pela sua constância” (ditado popular).


Hexagrama 47

Nome: K’um
Conceito: Exaustão / adversidade
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: KAN (Água)

Rendição. Tristeza na ausência de apoio e compreensão. Não se deixe vencer pelo desespero. Se você tem grandes expectativas em relação a terceiros, sofrerá uma decepção. Somos todos humanos e sujeitos ao fracasso no caminho da evolução. Verifique seus objetivos e valores pessoais.


Hexagrama 48

Nome: Ching
Conceito: O poço / a fonte
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

Coexistência. Aprenda a respeitar a identidade do outro, apesar de pequenas divergências e sem submeter-se à sua vontade. Estresse no lar ou no campo profissional. Pratique compreensão e respeito.


Hexagrama 49

Nome: Ko
Conceito: A transformação / renovação
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Mudança significativa e necessária. Deixar a zona de conforto pode envolver decisões difíceis, mas essenciais para a realidade que você deseja construir.


Hexagrama 50

Nome: Ting
Conceito: O caldeirão / recipiente
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

Felicidade. Plenitude. Ternura. Entrega. Vitalidade. Use a experiência da vida como aliada e motivadora para ter sucesso.


Hexagrama 51

Nome: Chen
Conceito: confusão / tempos de agitação
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: CHEN (Trovão)

Crise. Manifestação do reprimido. Conecte-se com os desejos da alma e enfrente seus medos.


Hexagrama 52

Nome: Ken
Conceito: Acalmando-se / descansando
Trigrama Superior: KEN (Montanha)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

A calma que precede a ação. Serenidade. Evite correr riscos e a ansiedade. Permita que os eventos fluam sem prejudicá-los com expectativas egoístas.


Hexagrama 53

Nome: Chien
Conceito: A evolução / progresso gradual
Trigrama Superior: HSUN (Vento / Madeira)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

Tudo tem seu tempo (ou “o tempo de Deus é perfeito”). Não tente apressar as coisas e abra o espaço necessário para construir as fundações de que seus projetos precisam.


Hexagrama 54

Nome: Kuei Mei
Conceito: A garota que se casa / a noiva
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Boa fortuna. Atenção aos preconceitos, pois eles podem fazer você perder oportunidades valiosas. Esclareça seus objetivos e estratégias. Respeito pela liberdade individual de cada ser.


Hexagrama 55

Nome: Feng
Conceito: Plenitude / riqueza
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Engenho prático aplicado à resolução de conflitos. Compreensão mútua. Circunstâncias positivas. Ascensão.


Hexagrama 56

Nome:
Conceito: O viajante / o vagabundo
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

Contrastes. Contradição entre o que você sente e o que você pensa. Cultive a capacidade de se adaptar, mas sem implicar trair seus princípios.


Hexagrama 57

Nome: Hsun
Conceito: Suavidade / persistência
Trigrama Superior: HSUN (Vento / Madeira)
Trigrama Inferior: HSUN (Vento / Madeira)

A segurança interna é expressada com cortesia, não é preciso violência para que sua razão seja ouvida.


Hexagrama 58

Nome: Tui
Conceito: A alegria / o sereno
Trigrama Superior: TUI (Lago / Nevoeiro)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Felicidade. Aproveite os prazeres sensuais. Abundância. Projetos coletivos com resultados favoráveis. Não perca de vista as situações menos reconfortantes.


Hexagrama 59

Nome: Huan
Conceito: Dispersão / dissolução
Trigrama Superior: HSUN (Vento / Madeira)
Trigrama Inferior: KAN (Água)

Clareza. A prudência excessiva pode tirar oportunidades ou deixá-lo imóvel quando você precisa seguir em frente. Não deixe que o medo o impeça de se conectar com os outros e seguir em frente. Supere isso.


Hexagrama 60

Nome: Chieh
Conceito: a restrição
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Diferencie os limites saudáveis daqueles que simplesmente restringem seu potencial. Encontre o saldo.


Hexagrama 61

Nome: Chung Fu
Conceito: segurança interior / verdade interna
Trigrama Superior: HSUN (Vento / Madeira)
Trigrama Inferior: TUI (Lago / Nevoeiro)

Afirmação. Confiança. Dissipar as dúvidas. Conscientemente, trabalhe seu poder interior e será seu companheiro mais fiel.


Hexagrama 62

Nome: Hsiao Kuo
Conceito: A predominância do pequeno / pequenas conquistas
Trigrama Superior: CHEN (Trovão)
Trigrama Inferior: KEN (Montanha)

Paciência antes de pequenos contratempos. Evite riscos ou atitudes exageradas. Reconheça o valor do que o rodeia.


Hexagrama 63

Nome: Chi Chi
Conceito: Após a conclusão / fechar o ciclo / ponto de retorno
Trigrama Superior: KAN (Água)
Trigrama Inferior: LI (Fogo)

Crescimento. Expansão. Cultive os laços emocionais com seus entes queridos. Não pense que o amor é inalterável.


Hexagrama 64

Nome: Wei Yi
Conceito: Antes da realização / futuro / começar de novo
Trigrama Superior: LI (Fogo)
Trigrama Inferior: KAN (Água)

Instabilidade. Desordem. “A tempestade antes da calmaria”. É necessário agir com maturidade para encontrar uma solução. Suas crenças são capazes de trazer o sucesso para mais perto ou mais longe.

As descrições apresentadas são apenas um breve olhar sobre o profundo significado do I Ching e sua extensa simbologia. O Livro das Mutações é um interessante compêndio de sabedoria, dirigido àqueles que desejam aprofundar sua compreensão dos ciclos da vida e do caminho evolutivo.


Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.