.
Nataraja: senhor do passado, presente e futuro

Nataraja: senhor do passado, presente e futuro

Shiva Nataraja


Shiva Nataraja é o deus da dança

É uma representação do Shiva como dançarino cósmico. Ou seja, é quem apresenta sua dança divina para destruir o que for necessário no universo e assim poder fazer a preparação para a atuação do deus Brahma no processo de criação.

Essa representação de Shiva em forma de Nataraja faz a dança da bem-aventurança, aquela com a qual o universo foi criado.

Nataraja faz sua dança sobre um anão que simboliza um demônio, representando a superação da escuridão e também a passagem do divino ao material. O semblante neutro de Shiva dá a sensação de equilíbrio, enquanto carrega uma cobra em seu pescoço que simboliza a energia que ele destila pelo mundo.


Descubra aqui quais são deuses Indianos!


Nataraja também pode significar “o benévolo” e é conhecido como o “senhor do tríplice tempo”, ou seja, do passado, do presente e do futuro.

Sua personalidade apresenta-se rica em contrastes, sendo um ser devorador, como o tempo, ao mesmo tempo em que é misericordioso em todas as suas facetas. Sendo assim, é muito cultuado em todos os lugares como um princípio universal de destruição para advir uma renovação, uma transformação intelectual e espiritual.

Também tem sua representação ligada à fertilidade e ao culto dos mortos na região central da Índia. Além disso, para os hindus, a dança está associada à vida e à criação. Nela o universo interage e se cria, dando movimento a tudo que existe e atingindo a verdade através de seu poder e força.

Nataraja carrega folhas de cassia e um tambor que simbolizam a vibração rítmica da criação. Suas mãos e pés revelam sua leveza, equilíbrio e beleza diante das situações. As chamas de fogo que o cercam são sua proteção, além de estarem em forma de arco e simbolizarem o processo de reencarnação.

A lua crescente é a natureza em evolução. Assim como os cabelos em movimento são a remoção da ignorância e o afastamento das trevas. Além do pedestal de lótus simbolizando o renascimento e a pureza divinos.

Por fim, as cinco atividades divinas de Shiva Nataraja são a criação, a manutenção ou preservação, a destruição, a reencarnação e a salvação. A partir de sua dança seu significado é tríplice e passa a simbolizar o jogo rítmico como fonte de dinamismo e equilíbrio cósmico, a libertação das armadilhas da vida com leveza, consciência e sabedoria, além de ser o poder do interno, do centro do universo e do coração.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

David Fregate David Fregate

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: