.
7 lições das mulheres da Bíblia que toda cristã deveria seguir

7 lições das mulheres da Bíblia que toda cristã deveria seguir

As palavras contidas na Bíblia foram escritas em uma época em que os homens comandavam o mundo e que, infelizmente, a mulher era considerada como um complemento ao homem, subordinada a ele. Por isso, muitas passagens da Bíblia, lidas com os olhos de hoje, são consideradas machistas. Mas as mulheres cresceram, lutaram pelo seu espaço e ganharam importância fundamental no mundo, inclusive na Igreja Católica, onde hoje elas são maioria. Apesar disso, as mulheres da Bíblia têm muito para ensinar às mulheres de hoje, veja 7 lições poderosas que toda cristã precisa aprender.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

As lições que as mulheres da Bíblia têm a ensinar às mulheres de hoje

mulheres da Bíblia

Veja como as lições das mulheres da Bíblia são atemporais e poderosas para todas as mulheres cristãs:

  • A humildade de Maria

    Maria foi escolhida por Deus para ser a Mãe de Jesus. Ela tinha apenas 14 anos quando foi eleita como a mãe do Salvador. Ela poderia ter sido orgulhosa e exibida, por ter sido considerado única, mas ao contrário disso, mostrou-se como uma humilde serva do Senhor, dizendo: “A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. Pois, desde agora, todas as gerações me considerarão bem-aventurada” (Lc 1,46-48). Ela entregou a sua vida à Deus e fez da criação de Jesus a sua missão. Por isso, a lição da mais importante das mulheres da Bíblia é a de humildade.

  • A perseverança de Ana na Oração

    Ana não teve uma vida fácil. Ela foi casada com Elcana, um marido amoroso que a amava muito. Mas Ana não conseguia engravidar. Naquela época, ser estéril era vergonhoso, considerado uma maldição. Por isso, Elcana se casou novamente com Penina, uma mulher mais jovem e, portanto, manteve um casamento poligâmico (com mais de uma esposa). Penina deu a Elcana vários filhos, e a cada nova gravidez, Ana sofria mais por não conseguir engravidar. Penina desprezava Ana e gostava de a fazer sofrer pois via que, mesmo infértil, seu marido a amava muito. Ana não desistiu e entregou-se às orações, dia e noite, no pedido de seu filho. “Ela concebeu e, passado o devido tempo, teve um filho, a que chamou Samuel, pois dizia: Do Senhor o pedi.” (1Sm 1,20)

  • A coragem de Maria Madalena para superar o passado

    O passado de Maria Madalena não agradava a Deus. A própria Bíblia diz que Jesus expeliu dela sete demônios, apesar de não dar muitos detalhes sobre a vida desta mulher. Mas Maria Madalena foi uma mulher muito forte. Ela arrependeu-se de seu passado, teve a coragem de admiti-lo e superá-lo para se tornar uma serva do Senhor. Devota e dedicada, ela é citada inúmeras vezes na companhia dos discípulos e foi a primeira a saber e crer na ressurreição de Jesus. Maria Madalena foi uma das mulheres da Bíblia que mostra como é possível transformar-se, abandonar uma vida de pecado e ser um verdadeiro retrato da transformação que Deus opera nas pessoas.

  • A esperteza de Miriam para livrar seu irmão Moisés da morte

    Quando Moisés tinha apenas poucos meses de vida, o Faraó ordenou que todo menino que nascesse no Egito deveria ser morto. Com medo que os soldados do Faraó matassem seu filho, Joquebede decidiu colocá-lo num cesto próximo do rio, pois não aguentaria a dor de ver seu filho morrer. Mas Miriam, sua filha, era muito esperta. Ela sabia que a filha do Faraó se banhava nas águas do rio e então ficou esperando que ela aparecesse e ficou vigiando de longe. Quando Moisés começou a chorar, a filha do Faraó ouviu e ordenou as suas servas que fossem verificar o cesto. Quando ela viu o belo bebê, teve pena dele e não quis que fosse entregue ao exército de seu pai. Mais que depressa, surge Miriam que pergunta:  ‘Quer que eu vá buscar uma mulher israelita como babá para o neném?’. ‘Quero’, disse a princesa. Então, ela correu e chamou a sua mãe. Quando a mãe de Moisés chegou à princesa, esta disse: ‘Tome o menino e cuide dele para mim, e eu lhe pagarei.’ Assim, Joquebede criou o seu filho com o auxílio da filha do faraó. Miriam dá uma lição de sabedoria e esperteza para lidar com situações adversas.

  • O temor a Deus de Raabe

    Raabe foi uma prostituta que teve o seu coração mudado pela fé em Deus. Apesar de viver em um mundo de pecado e rodeada de pagãos, sua fé era grande e ela temia a justiça divina. Quando ela acolheu espiões de Israel, com objetivo de protege-los, ela demonstrou um grandioso temor a Deus, dizendo: “Ouvindo isto, desmaiou-nos o coração, e em ninguém mais há ânimo algum, por causa da vossa presença; porque o Senhor, vosso Deus, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra.” (Js 2,11). Pela sua fé e temor, Raabe faz parte da genealogia de Jesus Cristo, apesar da vida de pecado.

  • O fervor missionário da mulher samaritana

    A mudança que a palavra de Cristo fez à mulher samaritana mudou a sua vida. A Bíblia conta que a mulher samaritana tinha ido ao poço buscar água, quando encontrou Jesus. Ele lhe disse tudo aquilo que ela havia feito de errado no passado e os pecados que vinha cometendo no presente. A presença de Jesus impactou muito essa mulher, que não conhecia Jesus nem o seu poder. Ele despertou em seu coração um enorme fervor e ela imediatamente começou a pregar as palavras de Cristo ao seu povo, dizendo a todos: “Vinde comigo e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito. Será este, porventura, o Cristo?”. Todos acompanharam a mulher samaritana e foram ao encontro de Jesus. O fervor dessa mulher trouxe ao cristianismo outros fiéis e salvou a alma daqueles que eram pagãos.

  • O caráter da mulher virtuosa sem nome de provérbios

    Os últimos versos do livro de Provérbios louvam o caráter de uma mulher que não tem nome. Tão grande é o caráter dela que ela poderia ser uma das grandes mulheres da Bíblia, uma serva dedicada de Deus. Ela era dotada de muitas virtudes no cuidado da família, dos filhos, do marido. Trabalhava de forma honesta e dedicada, tendo uma vida exemplar com seus amigos e vizinhos. O louvor a essa mulher sem nome mostra como essas virtudes são admiradas por Deus, como são importantes, quanto as virtudes femininas são louvadas, que até mereceram versos do livro de Provérbios.

Este artigo foi inspirado nesta publicação e livremente adaptado ao Portal WeMystic.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: