.
Você sabe o que é inteligência espiritual? Descubra.

Você sabe o que é inteligência espiritual? Descubra.

Você sabe o que é inteligência espiritual? O filósofo Francesc Torralba, especialista e consultor do Pontifício Conselho para a Cultura escreveu um livro explicando este conceito e como ele pode ser poderoso. Veja abaixo.

Encontre as respostas para os seus pedidos!

Aceite a ajuda do seu Anjo, viva melhor.

Quero a Ajuda Espiritual!

O poder da Inteligência Espiritual

Torralba apontou 10 pontos chaves que devem ser levados em conta para desenvolver a inteligência espiritual e tirar proveito dela com sabedoria. Conheça abaixo um breve resumo de cada um deles.

  • inteligência espiritual

    Questione-se: vale a pena viver?

    O que você espera da vida? A resposta desta pergunta deixa claro o caráter de cada ser humano. Todo mundo está à espera de alguma coisa, de um sentido na vida, e a resposta sincera a isso mostra uma série de valores que temos em mente. Somente os seres humanos são capazes de se fazer essa questão, nenhum outro animal tem este tipo de raciocínio, então questione-se e conheça os seus valores e motivações.

  • Outras perguntas (e outras respostas)

    O filósofo vai mais fundo, propõe outras perguntas complexas, mas poderosas, como:

> Por que eu estou no mundo? Tenho uma missão?

> Qual o sentido da minha existência?

> O que eu espero depois da morte?

> Por que tanto sofrimento? (em minha vida ou no mundo)

> Vale a pena lutar? A vida merece ser vivida?

  • Ninguém é obrigado a ter resposta a todas essas perguntas, mas elas são poderosas para exercitar a nossa inteligência espiritual. Todas elas ajudam no desenvolvimento filosófico de cada pessoa.

  • inteligência espiritual

    A habilidade de saber se distanciar

    Quando o autor fala de distanciamento, não se trata de se distanciar fisicamente, mas sim mentalmente. Saber se distanciar de uma situação é essencial para compreendê-la melhor. É como aquela situação: “quem está de fora, consegue julgar a situação com outros olhos”. Tomar distância de uma questão, uma situação, uma briga, influencia positivamente a nossa capacidade de julgamento, nos tornando mais imparciais. Nos ajuda a não nos envolver emocionalmente com algo e deixar que a nossa inteligência espiritual aja de forma positiva para tomar decisões.

  • inteligência espiritual

    A capacidade de ir além

    Francesc Torralba chama essa capacidade de autotranscendência. Para ele, é não se contentar, de ver além, e ter esperança. Está relacionado a vencer os limites, a não acreditar neles e querer superá-los. É uma capacidade que vai além do significado religioso, qualquer pessoa pode despertar em si essa capacidade.

  • A consciência da existência (ou a Admiração)

    O ser humano tem um poder de admiração que lhe é nato e único. Os outros seres, como as plantas e os animais irracionais, existem, mas não têm a consciência de sua existência. Para admirar algo ou alguém, é preciso ter a consciência da sua existência, da existência do outro e ter algum distanciamento. Uma paisagem, uma obra, uma pintura, um céu estrelado, um corpo belo, ou qualquer outra beleza que nos cause admiração requer uma distância necessária e uma consciência da existência. Você já admirou algo ou alguém hoje? Quando passamos a ter consciência da nossa existência, temos uma bela surpresa. Esta surpresa nos leva a amar e gozar a vida, transformar o fato de estar no mundo como um projeto, um projeto de vida.

  • inteligência espiritual

    Autoconhecimento

    A inteligência espiritual é o melhor caminho para o autoconhecimento. Quando cultivamos esta inteligência, passamos a nos conhecer melhor, perceber a nossa essência, diferenciar o que é nossa personalidade e caráter do que é representação. O que fazemos e falamos por que é da nossa essência e aquilo que manifestamos por uma série de outras questões (como aparências, boa impressão, normas de conduta, etc).

  • inteligência espiritual

    A capacidade de dar valor

    Esta é uma outra capacidade exclusivamente humana. A experiência ética, a habilidade de decidir o que é certo e o que é errado perante os valores, é um fundamento da inteligência emocional. É preciso valorizar essa capacidade, rever nossos valores e viver em conformidade com eles.

  • O prazer estético

    O ser humano é sensível o bastante para ter deleite com a beleza natural e as manifestações artísticas de cada coisa. Você não vê um animal irracional contemplar o pôr-do-sol com a profundidade que um ser humano é capaz de fazer. Este é um impulso primário nosso, de buscar a beleza, a bondade e o sentido destes dois fatores em nossas vidas. E você, admira a sua capacidade de ver beleza nas primeiras coisas?

  • inteligência espiritual

    A descoberta dos mistérios

    Nós somos seres curiosos. Quando nos deparamos com um mistério, temos logo a vontade de desvendá-lo, saber o que está por trás, compreender onde está a resposta para aquilo que nos intriga. O ser humano sente à vontade de desvendar os mistérios do mundo e das pessoas.  Ao tentar entender, fazemos perguntas, ao fazer perguntas conseguimos ter a profundidade para conviver com questões espirituais importantes para a vida.

  • inteligência espiritual

    A busca da sabedoria

    Para o ser humano, a ciência não basta. Se bastasse, não existiria hoje a espiritualidade e a religiosidade. A inteligência espiritual é uma orientação que permite que nós sejamos felizes, mesmo sem compreender todas as coisas do mundo, mas compreendendo um pouco mais de nós mesmos e das relações ao nosso redor. Nos permite viver com plenitude.

Este artigo foi livremente inspirado nesta publicação e adaptado ao Conteúdo WeMystic.


Encontre aqui a orientação espiritual que procura!

Saiba mais :

Ana Luiza Fernandes Ana Luiza Fernandes

Jornalista, mestre em Ciências da Comunicação e escolheu esse destino por amar ler e escrever desde criança. Vive conectada à internet, não perde uma novidade do cinema, da música e da literatura e busca constantemente a evolução pessoal e espiritual

 

Faça aqui a sua Consulta Online Personalizada: