.
Jesus era vegetariano? Visão da igreja sobre o consumo de carne

Jesus era vegetariano? Visão da igreja sobre o consumo de carne

A visão da igreja quanto ao consumo de carne

Consumir a carne e produtos de origem animal é atentar contra a criação divina? No Catecismo da Igreja Católica aprende-se que os animais são dons de Deus, criaturas divinas que não possuem alma mortal, apenas uma alma sensitiva. Por este motivo, não precisamos ser vegetariano, poderíamos nos servir dos animais para diversos motivos, inclusive para a alimentação, desde que tenhamos respeito por eles. Sabe-se que os animais têm sentimentos e sentem dor, e o pecado residiria em fazer os animais sofrerem inutilmente e desperdiçar suas vidas.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O que está escrito na Bíblia sobre o tema

Jesus vegetariano

No Antigo Testamento, mais especificamente em Levítico 11, encontra-se especificado quais são os alimentos permitidos ao povo hebreu. As carnes de animais encontram-se listadas, exceto de alguns deles considerados como impuros, como o porco, morcego, camarão, répteis, aves de rapinas, entre outros. Esses conhecimentos são seguidos à risca pelos Israelitas até hoje. Segundo as Leis da Torá, Moisés determinou que o abate dos animais deveria ser feito sempre de maneira instantânea para que o eles não sentissem dor. Esse hábito e essa lista de animais persistem e somente os animais abatidos corretamente são aprovados para o consumo do povo judeu.

Mas, no Cristianismo, essa restrição quanto aos animais mudou a partir de uma passagem de Atos, que diz: “…Viu o céu aberto e descer uma coisa parecida com uma grande toalha que baixava do céu à terra (…). Nela havia de todos os quadrúpedes, dos répteis da terra e das aves do céu. Uma voz lhe falou: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Disse Pedro: De modo algum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma profana e impura. Esta voz lhe falou pela segunda vez: O que Deus purificou não chames tu de impuro.” (Atos 11,11-15). A partir de então, soube-se que era autorizado por Deus que os homens comessem os animais que estavam na terra à sua disposição, desde que os respeitassem.


Ser vegetariano seria ilegítimo na visão da Igreja?

De forma alguma. É perfeitamente legítimo que uma pessoa resolva se abster do consumo de carnes e de produtos de origem animal por qualquer que seja o motivo: por considerar injusto com os animais, por não gostar do sabor, por achar que é melhor para a saúde, etc.


Leia também: O que a Igreja Católica diz sobre cirurgia plástica? É pecado?


Jesus  era vegetariano?

Algumas pessoas dizem que sim, mas não há qualquer fundamento bíblico que confirme tal fato. Aliás, é uma hipótese improvável pois na época em que Jesus e São Francisco viveram a alimentação não era algo fácil e prático como é hoje em dia. Privar-se de carne neste período era muito difícil. O consumo deste tipo de alimento era parte integrante de ritos culturais, como a Páscoa, por exemplo. O Evangelho possui passagens que reforçam o caráter não-vegetariano de Jesus, como em “O Senhor enche as redes dos pescadores de peixes” (Lc 5,4-7);, “Cristo multiplica milagrosamente pães e peixes para que sejam distribuídos à multidão” (Mt 15,36); Já ressuscitado, Ele assa e serve peixe aos Apóstolos na praia: “Vinde, comei” (João 21,12); “Jesus come um peixe assado pelos Apóstolos” (Lc 24,41-43).

Então era permitido o consumo só de peixe? Não, o peixe era a base da alimentação, mas outros tipos de carne, incluindo a carne vermelha são citadas na Bíblia, como na Parábola do Filho Pródigo (Lc 15,22-23) que quando seu filho volta para casa o pai assa um bezerro em comemoração.


E São Francisco?

Ele era um amante e defensor dos animais e mesmo assim não há qualquer passagem que confirme que ele foi um vegetariano. Vivia uma vida austera, com poucos recursos e privar-se da carne seria algo improvável e pouco sábio para manter a saúde.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada:

Gostou? Compartilhe!