.
A igreja protestante pentecostal e o batismo de récem nascidos

A igreja protestante pentecostal e o batismo de récem nascidos

Na grande maioria das igrejas protestantes pentecostais há processos diferentes, devido a modos particulares de se ler os Evangelhos do nosso Senhor Jesus, assim como cada denominação cristã tem sua particularidade ao celebrar seus ritos principais, como o batismo, a eucaristia e a celebração de dias santos.

Particularidades do batismo na Igreja evangélica protestante

Por uma leitura protestante particular da Bíblia em algumas denominações evangélicas não se pode batizar um recém nascido, pois o batismo só pode ser concedido pela vontade do individuo pleno de seu livre arbítrio, claramente um recém nascido ainda não está apto a escolher ou não pelo batismo.

O costume do batismo de recém nascidos vem da idade média quando havia um grande número de mortes entre neonatos, muitos preocupados com o destino das almas de seus filhos pediam aos padres para realizar o batismo para assegurar a salvação de um bebê.

Outro motivo para o não batismo antes dos 12 anos de idade é que até essa faixa de idade a criança ainda não se maculou com o pecado de Adão e Eva, segundo leituras da bíblia nos meios pentecostais.


Clique aqui: Reflexão: Só ir à igreja não vai te aproximar de Deus


Igreja Evangélica – A Apresentação

O ritual que substitui o batismo dos recém nascidos nas igrejas pentecostais é a apresentação, esse ritual acontece fundamentado na passagem bíblica no evangelho de Lucas: 2.22  “E, cumprindo-se os dias da purificação dela, segundo a lei de Moisés, o levaram a Jerusalém, para o apresentarem ao Senhor.”

Na Igreja, quando o recém nascido é levado ao culto, os pais sobem ao púlpito e entregam a criança para o pastor celebrante citar o trecho de Lucas 2.22 e logo em seguida uma oração para orientação e guarda da criança por Deus e Jesus.

A representação para a morte dos pecados e nascimento para Deus, assim sendo na leitura pentecostal da igreja o nascido é dispensado do batismo até completar 12 anos de idade, quando por vontade própria a qualquer momento de sua juventude ou vida adulta (a depender do chamado de Jesus) o fiel desce às águas do batismo e sobe livre de todo pecado cometido.

A igreja de seguimento pentecostal não adota o ritual em todas as suas denominações mas é uma das particularidades mais interessantes dessas denominações cristãs. Sempre tentando levar a palavra de Deus de maneira mais exata a todos.

Saiba mais :

WeMystic Brasil WeMystic Brasil

Acima de tudo, queremos ver você feliz e equilibrado. Compartilhamos informação e autoconhecimento. Acreditamos que o conteúdo pode te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e tranquila.